5 tipos de plantas pequenas para decoração

5
(1)

Plantas pequenas são muito procuradas por pessoas que têm pouco espaço para uma área verde e que, por isso, usam da criatividade para criá-las dentro de casa.

Apesar do fator espaço ser algo que pode atrapalhar o cultivo de algumas espécies, existem alguns tipos de plantas menores que podem ser ideais para pessoas que moram em locais naturalmente mais compactos, como apartamentos.

É sobre esse tema que o conteúdo de hoje vai tratar. Conheça abaixo os tipos de plantas pequenas para usar em casa e algumas dicas de decoração. Aproveite!

5 melhores tipos de plantas pequenas!

Por serem super delicadas, as plantas pequenas ganham um espaço importante na decoração dos ambientes hoje em dia. Estilos decorativos como o regional natural, rústico ou a própria bioarquitetura são exemplos de tendências que não abrem mão do verde.

Abaixo, listamos os 5 tipos de plantas pequenas mais usadas para você se inspirar.

Cactos e suculentas

Tudo bem que há cactos e suculentas que podem ser maiores mas, em sua grande maioria, esses tipos de plantas são pequenas e umas das mais populares quando o assunto é decoração interna.

Existem hoje cerca de 22 mil espécies de suculentas registradas. Dessas 22 mil, cerca de apenas 9% desse valor são cactos – cerca de 2 mil tipos. Lembrando que todos os cactos estão na família das suculentas e não o oposto.

A grande diferença entre esses dois tipos de plantas pequenas são os espinhos – que apenas o cacto tem. Além disso, a exposição ao sol também pode variar dependendo da sensibilidade da planta, já que alguns se queimam com facilidade.

Lírio da Paz

O Lírio da Paz também pode ser considerado um dos tipos de plantas pequenas, apesar de chegar a cerca de 40 cm de altura. Mesmo assim, é uma planta fácil de ser cultivada e é ótima para decoração dentro das casas.

Não necessita de muita luz (prefere meia sombra), apesar de se desenvolver melhor em temperaturas mais quentes. Em regiões de clima mais frio, o crescimento da planta pode ficar paralisado – temperaturas menores que 15ºC podem ser um problema para ela.

Além disso, o Lírio da Paz é uma planta com ótima adaptabilidade a água e pode ser cultivada imersa – desde que haja sol. Um outro ponto são seus benefícios purificantes de ar.

Antúrio

Apesar de tóxica, a flor Antúrio também faz parte dos tipos de plantas pequenas mais comuns. Teve origem na região sul do México e pode ser encontrada em parte da América do Sul, sendo considerada uma planta bastante exótica.

Essa flor pode chegar a cerca de 1 metro de altura e pode ter ótimo uso em sacadas que não batem tanto sol, por exemplo, já que a planta prefere ambientes de meia sombra. Um outro ponto relevante é a rega: o ideal é que seja feita com frequência, pelo menos, 3 vezes na semana.

As cores dessa flor podem ser muito variadas, então, você pode encontrar antúrios vermelhos, amarelos, brancos, bem como pretos e rosas também.

Rosa do deserto

Entre os melhores tipos de plantas pequenas também temos a rosa do deserto. É uma flor de fácil adaptação, nativa do deserto do Saara e super rústica. Prefere terrenos mais secos e, por isso, se adapta muito bem às regiões mais quentes do Brasil.

Essa planta pode ser cultivada em qualquer espaço, desde que receba luz e calor. Em relação a rega, o ideal é que seja feita a cada 3 dias, já que não é uma espécie que precisa de muita hidratação.

Um ponto relevante de se colocar é que a rosa do deserto se espalhou pelo Brasil como bonsai e, por isso, também é bastante usada como decoração em espaços menores.

Flor beijinho

A última entre as plantas pequenas é a flor beijinho – também chamada de maria sem vergonha. Essa flor é muito utilizada em janelas como decoração, é super resistente e tem várias cores disponíveis.

Essa planta cresce super bem em vasos, desde que eles sejam colocados em ambientes com sombra – que haja apenas um pouco de sol durante o dia. Ainda, é uma flor que gosta de sólido úmido, então, sempre que o substrato ou a terra estiverem secas, está liberado regá-la – o que costuma ser 1 vez na semana. 

Também é possível utilizar uma adubação no formato de NPK 4-14-8 a cada 3 meses, já que a flor beijinho pode receber bem alguns ciclos de fortificantes e podas também.

Além desses tipos de plantas pequenas, existem também:

Dicas de decoração com flores pequenas!

As flores pequenas podem ficar ótimas em estantes nichadas ou em arranjos, cujos vasos sejam redondos e de cerâmica. Além disso, não deixe de usar vasos maiores de chão, que dão um toque super especial na decoração.

Esperamos que esse artigo sobre os tipos de plantas pequenas tenha sido útil. Aproveite o tempo e leia também sobre os principais tipos de flores para jardins!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *