Dracena Reflexa: um guia de cultivo!

5
(3)

Uma planta vastamente encontrada em diversos jardins, que é fácil de cuidar e que se adapta bem a qualquer ambiente que estiver: essa é descrição da planta Dracena Reflexa, também conhecida como Canção-da-índia, Canto da Jamaica ou Pleomele Reflexa!

*Importante ressaltar que é uma planta que também pode ser encontrada com o nome de Dracaena Reflexa.

É uma espécie com grande potencial paisagístico e, por isso, é muito comumente utilizada em projetos de jardins em geral. Além disso, por ser arbustiva, ela também pode adquirir uma capacidade de desenvolvimento e, consequentemente, de um vasto crescimento.

Com sua origem em Madagascar, Moçambique e Maurício (ilhas próximas ao Oceano índico), a Dracena Reflexa (Canção-da-índia ou Pleomele Reflexa) se dá muito bem com o clima mais tropical e, por esse mesmo motivo, é grande candidata a ser uma das plantas que mais podem se adaptar às condições climáticas do nosso país.

Interessante demais, não é? É por isso que hoje estamos aqui para te proporcionar um guia sobre o cultivo desta espécie, juntamente com dicas super interessantes para deixá-la sempre incrível e exuberante – como deve ser.

Acompanhe abaixo o nosso artigo e ótima leitura sobre a Dracena Reflexa!

Taxonomia da Dracena Reflexa

  • Reino: Plantae;
  • Clado: Traqueófitos;
  • Clado: Angiospermas;
  • Clado: Monocotiledôneas;
  • Ordem: Espargos;
  • Família: Asparagaceae;
  • Subfamília: Nolinoideae;
  • Gênero: Dracena
  • Espécie: Dracena Reflexa.

Características da Dracena Reflexa


Fonte: Portal Vida Livre

Como já mencionado no início do artigo, a Dracena Reflexa é uma planta com origem em locais de ambiente com clima tropical. É muito valorizada no paisagismo, inclusive, porque além de ser muito bonita e suas cores chamarem atenção, tem suas folhas perenes e que podem durar bastante tempo.

A Dracena Reflexa (Canção-da-índia ou Pleomele Reflexa) pode atingir cerca de 3 metros de altura e, em locais mais protegidos, também se arrisca a bater 4 metros. No entanto, quando cultivada em casa e em um ambiente que proporciona menos condições, ela não cresce tanto.

É um tipo de planta que, apesar de atingir boa altura quando cultivada em locais propícios, tem um crescimento mais lento se comparado com outras plantas perenes. Porém, mesmo assim, consegue atingir tamanhos interessantes para decoração em casa.

As folhas da Dracena Reflexa são lanceoladas, o que significa que tem um formato semelhante a uma ponta de lança, e podem atingir cerca de 20 centímetros de comprimento. Normalmente, apresentam uma cor mais clara nas laterais, que se assemelham a um amarelo pastel e, ao centro, sua cor é mais puxada para um verde escuro.

É importante ressaltar que a Dracena Reflexa tem seu desenvolvimento comprometido quando cultivada em ambientes com climas mais frios e mais secos – isso porque é uma planta que gosta de umidade e prefere locais que tenham menor oscilação de temperatura.

Assim como outras plantas, ela, inclusive, pode ficar mais suscetível à aparição de pragas e doenças (como as famosas cochonilhas e os pulgões) quando estiver em climas que não são favoráveis para o seu crescimento – então, é importante prestar atenção para evitar que sua Dracena Reflexa sofra nesse sentido.

No caso, se por algum acaso a sua planta for empesteada dessas pragas, a mistura de água, óleo mineral e detergente pode ajudar. É necessário borrifar na planta quando não houver sol no ambiente.

Como plantar a Dracena Reflexa?


Fonte: Vivo Plantas

A Dracena Reflexa pode ser plantada, principalmente, enquanto muda – e é mais encontrada para venda nesse formato.

Normalmente, a sua propagação é feita retirando uma pequena parte da folha com caule e raíz. Após isso, é importante plantá-la em solo propício e regar bem – falaremos sobre essas práticas abaixo. 

Importante ressaltar, ainda, que as mudas da Dracena Reflexa costumam ser vendidas com cerca de 60 centímetros de altura e podem variar de valor, sendo a partir de R$ 25.

Dracena Reflexa: como cuidar?


Fonte: Portal Vida Livre

Em relação aos cuidados com a Dracena Reflexa, é importante lembrar que não são muitos e que é uma planta bastante tranquila e que se adequa a diferentes locais – mas, claro, ela tem suas preferências. Acompanhe abaixo com mais detalhes!

Clima

Sendo uma planta que tem origem em Madagascar, por exemplo, a Dracena Reflexa prefere uma boa quantidade de luz, podendo também ser difusa. Se não for possível, mantenha-a por pelo menos algumas horas em contato com o sol direto, mas corre-se o risco dela estiolar.

Porém, cuidado, apesar de ser uma planta que se dá bem com ambientes quentes, o sol, quando muito forte, pode queimar suas flores.

Solo

O substrato ideal para a Dracena Reflexa é aquele mais fofinho e drenável também. É importante, inclusive, lembrar de usar areia ao fundo do vaso para realmente garantir uma boa capacidade de escoamento de água.

Poda

A poda da Dracena Reflexa está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo de 6 em 6 meses, a depender da evolução e desenvolvimento da planta.

Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável. 

Regas

As regas da Dracena Reflexa devem ser constantes e feitas somente quando o solo estiver seco. No entanto, durante o período mais quente, ela exige água de forma mais constante – podendo ser feita a cada 4 dias.

Adubação

A adubação da Dracena Reflexa pode ser feita sem problemas. Nesse caso, é possível utilizar a formulação de NPK 10-10-10 ao redor do caule. No geral, adubos enriquecidos com potássio e fósforo são ótimos para a planta, principalmente.

Esperamos que o artigo sobre a Dracena Reflexa tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a suculenta teia de aranha!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *