Sombrite para plantas: benefícios e como fazer
O sombrite ou tela de sombreamento (como também é chamado) é um tipo de estrutura desenvolvida para várias finalidades dentro da agricultura. No geral, esse tipo de item tem como objetivo controlar a quantidade de luminosidade, umidade e ar que chegam até as plantas.
Normalmente, o sombrite é muito mais utilizado em locais cuja as mudanças climáticas são frequentes e as culturas plantadas são sensíveis ou não aguentam todas essas variações.
Regiões como Austrália, África e Oriente Médio, por exemplo, dependem do uso de sombrite para plantas: tudo para que as plantações não sejam comprometidas devido ao clima.
O sombrite é indicado para alguns tipos específicos de plantas e espaços, como orquídeas, hortas, hortaliças em geral, mudas sensíveis e até cobertura de confinamento para gado, aves e celeiros.
Se você quer entender mais sobre esse ítem e está em dúvidas sobre sua real necessidade, continue lendo o artigo abaixo!
O que é sombrite para plantas?
Como já mencionado, o sombrite para plantas é um tipo de estrutura usada para barrar luz, ar, umidade, água e qualquer outro elemento proveniente de mudanças climáticas – como granizo, ventanias, entre outros.
O uso de um item como esse pode fazer total diferença nas plantações de diversas espécies de planta, principalmente, de hortaliças que são cultivadas para o mercado comercial.
Quando esse tipo de cultura é plantada para ser vendida e, consequentemente, gerar renda, é muito importante que todo e qualquer problema seja evitado para não comprometer o rendimento e nem o ganha pão de diversos produtores menores.
Diante disso, é muito comum que agricultores façam seus próprios sombrites para plantas – já que o processo não é tão complicado. Outros, no entanto, preferem comprá-los pronto para apenas fazer a instalação.
Tipos de sombrite
Fonte: Pinterest
Existem diversos tipos de sombrites no mercado e, apesar do foco desse conteúdo ser apenas naquele direcionado às plantas, vamos citar suas tipificações. Acompanhe abaixo!
- Sombrite para proteção de animais;
- Sombrite para coberturas de casas;
- Sombrites para garagem;
- Sombrite para estufas;
- Etc.
Dentre os tipos de sombrite, existem os sombrites para as plantas. Porém, dentro do sombrite para plantas, existem aqueles mais recomendados para plantas maiores e menores.
Sombrite para plantas ainda mudas
No caso de plantas ainda mudas, o ideal é que seja feito uso do sombrite 70. O 70 significa o valor ou quantidade de raio solar que o material bloqueará. No caso, para mudas, o ideal é um sombrite que bloqueia cerca de 70% da luz solar.
Sombrite para plantas desenvolvidas
No caso de espécies mais desenvolvidas, você pode fazer uso do sombrite 50 ou 30, tudo vai depender da cultura que você está cultivando.
Benefícios do sombrite para plantas
Fonte: Pinterest
Os benefícios e vantagens de um sombrite para plantas são diversos. Se você ainda não sabe se deve ou não fazer uso desse item na sua plantação, acompanhe a listagem de pontos positivos abaixo!
Alguns das vantagens de fazer uso de um sombrite para plantas são:
- Reduz a temperatura na estufa quando o clima está mais quente;
- Mantém a temperatura dentro da estufa quando o clima está mais frio;
- Melhora a qualidade e evita perdas na plantação;
- Faz a manutenção da quantidade de umidade no local;
- Faz uma transmissão de luz difusora e colabora com o ganho na fotossíntese;
- Devido a questão da umidade, os sombrites para plantas podem reduzir custos com irrigação;
- Reduz a amplitude térmica;
- Diminui os custos com eletricidade;
- Reduz a quantidade de insetos e pragas na plantação ou no ambiente, no caso de celeiros, aveiros, etc;
- Diminui o uso de agrotóxicos;
- Aumenta a absorção nutricional da planta;
- Entre muitos outros.
Em quais culturas devo usar sombrite?
Depende! Pesquisas comprovam que o uso dessa estrutura colabora no crescimento e desenvolvimento de diversas espécies. Confira abaixo a listagem dos principais tipos de plantas que requerem o uso de sombrite:
- Folhagens em geral;
- Mudas de árvores;
- Frutas e vegetais;
- Samambaias;
- Azaléias;
- Orquídeas;
- Plantas medicinais;
- Legumes;
- Especiarias e temperos;
- Plantas sensíveis.
Qual material é usado no sombrite para plantas?
Fonte: Pinterest
Normalmente, o sombrite (ou tela de sombreamento) é feito através do polietileno de alta densidade ou PEAD, como também é conhecido. Esse material é um tipo de plástico e também é usado na fabricação de tubos devido às suas excelentes propriedades mecânicas e hidráulicas, que ajudam na resistência à passagem de água.
O polietileno de alta densidade é conhecido como o “campeão dos plásticos” por ser bastante resistente e ser um grande índice de reciclabilidade – ou seja, é um produto facilmente reciclável e incluso de volta à natureza.
Como fazer sombrite para plantas?
Se você deseja fazer o seu próprio sombrite para plantas em casa, vai precisar de:
- Tecido para o sombrite – que vai variar conforme o tipo de plantas que você está cultivando. Um sombrite 80, por exemplo, está em torno de R$ 75.
- Tubos PVC ou metalão para fazer a estrutura – essa estrutura pode ser feita verticalmente, com soldas e em formato quadrado;
- Depois disso, fixe o tecido e pronto! Está feito o sombrite para plantas.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil. Aproveite o tempo e leia também sobre arranjos de plantas lindos e baratos!
Deixe um comentário