Papoula do Oriente: consumo e proibição

5
(9)

A Papoula, papoula do oriente ou dormideira-do-oriente, é uma flor anual que pertence à família das Papaveraceae, sendo natural e nativa dos campos do sul da Europa e do Oriente Médio.

Essa flor é conhecida por ter um tipo de ópio em sua composição química, que pode ser usado, principalmente, para finalidades medicinais e terapêuticas. Por esse motivo, a Papoula do Oriente passou a ser usada para produção de entorpecentes específicos, o que culminou em uma grande proibição do seu cultivo aqui no Brasil.

Além disso, a flor Papoula do oriente é conhecida como uma planta ornamental, além de poder ser usada como tempero em alguns pratos da culinária mundial.

Para conhecer um pouco mais sobre essa planta e suas especificidades, continue lendo o artigo abaixo!

Taxonomia da Papoula do Oriente

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Ranunculales
  • Família: Papaveraceae
  • Gênero: Papaver
  • Espécie: Papaver Somniferum

Características da flor Papoula do Oriente! 

A Papoula do Oriente tem o caule bem alto e ramificado, com folhas em formato ovalado. As flores são coloridas, geralmente brancas, vermelhas, rosas, violetas, de tamanho grande, e o fruto nasce em uma cápsula.

A Papoula é uma planta tóxica, possui um círculo de látex branco em sua volta e  apenas as sementes podem ser consumidas quando maduras.  É a partir desse látex das cápsulas do fruto que o ópio é produzido, antes da maturação da planta.

O látex também pode ser retirado quando se faz um corte das cápsulas da Papoula do Oriente ainda verde, o suco leitoso que é extraído possui cerca de 25 alcalóides, sendo o mais importante deles a morfina, que está presente em 20% do ópio.

Além disso, a Papoula do Oriente também possui outras substâncias como heroína e codeína, que são semissintéticas, formadas através de uma alteração da fórmula da morfina. Todos os alcalóides são considerados narcóticos e, por isso, a planta é proibida em vários lugares.

Cultivo - Papoula
A Papoula do Oriente é uma planta ornamental de beleza exótica, porém, é uma planta tóxica.

Como cultivar a Papoula do Oriente?

O plantio da Papoula do Oriente é feito através da semente que podem ser encontradas em lojas específicas de jardinagem e floriculturas, mas não é distribuído em todos os lugares por conta de sua proibição. Para germinar de fato, essas sementes precisam de uma temperatura mais fria.

Quando plantadas em local muito quente, o ideal é fazer a semeadura da planta dentro de casa, pelo menos durante a primeira semana, para depois colocá-la em local onde bate mais sol, seja fresco e de temperatura amena.

O solo precisa estar levemente úmido para as sementes da Papoula do Oriente, mas sem excessos. Muita água pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Em resumo, portanto, a Papoula do Oriente é uma planta de temperatura amena e necessita de luz para se desenvolver da melhor forma.

Cápsulas da Flor da Papoula
Informar sobre o plantio da Papoula do Oriente não é crime, porém, praticar seu cultivo é proibido. Essas são as capsulas dessa flor.

Para que serve a Papoula do Oriente?

Os usos medicinais e culinários da planta são vários. As substâncias que são extraídas do látex podem ser usadas de várias maneiras e com finalidades diferentes. Além disso, as sementes e as pétalas podem ser usadas como ingredientes, principalmente, na culinária báltica, turca, mediterrânea e asiática.

Quando o látex está maduro, os principais alcalóides encontrados nele que pode ser usado como farmacêutico são:

  • Papaverina;
  • Codeína
  • Morfina;
  • Tebaína.

A Papaver somniferum é plantada em larga escala em muitos países como Turquia, Índia, Afeganistão e Tâsmania, principalmente para usar suas substâncias como medicamento. A ONU (Organização Mundial da Saúde), considera os opiáceos presentes na Papoula do Oriente necessários para o alívio de muitas dores, mas somente aqueles que possuem a morfina como base.

Já os europeus e os asiáticos usam os benefícios da planta em tratamentos para:

  • Ansiedade e estresse: com os princípios da morfina e da papaverina;
  • Sudorese e analgesia;
  • Asmas, bronquites e tosses: com os ativos da codeína, problemas como dores de dente, além de inflamações também podem ser tratadas com a planta.

A Papoula do Oriente também é rica em ferro, fósforo, fibras, tiamina e vitamina B e pode colaborar muito com a saúde quando consumida de forma correta. Suas sementes, inclusive, reduzem a absorção de cálcio, o que ajuda na prevenção de pedras no rim.

Qual é o fruto da Papoula?

O fruto da Papoula do Oriente são as próprias sementes, cujo formato é de urna com tampa no alto dela. Ele e as pétalas das flores são as partes utilizadas para efeitos medicinais.

E qual o significado da planta?

A Papoula do Oriente é símbolo de paz em algumas culturas. No caso dos antigos sumérios, é uma flor que remete à alegria. As Papoulas vermelhas, ainda, são bastante usadas no dia 11 de novembro (Dia da Memória), que marca o último dia da Primeira Guerra Mundial.

Plantar Papoula é crime?

Atualmente, segundo a Anvisa, o cultivo da Papoula é sim proibido por dar origem a entorpecentes como ópio e heroína. Nesse caso, é mais interessante não plantá-la ou presentear familiares com essa planta.

Gostou das informações sobre a Papoula do Oriente? Esperamos que sim! Se tiver dúvidas, nos envie um comentário. Aproveite o tempo e leia também sobre a flor Açucena!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *