Conheça a Nelumbo Nucifera ou flor de Lótus!

5
(1)

É muito provável que você já tenha ouvido falar da flor de Lótus (cujo nome científico é Nelumbo Nucifera) e a sua relação com o budismo, não é? Essa é uma flor bastante famosa pelo seu significado e, inclusive, por ser frequentemente usada como desenhos para as mais diversas tatuagens.

Essa flor pode representar graciosidade, pureza e renovação. No budismo, por exemplo, pode ser usada como um símbolo de transcendência do mundo comum. No Egito Antigo, ainda, ela foi atrelada ao deus Rá, conhecido como o deus do sol.

Muitas pessoas, inclusive, duvidavam da existência da Nelumbo Nucifera, justamente por estar muito atrelada ao simbolismo, crenças e religião. Mas, sim, ela é real! E hoje, vamos te mostrar mais detalhes sobre seu cultivo e suas características.

Então, se você se interessou pela Nelumbo Nucifera/flor de Lótus, continue lendo o artigo até o final e acompanhe as dicas!

Taxonomia da Nelumbo Nucifera

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Proteales
  • Família: Nelumbonaceae
  • Gênero: Nelumbo
  • Espécie: Nelumbo Nucifera

Características da Nelumbo Nucifera/flor de Lótus

Para começar, um fato interessante sobre a Nelumbo Nucifera é que, apesar de ser conhecida como flor de Lótus, essa planta é uma das que não faz parte da família Nymphaeaceae (Nymphaeales), onde estão classificados a maioria dos Lótus. Ela, na verdade, faz parte de outra família: a Nelumbonaceae (Proteales).

É uma planta herbácea cuja origem vem da Ásia (Japão, Filipina, índia, etc), justamente, pela abundância de rios e lagos de água doce, de curso lento e pouca profundidade. Dessa forma, lagos mais calmos e rasos são os que mais tem propensão para o nascimento da Nelumbo Nucifera.

Suas raízes ficam ao fundo do lago, presas em uma espécie de lodo através de um rizoma. É a partir daí que nascem suas folhas grandes (de cerca de 60 centímetros de diâmetro) e arredondadas que, normalmente, ficam acima da água em uma altura de mais de 1 metro.

As flores produzidas são rosas ou brancas, perfumadas, bem cheias e grandes (cerca de 15 a 30 centímetros de diâmetro), além de ter várias pétalas em camadas. As sementes dessa flor também têm uma grande relevância, principalmente, devido a sua germinação que pode acontecer por muito tempo, cerca de 13 séculos.  

Em grandes jardins aquáticos ou projetos paisagísticos com lagos, é muito comum observar a Nelumbo Nucifera, já que, além da sua capacidade de viver na água, também é uma planta com propriedade ornamental.

É muito comum que as flores da Nelumbo Nucifera abram durante o período da manhã e se fecham ao final de tarde. Além disso, apesar da planta ser perene, as flores duram apenas 2 dias e, depois, perdem todas as suas pétalas.

Também é possível encontrar frutos na flor de Lótus que, apesar de uma aparência diferente e não apetitosa, podem ser usados na culinária e como decoração também.

Como cuidar da Nelumbo Nucifera/flor de Lótus?

Agora que já falamos sobre as características principais da Nelumbo Nucifera, vamos falar um pouco sobre os cuidados e pontos importantes dessa flor muito diferenciada.

Acompanhe abaixo!

Clima

É uma espécie que prefere climas tropicais, subtropicais e equatoriais. Apesar de gostar de rios e lagos mais calmos, a ocorrência de chuvas é algo suportável pela planta. Além disso, mesmo com sua preferência pelo raso, atingem cerca de 2,4 metros de profundidade.

Também gosta de luminosidade e, apesar de se dar bem com frio leve, a planta prefere climas mais amenos e sem extremos.

Rega

Por já viver submersa na água, a Nelumbo Nucifera não apresenta necessidades de regas.

Solo

Normalmente, quando a Nelumbo Nucifera é plantada artificialmente, o ideal é que o solo esteja repleto de húmus. Nesse húmus, é interessante acrescentar fertilizantes para melhorar o desenvolvimento da planta.

No caso da flor de Lótus, o ideal é comprar fertilizantes já prontos e em formato de pastilha para que eles sejam enterrados no húmus/lodo do  vaso.

Um ponto interessante é que também existe uma Nelumbo Nucifera anã que, nesse caso, pode ser plantada em terra. No caso desse tipo, o solo pode ser argiloso e misturado com brita para ajudar na drenagem.

Poda

A poda da Nelumbo Nucifera é apenas de manutenção. No geral, não há necessidade de fazer esse processo com frequência. Mas, claro, certifique-se de sempre tirar as folhas mais secas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.

Adubação

No caso, como não há presença de substrato comum, a adubação acaba ficando comprometida. Como já mencionado, é possível comprar fertilizantes prontos e em formato de pastilha para fazer esse processo.

No caso da flor de Lótus anã, também há possibilidade de enriquecê-la com húmus de minhoca, o que garante maior vitalidade para a planta.

Esperamos que o artigo sobre a Nelumbo Nucifera/flor de Lótus tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Begônia Tuberosa!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *