Os principais tipos de flores para jardim!

5
(2)

Você já reparou como está ficando cada vez mais difícil encontrar casas que não tem jardins ou minimamente uma área pequena com plantas? E isso é super positivo. O contato com flores e com o “verde” proporciona tranquilidade, bem-estar e alivia um pouco o estresse da rotina.

Porém, se você ainda não tem esse espaço e está pensando em criá-lo, esse conteúdo é ideal para você. Hoje vamos falar sobre os tipos de flores para jardim e quais são as espécies encontradas em jardins externos de média ou grande porte.

Acompanhe o conteúdo abaixo e tire suas dúvidas!

Por que escolher flores próprias para jardim?

Essa pergunta é muito comum quando estamos procurando espécies para montar um jardim. Afinal, por que eu não posso colocar qualquer tipo de flor juntas e criar meu jardim a partir dos meus gostos?

E, sim, você até pode! O problema é que, dependendo dos tipos de flores e das espécies que você escolher, o jardim pode não ir pra frente ou tomar proporções que você não esperava – seja crescer muito ou morrer rapidamente.

Acontece que algumas espécies preferem ficar isoladas e ter um grande espaço só para elas. Outras podem morrer se ficarem embaixo de alguma planta maior ou, até mesmo, perder nutrientes.

Outro ponto importante sobre a construção do seu jardim é o tamanho: ele será um jardim pequeno? vai ser maior? poderá ocupar espaço nas paredes? Isso tudo deve ser pensado antes de pensar nas espécies que serão colocadas.

Quais os melhores tipos de flores para jardim?

Depois de pensar nos pontos citados acima, é o momento de construir o seu jardim e pensar nas espécies. Para facilitar esse processo, reunimos abaixo alguns dos principais tipos de flores para jardim, seja pequeno ou grande. Confira!

Abelha azul


Fonte

A flor Abelha azul é a primeira entre os tipos de flores para jardim. É uma planta que, apesar de requerer algumas condições específicas para a sua criação, é muito linda e pode encantar todo o jardim.

Essa planta precisa de verões que não sejam muitos severos e invernos que também não sejam tão frios, sendo uma planta perfeita para algumas regiões do Brasil, como Sudeste.

É uma planta com ótima pega e, com sol pleno e com um terreno adubado naturalmente, essa flor pode começar a se desenvolver bem rápido. Seu processo de irrigação também costuma ser mais frequente, então, o ideal é regá-la todos os dias, menos aqueles de chuva.

Ixora

A Ixora é uma planta muito conhecida pelas ruas das cidades, mas poucas pessoas sabem seu nome. É uma planta que tem ótimo uso como cerca-viva, porém, fica ótima em vasos maiores e jardins.

O detalhe principal dessa planta é que ela não gosta de frios severos e nem geadas, então, se você mora na região Sul do país – onde o clima mais frio costuma ser mais severo – , essa não é uma boa opção.

A Ixora gosta de sol pleno e pode atingir até 3 metros de altura, dependendo dos cuidados. Suas flores são bastante resistentes e sua rega, depois de enraizada, pode ser feita 1 vez por semana.

Gerânio


Fonte

O Gerânio também está entre os tipos de flores para jardim. É uma planta muito linda, com diferentes cores e com significado relacionado a harmonia e carinho. Essa flor é de origem africana e, por ser muito perfumada, também pode ser utilizada dentro de casa.

É perene e tem seu florescimento estável durante todo o ano desde que tenha bons cuidados. O Gerânio gosta de ambientes iluminados, com clima mais quente e luz direta do sol – por pelo menos 4 horas por dia, além de poucas regas.

Além disso, existem cerca de 300 espécies de gerânios catalogadas e todos eles têm cuidados muito parecidos entre si.

Hortênsia


Fonte

A Hortênsia está entre os tipos de flores para jardim e é uma das favoritas, inclusive. É uma espécie que é ótima quando cultivada em canteiros, jardins, parques e praças também. Com sua estrutura forte, característica de plantas arbustivas e semi lenhosas, é uma planta que pode atingir até 2 metros de altura.

Em relação aos seus cuidados, é importante mantê-la em sol pleno e com solo rico em matéria orgânica natural, além de uma terra úmida e em drenável. Climas amenos como das regiões Sul do país ou serranas são ideias para essa planta, já que ela não gosta de climas quentes e muito secos.

Alamanda


Fonte

A Alamanda é uma planta 100% brasileira e com certeza estaria nessa lista de tipos de flores para jardim. É muito apreciada em jardins devido a sua beleza e cores intensas. Apesar disso, é uma planta tóxica e deve ficar longe de crianças e animais.

Por ser trepadeira, se desenvolve bem e pode ser usada em paredes ou cercas vivas. Além disso, é uma planta que floresce o ano todo e gosta de sol pleno.

Outros tipos de flores para jardim

Além dessas mencionadas em especial, ainda existem diversas outras plantas que podem ser úteis para você criar o seu jardim. São elas:

Esperamos que esse artigo sobre os melhores tipos de flores para jardim tenha sido útil para você. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo e leia também sobre a flor Girassol.

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *