Como plantar cebolinha de um jeito fácil?

4.3
(4)

Há alguns dias atrás fizemos um artigo apenas sobre como plantar cheiro-verde – inclusive, se quiser dar uma olhadinha, aqui está ele! No entanto, sabemos que nós brasileiros temos um grande apreço especial pela cebolinha na culinária e, por vezes, apenas o plantio desse condimento já é mais que suficiente.

É por esse motivo que hoje o foco do nosso conteúdo vai ser apenas sobre como plantar cebolinha de um jeito super fácil para que você consiga fazer em casa.

Abaixo, vamos abordar algumas dicas mais específicas sobre o plantio da cebolinha, além de te dar dicas de fertilizantes naturais para deixar seu cultivo super desenvolvido e, ao mesmo tempo, saudável. Bom demais, não é? Acompanhe!

Por que saber como plantar cebolinha?

Para algumas pessoas, nem é preciso tantos motivos para entender como plantar cebolinha. No caso, apenas o sabor e o colorido que ela traz na comida já são motivos mais que suficientes, não é mesmo?

No entanto, é super importante falarmos sobre os componentes da cebolinha e porque esse condimento é importante na nossa rotina alimentar – o que vai além de apenas dar um sabor especial na comida.

É relevante lembrar que, assim como a cebola tradicional, é um tipo de espécie usada para tempero e que pode chegar a cerca de 30 cm de altura. Sua origem é europeia e ela foi se espalhando pelo mundo, principalmente, durante as navegações dos portugueses com foco em especiarias.

O primeiro motivo para saber como plantar cebolinha é sua facilidade e praticidade no uso. Assim como a salsinha, que compõe o cheiro-verde, a cebolinha pode ser aproveitada por completo – desde as folhas até os talos.

Para manter as suas propriedades nutricionais, o ideal é sempre acrescentar a cebolinha in natura – ou seja, após a preparação da comida. No entanto, também pode ir muito bem em um refogado com alho.

Além disso, outro motivo para entender como plantar cebolinha tem a ver com seus benefícios nutricionais. Esse condimento tem propriedades antioxidantes e substâncias que são anti-inflamatórias, o que é ótimo para o corpo – além de ter baixas calorias.

Segundo alguns estudos científicos, foi possível comprovar, inclusive, que a cebolinha pode se sair muito bem na diminuição dos riscos de câncer de mama, cólon, próstata e também ovário.

Dessa forma, aliada a uma dieta rica em proteínas, minerais, cálcio e vitaminas, a cebolinha faz muito bem para qualquer pessoa.

Como plantar cebolinha, afinal?

Certo! Agora que já contextualizamos os motivos para entender mais sobre como plantar cebolinha, vamos direto para o passo a passo.

A ideia, nessa etapa, é indicar processos que sejam fáceis para que você consiga fazer um plantio super rápido. Vamos lá?

Passo 1: mudas ou sementes

Assim como o cheiro-verde, a cebolinha também pode ser plantada como sementes ou através de mudas (que, inclusive, podem ser os próprios talos com as raízes que não foram utilizados).

Muitas pessoas preferem usar diretamente a muda devido a facilidade. Lembre de escolher uma muda que esteja bem verde e que aparente estar forte, isso pode fazer a diferença no momento do cultivo.

Após escolher a forma de plantio, é importante se atentar a época do ano também. O melhor período para o plantio desse condimento é na primavera, devido ao clima mais ameno.

Passo 2: escolha o recipiente e o local

O processo de como plantar cebolinha requer um espaço que receba luminosidade frequente. Dessa forma, um local fechado e sem fechos de luz não é a melhor opção para um condimento como esse.

Se você tiver um espaço em sua varanda ou na sacada do seu apartamento já é suficiente. Atente-se apenas de que a cebolinha irá receber, pelo menos, 6 horas de sol diários no mínimo.

Em relação ao recipiente, assim como o cheiro-verde, é um tipo de condimento facilmente plantado em vasos redondos e compridos. É interessante que eles sejam profundos também.

Passo 3: plantio da cebolinha

Vamos agora a parte prática de como plantar cebolinha. O primeiro passo é preparar o solo que você irá utilizar. Além disso, é importante saber sobre a profundidade: faça buracos com 15 centímetros de profundidade (pode deixar esse mesmo espaço entre as mudas) e 12 centímetros de diâmetro.

O ideal é que o substrato já esteja úmido e fértil, ou seja, com matéria orgânica rica em ferro e nutrientes. No caso, a terra vermelha junto a húmus de minhoca pode ser o suficiente (respeite apenas a proporção de 1 parte de húmus para 2 partes de terra).

Além disso, também é possível usar argila (camada de 5 centímetros), pedras e areia (camada de 2 centímetros) para fazer a base do plantio. Em seguida, acrescente o substrato (você também pode incluir folhas secas, se quiser) e também as mudas da cebolinha.

Após o plantio, regue suas mudas 1 vez a cada 3 dias, a depender da drenagem do substrato. Um ponto super importante é remover as folhas roxas que a cebolinha dá, normalmente, ao final da primavera – isso ajuda a otimizar seu crescimento.

Passo 4: colheita da cebolinha

Após 90 dias de plantio, é muito provável que sua cebolinha já esteja desenvolvida o suficiente e possa ser colhida para uso. Na hora de colher, corte as folhas externas e retire as que irá utilizar.

Onde e em que usar a cebolinha?

Depois de entender como plantar cebolinha e colocar a mão na massa, é o momento de usufruir, certo? A parte boa é que esse é um tipo de condimento usado em qualquer receita – que seja salgada, claro. Além disso, você pode usar tanto natural quanto refogada. 

A cebolinha vai muito bem em massas, risotos, carnes, queijos, maioneses, peixes e aves, além de um simples arroz e feijão.

Esperamos que esse conteúdo sobre como plantar cebolinha tenha sido útil para você. Qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo e leia também sobre como plantar rabanete!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *