Guia sobre a Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de gato)!
Mais uma das espécies de plantas que fazem bastante jus ao seu nome popular! Hoje, vamos falar sobre a Kalanchoe Tomentosa, conhecida popularmente como Orelha de Gato, devido a sua grande semelhança com as orelinhas dos felinos – inclusive, pelas folhas serem macias e lembrarem pelúcia.
A Orelha de Gato (sendo Kalanchoe Tomentosa seu nome científico) é uma suculenta de folhas gordinhas e com um formato levemente pontudo. Sua superfície é coberta por pequenos pêlos super uniformes e densos, que ajudam na retenção e armazenamento de água.
Esses pequenos pelinhos são claros (quase brancos) e, devido a isso, a coloração da flor chega perto de ser um acinzentado ou cinza prateado. Além dessa coloração, nas bordas das folhas é possível encontrar detalhes em marrom acobreado, o que deixa a planta ainda mais bonita e graciosa.
Se você já se interessou pela Kalanchoe Tomentosa e quer saber mais sobre como cultivá-la, é só continuar acompanhando esse artigo até o final.
Vamos lá? Boa leitura!
Taxonomia da Kalanchoe Tomentosa (Orelha de Gato)
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Saxifragales;
- Família: Crassulaceae;
- Gênero: Kalanchoe;
- Espécie: Kalanchoe Tomentosa.
Junto da Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato), também é possível encontrar outras 132 espécies no mesmo gênero. Confira algumas delas abaixo:
- Kalanchoe abrupta Balfour
- Kalanchoe adelae Raym.-Hamet
- Kalanchoe alticola Compton
- Kalanchoe ambolensis Humbert
- Kalanchoe angolensis N.E.Br.
- Kalanchoe angustifolia A. Rich.
- Kalanchoe arborescens Humbert
- Kalanchoe aromatica H. Perrier
- Kalanchoe aubrevillei Cufod.
- Kalanchoe ballyi Raym.-Hamet ex Cufod
- Etc.
Características da Kalanchoe Tomentosa (Orelha de Gato)
Fonte: Elo7
A Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) tem esse segundo nome “tomentosa” porque, no Latim, o termo significa lã ou pêlo – é bem comum, inclusive, encontrar outras plantas com esse mesmo segundo nome, sejam elas suculentas ou não.
É uma espécie de folhagem grossa e que tende a crescer em formato de arbusto. Por esse mesmo motivo, é muito comum que a planta não cresça muito e atinja, no máximo, 60 centímetros de comprimento.
A Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) pode ser cultivada em ambientes mais iluminados mas, sem necessariamente, com luz direta. Sua origem vem do continente Africano e é muito popularmente encontrada na Ilha de Madagascar, mas apesar disso, é sempre interessante proteger a planta dos raios solares mais fortes.
Por esse motivo, é ótimo para ser cultivada em apartamentos e casas, inclusive, próxima de janelas – de preferência, aquelas em que batem o sol da manhã. No entanto, se essa planta receber pouca ou baixa incidência de luz, é muito provável que ela comece a estiolar – ou seja, suas folhas ficam espaçadas entre si e ela tem dificuldade para crescer.
A Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) pode ser propagada através das folhas. Para fazer o processo, você precisa retirar uma folha que esteja saudável e madura e colocá-la em um berçário de suculentas – ou seja, um vaso especial para cultivo e novos brotos.
Além disso, é uma planta que floresce na primavera e, normalmente, cria inflorescências terminais – ou seja, flores tubulares que podem ter cores entre rosa e rosa salmão. Por isso, é comum que a Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) tenha um valor ornamental, porém, secundário.
Como cuidar da Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato)?
Fonte: Retalhos verdes
Agora que já abordamos a respeito das características principais da Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato), vamos falar um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e desenvolvida?
Acompanhe as dicas abaixo!
Clima
A Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) é uma espécie que responde bem ao clima equatorial, continental, mediterrâneo, tropical e subtropical também. O ideal, no entanto, é mantê-la em uma temperatura mais quente, entre 20ºC a 25ºC, por exemplo. Além disso, não suporta frios extremos.
A planta, de forma geral, como já mencionado, prefere locais com luz indireta porém bem claros – meias sombras podem ser bem-vindas, desde que tenham uma certa luminosidade por um período (principalmente pela manhã).
Por isso, mantê-la em um local que haja incidência de sol indireto durante a maior parte do dia pode ser uma boa para essa espécie.
Rega
É uma planta fácil de cultivar e não tem problema se você esquecer de regá-la. Nesse sentido, a irrigação da Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) podem ser bastante espaçadas.
O ideal é que você verifique a umidade do substrato com a ponta do dedo ou sentir o peso dele. Quanto mais leve o vaso estiver, menos água a planta tem e, assim, está no momento certo de fazer o processo de irrigação.
Tome muito cuidado, porém, com regas em demasia. É uma planta que sobrevive bem com regas bem espaçadas mas pode morrer facilmente com excesso de água.
Solo
O substrato ideal para a Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) é um solo drenável mas que, não necessariamente, seja rico em matéria orgânica – até porque, a Kalanchoe está habituada com solos pouco ou nada férteis.
Também por esse motivo em relação à matéria orgânica, é pouco provável que a essa planta dê flores facilmente.
Poda
A poda da Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo no período em que preferir e a depender da evolução da planta.
Adubação
Como mencionado, a Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) não precisa de solos fértil para se desenvolver. No entanto, se você quiser fazer o processo, é possível utilizar uma adubação de manutenção – do tipo NPK, com proporção de 10-10-10.
Esperamos que o artigo sobre a Kalanchoe Tomentosa (ou Orelha de Gato) tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre os melhores tipos de vaso para suculentas!
Minha Orelha de gato,quase morre por falta de sol,deu fungos,ficou pálida sem cor,ela precisa é de muito sol,na sombra ela morre