Cedrinho ou Jaboti: conheça tudo sobre essa árvore!
Se você já precisou comprar artigos em madeira, seja móveis ou componentes para a reforma e construção de sua casa, é bem provável, então, que já tenha se deparado com a madeira proveniente da árvore Cedrinho.
Esse é um tipo de madeirite que, apesar de ser leve, apresenta características resistentes junto com uma textura média e, por isso, pode ser usada de diversas formas nas construções em geral.
Porém, é muito importante ressaltar que a madeira Cedrinho é diferente da madeira Cedro. O Cedro, no caso, é avermelhado ou pode ter tonalidades em rosa, além de ser imune a cupins e tem um cheiro mais amargo. O Cedrinho, por sua vez, é mais esbranquiçado ou amarelado, e é mais sensível a cupins se comparado a madeiras mais resistentes.
Apesar de não ser o foco do nosso blog diretamente, as árvores também fazem parte de um ecossistema enorme de espécies, gêneros e famílias dentro do reino Plantae, e é por isso que também são importantes para nós.
Assim sendo, se você se interessou em saber mais sobre a Cedrinho, suas características, cuidados e uso mais comuns, é só continuar acompanhando o artigo abaixo e aproveitar as dicas. Boa leitura!
Taxonomia da Cedrinho
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Myrtales;
- Família: Vochysiaceae;
- Gênero: Erisma;
- Espécie: Erisma Uncinatum.
Além da Cedrinho, também é possível encontrar mais de 20 espécies do mesmo gênero, sendo elas:
- Erisma arietinum M.L.Kawas.
- Erisma bicolor Ducke
- Erisma blancoa Marc.-Berti
- Erisma bracteosum Ducke
- Erisma calcaratum (Link) Warm.
- Erisma costatum Stafleu
- Erisma djalma-batistae Paula
- Erisma floribundum Rudge
- Erisma fuscum Ducke
- Erisma gracile Ducke
- Erisma japura Spruce ex Warm.
- Erisma lanceolatum Stafleu
- Erisma laurifolium Warm.
- Erisma maliforme Link ex Warm.
- Etc.
Características do Cedrinho
Apesar da árvore Cedrinho ser conhecida por esse nome (e sua madeira também), essa não é a única forma popular de chamá-la.
No caso, a árvore em questão pode ser encontrada pelos nomes de bruteiro, cachimbo de jabuti, cedrinho, jabuti, entre outros mais variados – cientificamente, inclusive, é conhecida por Erisma Uncinatum.
O Cedrinho é brasileiro e pode ser encontrado muito comumente em estados como Amazonas, Acre, Mato Grosso, Amapá, Rondônia, Pará, Amazônia, entre outras regiões do mundo inteiro, como Venezuela, Suriname e Guianas.
A madeira Cedrinho
Em relação a madeira do Cedrinho, propriamente dita, podemos dizer que ela segue um padrão conhecido entre diversos tipos de madeiras, sendo:
- Uma madeira leve;
- Que não apresenta brilho em seu estado natural;
- Com cheiro imperceptível, a menos quando está sendo cortada – nesse momento, apresenta um odor mais forte;
- Fácil de serrar, aplainar, furar, lixar e pregar nos locais, dessa forma, é uma madeira que pode ser trabalhada de diversas formas sem grandes problemas;
- Seca de forma fácil ao ar livre;
- Pode apresentar problemas com condições muito extremas de temperatura, dessa forma, pode ocorrer empenamento, rachaduras ou aparição de cupins e outras intempéries.
Formas de uso da madeira Cedrinho
No caso, apesar de ser uma madeira menos resistente a intempéries, como cupins e outros fungos, a Cedrinho pode ser aplicada em diversas construções externas – isso, principalmente, levando em consideração um processo anterior de impermeabilização, através de selantes e tratamentos químicos.
Nesse sentido, ela pode ser utilizada sem problemas em alguns locais estratégicos das construções, como por exemplo:
- Forros de madeira;
- Decks;
- Portas;
- Pergolados;
- Vigas de estrutural;
- Etc.
A árvore Cedrinho
Sobre a árvore Cedrinho, podemos dizer que seu formato é muito parecido com uma árvore de natal – já que tem uma copa na forma de pirâmide, na qual a ponta é mais fina e sua base vai apresentando uma largura maior.
Por ser bastante usada também como uma árvore voltada para o paisagismo e ornamentação urbana, é muito comum que seja bastante procurada no mercado em geral.
É muito encontrada à venda, inclusive, como uma árvore de porte mediano e arbustivo. Porém, sem podas, essa é uma árvore que pode alcançar cerca de 20 a 30 metros de altura.
Além disso, a Cedinho também é uma árvore bastante versátil e seu uso (não só de sua madeira) pode ser adaptado à cercas vivas, quebra ventos, jardins externos grandes, além de “mini florestas” – caso você tenha um espaço grande para aproveitar o uso dessa espécie.
Como plantar Cedrinho?
Fonte: Mercado Livre
É uma árvore que não tem tantas exigências no momento do cultivo, porém, é bastante importante atentar-se a ela e aos cuidados específicos para que não sofra com fungos e bactérias.
Normalmente, as mudas vendidas são feitas através de sementes de Cedrinhos mais desenvolvidos. Depois disso, podem ser transportadas e vendidas em vasos para serem replantadas depois.
Por fim, a depender do tamanho da muda de Cedrinho, é possível encontrar valores a partir de R$ 25. Uma muda de 20 centímetros de altura, por exemplo, pode ter esse preço.
Cedrinho: como cuidar?
Fonte: Plante Pássaros
Agora é o momento de nos aprofundarmos nos cuidados com o Cedrinho. Falamos sobre alguns deles no decorrer do artigo mas, neste momento, iremos mais a fundo nos tópicos.
Acompanhe abaixo e não perca as dicas!
Clima
Como mencionado, tendo sua origem aqui no Brasil, o Cedrinho se adapta bem a climas tropicais. Nesse caso, pode e prefere, inclusive, ser cultivada em sol pleno, mas aprecia também um clima mais ameno e sem extremos na temperatura.
Além disso, gosta de uma umidade mais relativa do ar – no caso, não é indicada para regiões litorâneas onde a umidade é maior.
Solo
O solo ideal para o Cedrinho é aquele mais permeável, já que aprecia regas frequentes no primeiro ano de plantio. Além disso, é uma árvore que se adapta bem a solos pobres, rasos e erodidos, tendo uma ótima adaptabilidade.
Também tolera ventos e períodos pequenos de estiagem, no entanto, frios intensos são bastante prejudiciais para ela.
Poda
A poda do Cedrinho está relacionada ao seu controle de tamanho apenas – lembrando que, sem nenhum tipo de processo como esse, a árvore pode crescer bastante.
Além disso, como sempre comentamos, certifique-se de manter a manutenção da árvore em dia e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Regas
As regas do Cedrinho, como também mencionado, deve ser frequente no primeiro ano de seu plantio – isso quer dizer que deve ser realizada, pelo menos, a cada 3 dias em períodos menos quentes.
É interessante lembrar que a árvore não tolera longos períodos de seca, então, é importante mantê-la sempre hidratada.
Adubação
A adubação do Cedrinho é opcional e, como mencionado, é uma planta muito bem adaptável e que não precisa, necessariamente, de um processo de fertilização para crescer e se desenvolver.
No entanto, é possível que adubos enriquecidos com potássio e fósforo sejam interessantes para ela, além daqueles químicos específicos para árvores.
Esperamos que o artigo sobre o Cedrinho tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Jasmim do Cabo!
Deixe um comentário