Agapanto, a flor do amor: cultivo e dicas!
A flor Agapanto teve seus grandes momentos de glória aqui no Brasil por volta dos anos 50, quando o paisagista Burble Max começou a fazer bastante uso dessa espécie em seus projetos maiores e de urbanização.
Depois disso, essa linda e delicada planta começou a ser utilizada em canteiros das cidades e até hoje pode ser muito vista Teresópolis, Petrópolis, etc.
Com origem na África do Sul, a Agapanto surge por volta do final da primavera e começo do verão. As flores aparecem com mais frequência quando a espécie é plantada em vasos que limitam seu crescimento e também quando o processo de poda é feito de forma mais regular.
O tamanho da Agapanto pode variar, porém, chega em torno de 1 metro e meio de altura e 1 metro de largura, devido às suas folhas mais alongadas e cheias. Além disso, apesar de ser muito conhecida pela tonalidade em azul, também é possível que dê flores brancas e mais roxas.
Quando usada no paisagismo, vai muito bem em canteiros ou como bordas de muros. Além disso, devido a sua baixa necessidade de manutenção e seu desenvolvimento também em solo pobre, é uma ótima opção para enriquecer locais mais distantes em fazendas ou ranchos.
Se você quer saber ainda mais sobre a Agapanto, sua origem, tipo de clima ideal e dicas de cultivo, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final! Aproveite muito nossas informações.
Boa leitura!
Taxonomia da Agapanto
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Amaryllidaceae;
- Gênero: Agapanthus;
- Espécies: Agapanthus Africanus.
Tipos de Agapantos
Existem cerca de 10 espécies dentro do género Agapanthus registrados até o momento. Sendo elas:
- Agapanthus campanulatus;
- Agapanthus caulescens;
- Agapanthus coddii;
- Agapanthus comptonii;
- Agapanthus dyeri;
- Agapanthus inapertus;
- Agapanthus nutans;
- Agapanthus orientalis;
- Agapanthus praecox;
- Agapanthus walshii.
Significado da flor Agapanto
No caso, o Agapanto provém da junção de agápe (amor) e ánthos (flor). Nesse sentido, essa espécie é comumente conhecida como a flor que representa o amor.
Características da Agapanto
Também conhecida como Lírio do Nilo (e cientificamente chamada de Agapantus Africanus) a Agapanto é uma planta de distribuição natural originada no Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, e floresce normalmente no final da primavera e no início do verão, como já mencionado. Para semeá-la, no entanto, prefira dias entre a primavera e o outono.
Pelas suas características de cultivo, a Agapanto é bastante utilizada como planta ornamental em países de clima mais quente e mediterrânico – principalmente, em buquês de flores e arranjos florais diversos. Sua maior necessidade é a de sol, por isso, deve ser cultivada com iluminação plena.
Apesar de viver tranquilamente em solos com baixos nutrientes, a Agapanto prefere substrato rico em matéria orgânica, fértil e drenável, o que colabora bastante com seu desenvolvimento.
Um outro ponto é que é uma planta bastante resistente e, por isso, consegue aguentar bem momentos de geadas, frio e estiagem – porém, desde que seja períodos mais curtos.
As fertilizações da Agapanto podem ocorrer de forma anual e, normalmente, ao final do inverno. Com isso, há uma grande estimulação do seu momento de floração.
A Agapanto, por fim, é considerada uma planta herbácea e rizomatosa, o que significa que ela tem um tipo de caule que, na maioria das vezes, apresenta-se de forma subterrânea.
Como cultivar a Agapanto?
É possível encontrar a Agapanto em algumas lojas de paisagismo mais selecionadas e floriculturas também. No caso, por ser uma espécie com capacidade de viver bem em climas com temperaturas acima de 18ºC, ela consegue se desenvolver na maioria das regiões do nosso país.
Além disso, o processo de propagação da planta, normalmente, é feito através de mudas e plantio dos bulbos (retirados de plantas com mais anos de desenvolvimento). Com essa divisão pelos bulbos, é possível conseguir plantas idênticas.
Em relação a preços, é possível destacar que uma Agapanto pode ser encontrada, ainda em muda, a partir de R$ 20 em sites de flores em geral.
Como cuidar da Agapanto?
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a planta Agapanto. Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes! Vamos lá?
Clima
É uma espécie que pode responder bem a vários tipos de clima, mas não tolera extremos de frio ou geadas por muito tempo, por exemplo. Dessa forma, ela tende a se desenvolver melhor em locais com temperaturas mais amenas, a partir de 18ºC de preferência.
Rega
As regas da Agapanto podem ser feitas de forma frequente para que o substrato se mantenha levemente úmido sempre. Para perceber a quantidade de água presente na planta, o ideal é colocar a ponta dos dedos no substrato.
Porém, claro, tome cuidado para não encharcar a planta e sempre opte por regar pouco, mas com boa frequência, por exemplo. Já na fase adulta, inclusive, a planta Agapanto pode tolerar um período maior sem água.
Solo
O substrato para o plantio da Agapanto deve ter boa capacidade de drenagem, ser fértil e rico em matéria orgânica. Além disso, para deixar o solo com capacidade ainda maior de drenagem, é possível misturar com areia e cascalhos.
Poda
A poda da Agapanto pode estar relacionada às suas folhas apenas, que podem crescer e atingir grandes proporções. Faça esse processo, pelo menos, a cada 6 meses.
Adubação
Você pode fertilizar a sua Agapanto, ao menos, 1 vez a cada 12 meses. Faça esse processo mas não despeje o adubo por toda a planta, no caso, foque nas folhas e no substrato.
Esperamos que o artigo sobre a planta Agapanto tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Rosinha do sol!
Deixe um comentário