Lírio do Brejo ou flor do Brejo: origem, benefícios e como usar

4.9
(56)

Tendo origem em algumas das montanhas mais altas do mundo, o Lírio do Brejo (ou Flor do Brejo) é uma flor natural do Nepal, bem comum na Índia e na Indonésia, que aqui no Brasil ganhou a fama de “planta daninha”.

Isso porque ela é considerada uma inibidora, já que cresce de forma muito rápida e isso acaba influenciando na biodiversidade do local, afetando espécies próximas. Por essa característica, ela é encontrada em várias regiões do país, principalmente na Mata Atlântica.

Possui diversas propriedades farmacêuticas nos seus rizomas, na estrutura do caule e da raiz. É uma flor delicada e que ainda traz diversos benefícios curativos.

Quer saber mais sobre o Lírio do Brejo e suas propriedades? Continue lendo!

Taxonomia do Lírio do Brejo

  • Reino: Planteae
  • Divisão: Angiospermae
  • Classe: Liliopsida
  • Ordem: Zingiberales
  • Família: Zingiberaceae
  • Gênero: Hedychium
  • Espécie: Hedychium coronarium

O Lírio do Brejo (ou Flor do Brejo) é uma planta nativa da Ásia, perene e que possui folhagem verde ornamental muito brilhante. É uma planta extremamente vistosa, possui flores grandes de cor branca e um aroma inconfundível.

Os nomes mais populares já vistos por aí são:

  • Lágrimas de moça;
  • Lírio branco;
  • Flor do Brejo;
  • Gengibre branco;
  • Borboleta;
  • Lágrima de vênus;
  • Jasmim borboleta;
  • Planta daninha.

Existe uma variedade do Lírio do Brejo, que embora possua as mesmas características, as flores possuem cores diferentes com um tom mais rosado.

Além disso, por se tratar de uma planta exótica, ela expulsa outras espécies nativas do local, e na maioria dos casos, até mata o que está em volta.

Fonte: Mundo Ecologia

Como cultivar o Lírio do Brejo?

A planta Lírio do Brejo precisa ser plantada em locais de sombra, em solo fértil ou com adição de bastante matéria orgânica. As regas devem ser frequentes, pelo menos, no primeiro mês de plantio. Aqui é válido ressaltar que a planta não gosta de adubo químico, então, prefira sempre o que for de origem natural.

Apesar de ser uma planta que gosta de solo brejoso, o vaso ou local onde ela será plantada precisa ter boa drenagem. A planta não é uma espécie que aceita muito encharcamento na terra, isso é válido apenas em períodos de seca e muita estiagem.

Para estimular o desenvolvimento do Lírio do Brejo e de novas folhagens, o ideal é realizar podas com frequência, principalmente, no final do inverno. Dessa forma, o Lírio do Brejo consegue florir o verão e o outono inteiro.

Quanto custa o Lírio do Brejo?

Ele pode ser encontrado em casas especializadas já germinadas ou em sementes. Normalmente, o preço do rizoma gira em torno de R$ 5,00 a R$ 15,00, variando de acordo com a localidade.

Fonte: A planta da vez

Quais os benefícios do Lírio do Brejo?

A planta já foi usada na fabricação de papel, já que seus caules subterrâneos produzem uma fécula comestível (tipo um gengibre). Sua essência também é usada na fabricação de perfumes e o néctar é bastante preferido pelas abelhas.

Alguns dos principais benefícios e propriedades que a planta tem a oferecer são:

  • O rizoma possui propriedades béquicas, que ajudam a acalmar irritações da faringe e também diminui a tosse;
  • No rizoma também é encontrado propriedades tônicas, isso quer dizer que estimula o sistema imunológico na prevenção de várias doenças;
  •  Diminuem o cansaço e a fraqueza, além de estimular as células a se recuperarem quando sofrem danos;
  • Alguns tratamentos de doenças cardiovasculares com medicamentos são derivados de toda a extensão da planta. Mas isso não significa que qualquer pessoa que sofra com esse tipo de problema possa usar a planta sem orientação médica;
  • As flores possuem propriedades cardiotônicas, isso indica que a força de contração dos músculos do coração aumenta;
  • Tem ação anti reumática em seu rizoma, combatendo o reumatismo que está ligado às articulações, músculos, ligamentos e tendões.

Como usar o Lírio do Brejo?

Se a sua intenção é usar o Lírio do Brejo para cunhos medicinais (alguns deles citados acima) ou alimentícios saiba que é super possível. Porém, existem diferentes formas de prepará-lo. Por exemplo:

  • Para tratamento de tosse, dor de garganta ou problemas respiratórios você pode colocar as folhas e caules em água fervente. Importante: primeiro ferva a água e inclua a planta após desligar o fogo.
  • Para sono agradável e reparador é possível ferver o Lírio do Brejo junto ao gengibre-branco.
  • Para cunho alimentício é possível confeccionar farinhas de rizoma de Lírio do Brejo. Nesse caso, você precisa limpar os rizomas, retirar a casca, cortar em pedaços e bater no liquidificador com pouca água até chegar ao ponto de uma pasta. Depois disso, retire o suco da pasta e deixe secar.

Antes de fazer o uso de qualquer região ou parte do Lírio da Brejo, consulte seu médico. Mesmo plantas que tenham propriedades benéficas quando mal processadas ou mal utilizadas podem ter efeitos tóxicos ao organismo.

Mas a planta Lírio do Brejo é tóxica?

Essa é uma pergunta importante! Em diversos sites encontramos informações de que o Lírio do Brejo pode ser consumido, mas ao mesmo tempo, também há indícios de certa toxicidade. Nesse caso, quando consumida em excesso, essa planta pode trazer malefícios. Novamente, consulte um médico para saber se você está apto para consumi-la.

E então? Aprendeu um pouco mais sobre Lírio do Brejo? Espero que sim! Se quiser, aproveite o momento e leia também sobre a flor Beijinho!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 56

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

11 comments

    1. Nossa, eu roubei uns galhos na rua p enfeitar a mesa, e acabei entrando aqui p conhecer…fiquei surpresa…super explicativo. Obrigada!!

  1. Gostaria de comprar um lirio do brejo , pois sou agente administrativo e cultivo cana do brejo em casa de purificação do boli fecal em Água pura e tenho o total conhecimento de que é um santo remédio , tenho o prazer de ter esse lirio em frente da minha casa em protejer a cana do brejo!

    1. Olá, Pedro! O lírio-do-brejo floresce mais no verão e no outono, mas não tem hora certa pra isso acontecer. Vários fatores podem afetar a floração, tipo a temperatura, a luz, a umidade, o solo e como a planta tá crescendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *