Tulipa negra: significado, cultivo e muito mais!

5
(3)

Já falamos aqui no blog sobre a flor Tulipa de forma mais geral, no entanto, existem diversas opções de cores para esse tipo de planta que fazem bastante sucesso e geram curiosidades entre diversas pessoas. É por esse motivo que hoje vamos falar sobre uma tulipa específica, a Tulipa negra.

Apesar do plantio ser bastante parecido com as tulipas de forma geral, hoje nosso foco vai ser abordar sobre as dicas de plantio, mas também sobre a origem da Tulipa negra e sobre seu significado.

No geral, as tulipas são flores com grande apreço ornamental e pertencem ao gênero Liliáceas. São formadas por uma flor em cada haste da planta e costumam ter suas folhas mais alongadas. Cada flor, nesse caso, tem cerca de 6 pétalas que podem ser dobradas e, ao todo, atingem cerca de 30 a 60 centímetros de altura.

A origem dessas flores, no caso, tem relação com a Ásia Central. Depois disso, foi levada para a Holanda e foi por lá que ganhou maior notoriedade e valor ornamental. Seu nome, inclusive, vem de “tulipe” que quer dizer “turbante” – no caso, devido ao seu formato arredondado e alongado.

Se você quer saber mais sobre a Tulipa negra, sua origem, tipo de clima ideal e dicas de cultivo, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final! Aproveite muito nossas informações.

Boa leitura!

Taxonomia da Tulipa negra

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Liliopsida;
  • Ordem: Liliales;
  • Família: Liliaceae;
  • Gênero: Tulipa.
  • Espécies: existem mais de 100 espécies de tulipas registradas atualmente. Como nesse conteúdo não estamos sobre uma em específico, mas sobre uma variação de cor, traremos uma lista abaixo com algumas das principais.

Tipos de Tulipa

Ao todo, são mais de 100 espécies reconhecidas atualmente e algumas delas são as seguintes:

  • Tulipa Affinis;
  • Tulipa Afegã;
  • Tulipa Agenensis;
  • Tulipa Albanica;
  • Tulipa Albertii Regel;
  • Tulipa Armena;
  • Tulipa Nanuensis;
  • Tulipa Biflora;
  • Tulipa Carinata;
  • Tulipa Celsianada DC;
  • Tulipa Clusiana;
  • Tulipa Dubia;
  • Etc.

Significado da Tulipa negra

Em relação ao significado, é possível ressaltar que cada tulipa pode ter um e tudo está relacionado a sua coloração, no caso. Dessa forma, listamos abaixo o que representam cada uma de suas cores:

  • Vermelho: pode significar amor verdadeiro e eterno;
  • Roxa: representa a paz, tranquilidade e luxo;
  • Amarelo: significa o sol e prosperidade;
  • Branco: a flor tulipa branca pode simbolizar o perdão;
  • Laranja: já a cor laranja representa vitalidade e saúde;
  • Negra: por fim, a flor tulipa preta significa elegância e sofisticação.

Características da Tulipa negra


Falando de uma forma geral sobre todos os tipos, é possível ressaltar que flor tulipa é uma espécie que o manejo depende de alguns cuidados para o sucesso de seu florescimento. Essa flor, no caso, se adapta facilmente ao clima frio e cresce a partir do bulbo, que produz flores únicas durante todo o ano, normalmente no início da primavera.

Existem tulipas de diferentes cores que são resultados de vários cruzamentos entre elas. A Tulipa negra tem tons muito densos de azul e vermelho, por exemplo, e foi criada a partir de um processo genético – dessa forma, não é uma cor natural. 

No caso da Tulipa negra, ainda, é possível ressaltar que é considerada como uma flor exótica e foi usada, inclusive, como inspiração da obra muito famosa do escritor Alexandre Dumas. Essa flor é bastante rara devido aos processos genéticos direcionados a ela e, inclusive por esse motivo, também é considerada mais cara que outras cores.

No Brasil, as tulipas em geral são cultivadas principalmente na cidade de Holambra em São Paulo, uma cidade que foi criada por imigrantes holandeses e tem um clima ideal para o cultivo dessas flores. As mudas são importadas da Holanda, enquanto as flores são para consumo interno e, principalmente, exportadas para os EUA.

Algo também relacionado às tulipas em geral, não só a Tulipa negra, é a sua toxicidade encontrada, principalmente, em seus bulbos. A substância presente neles podem causar alergias, conjuntivites, crises de asma e etc. Dessa forma, apesar de bonitas, o ideal é manter a planta longe do alcance de crianças, animais e também é importante evitar mexer demais nela. 

Como cultivar a Tulipa negra?

Se você der sorte, é possível encontrar as Tulipas negras em qualquer loja de paisagismo e floriculturas também – apesar de ser uma espécie rara e que precisa de adaptações nos cuidados para viver plenamente aqui no Brasil.

São flores consideradas de outono e, por isso, acaba sendo muito procurada devido a possibilidade de ser usada dentro das casas e como decoração interna. 

Além disso, em relação a preços, é possível destacar que uma Tulipa negra pode ser encontrada a partir de R$ 80.

Como cuidar da Tulipa negra?

Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos da Tulipa negra. No entanto, é válido ressaltar que nada muda em relação aos cuidados normais direcionados a essa flor, independente de sua coloração.

 Acompanhe abaixo com mais detalhes! Vamos lá?

Clima

É uma espécie que não responde bem a vários tipos de clima e para ser plantada em locais quentes precisa de adaptações (como inclusão de blocos de gelo em seu substrato).

No geral, o clima ideal é o mediterrâneo. O melhor, então, é mantê-la em um ambiente mais frio, com temperatura até 15ºC, seco e com incidência de sol, mesmo que de forma difusa. 

Rega

As regas da Tulipa negra podem ser feitas diariamente para manter o solo úmido (isso também está atrelado ao seu gosto pelo clima mediterrâneo). Porém, claro, cuidado para não encharcar a planta.

Lembre-se sempre de observar e sempre analisar se o substrato está drenando toda a quantidade de água. Esse procedimento é bastante importante pois evita que suas raízes apodreçam.

Solo

O substrato ideal para a Tulipa negra e todas as suas variações de cores é aquele misturado vermiculita e perlita. O vaso deve ser preenchido com esses substratos até a metade e, na outra, você pode colocar um solo mais poroso e que garante boa drenagem.

Poda

A poda da Tulipa negra pode estar relacionada a suas folhas apenas, que podem crescer e atingir grandes proporções. Faça esse processo, pelo menos, a cada 6 meses.

Adubação

Fertilize a Tulipa negra, ao menos, duas vezes por ano – de preferência antes da primavera ou em fevereiro e março. Faça isso com cristais apropriados que irão penetrar no solo e alcançar a raiz durante a rega para curar a planta.

Esperamos que o artigo sobre a Tulipa negra tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Orquídea Denphal!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *