Suculenta Orelha de Shrek: dicas e cultivo!

4.9
(8)

Está aí uma outra suculenta super queridinha entre os amantes dessas espécies de plantas: a suculenta Orelha de Shrek – ou Crassula Ovata Gollum, como é conhecida cientificamente.

Assim como outras plantas da mesma características, o nome dessa também é bastante sugestivo e está relacionada ao seu formato peculiar – que, realmente, se assemelha a orelha do personagem de filme infantil Shrek (muitas pessoas, inclusive, dizem que o formato também é parecido com o de corais do mar).

Apesar de ser bastante conhecida pela sua estética, é também um tipo de suculenta que pode ser amplamente divulgada devido a facilidade em seu cultivo. Além disso, é uma ótima opção para ter em casa como item decorativo, principalmente, porque cresce um pouco mais que as outras suculentas mais populares.

Se você quer entender melhor sobre a suculenta Orelha de Shrek, sobre suas características e cuidados, é só continuar lendo o artigo abaixo!

Taxonomia da suculenta Orelha de Shrek

  • Reino: Plantae;
  • Classe: Angiospérmicas;
  • Classe 2: Eudicotiledoneas;
  • Ordem: Rosales;
  • Família: Crassulaceae;
  • Gênero: Crassula;
  • Espécie: Crassula Ovata Gollum.

Características da suculenta Orelha de Shrek

A suculenta Orelha de Shrek também pode ser encontrada através dos nomes vindos do inglês: “Gollum Jade” ou “Finger Jade”. Com sua origem na África do Sul, é uma espécie que requer cuidados que estão bastante relacionados ao seu continente de origem.

As folhas da Orelha de Shrek são tubulares e tem uma coloração de verde intenso e mais escuro mas, ao mesmo tempo, brilhante. Algumas das folhas dessa espécie podem ter um tipo de mancha vermelha que também é uma de suas características. Essas manchas podem variar de tamanho conforme a exposição da planta ao sol ou ao gás carbônico.

Como já mencionado, a suculenta Orelha de Shrek é uma espécie que atinge um tamanho relativamente maior do que as demais. Por isso, minimamente, ela pode atingir cerca de 70 cm de altura (chegando até 80) e por volta de 60 cm de largura. Grande, não?

Dica bônus sobre a suculenta Orelha de Skrek

Uma característica muito importante da suculenta Orelha de Shrek é a sua possibilidade de murchar caso esteja com falta de água. Esse pode ser um ótimo aviso que ajuda durante o cuidado, porém, o ideal é não deixar a planta chegar nesse estado.

Além disso, também é importante citarmos sobre a flor desta espécie de suculenta. É por volta do final do mês de outubro e até início do inverno que essa pequena florzinha pode dar as caras.

Elas são pequenas, assim como várias flores de suculentas e podem ser brancas ou terem um tom mais rosado. Seu formato é estrelar e tem estames cor de rosa também.

No entanto, não adianta esperar a floração e o aparecimento dela se você não deixar sua suculenta Orelha de Shrek exposta ao sol. É interessante saber que ela só aparece com esse fator de luz solar em dia.

Para adquirir a suculenta Orelha de Shrek, basta ir até uma loja especializada em floricultura, paisagismo ou em suculentas. Apesar de ser uma espécie relativamente difícil de encontrar, não é impossível.

Tipos de suculenta Orelha de Shrek

Apesar de serem espécies bem semelhantes, é importante ressaltar que existem dois tipos de Orelha de Shrek. Essas tipificações aconteceram, provavelmente, devido a mutação genética natural – o que pode ser observado em cactos e suculentas de uma forma geral.

No caso da suculenta Orelha de Shrek, existe uma espécie original (chamada de Crassula Ovata), também conhecida como planta Jade. Esse tipo se assemelha mais com uma planta normal, com flores e pétalas arredondadas. 

No entanto, devido a algumas modificações, foi descoberta a segunda espécie e foco desse conteúdo: a Crassula Ovata Gollum, cujas extremidades são mais achatadas e marcadas por uma profundidade. 

Cuidados com a suculenta Orelha de Shrek

Agora que você já sabe várias características sobre a suculenta Orelha de Shrek, vamos abordar detalhadamente os cuidados importantes que precisam ser seguidos com essa espécie.

Vamos lá? Acompanhe!

  • Clima: o clima ideal para a suculenta Orelha de Shrek é o tropical e até semiárido, já que a planta tem facilidade em viver em ambientes mais quentes e secos, devido ao seu país de origem. Em relação à exposição ao sol, é importante deixá-la em locais com incidência de luz e até meia-sombra, mas com cuidado para não queimá-la.
  • Rega: as regas da suculenta Orelha de Shrek devem ser espaçadas e podem acontecer em períodos maiores – 1 vez por semana, por exemplo. No caso, o ideal é regar toda vez que o solo aparentar estar seco.
  • Solo: a suculenta Orelha de Shrek prefere solos mais arenosos e com pH mais neutro. Além disso, se você deseja propiciar um melhor substrato para a sua suculenta, o ideal é que seja drenável.
  • Poda: não há restrições em relação a poda. Inclusive, em plantas da mesma espécie, esse processo acontece até de forma mais rara.
  • Adubação: a suculenta Orelha de Shrek não necessita de grandes dosagens de adubação.

Esperamos que esse conteúdo sobre a suculenta Orelha de Shrek tenha sido proveitoso. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite e leia também sobre a suculenta Colar de Princesa!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *