Como plantar a flor Cravo?
O Cravo é uma planta conhecida e cultivada em diversos países do mundo e tem diferentes significados dependendo da região. Além de ser uma planta muito usada em casas e canteiros domésticos para embelezar o jardim, o mercado de corte também é bastante favorável para a espécie.
Em vasos com intuito de decorar, a flor Cravo possui algumas características que são muito importantes e, sabendo delas, você pode ter mais sucesso no plantio.
Para conhecer quais as principais finalidades dessa planta, como cultivá-la e quais são seus benefícios, continue lendo o artigo sobre flor Cravo!
Taxonomia da flor Cravo
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Magnolipsida
- Ordem: Caryophyllales
- Família: Caryophyllaceae
- Gênero: Dianthus
- Espécie: Dianthus caryophyllus
Características da flor Cravo
O craveiro, como também pode ser chamada a flor Cravo, faz parte do grupo das herbáceas. São flores perenes e podem atingir o tamanho de até 80 centímetros de altura, apesar de ser mais comum ver essas plantas em canteiros domésticos pequenos.
As folhas da flor Cravo são de cor verde acinzentada e as flores são compostas de várias pétalas, em diversas cores, como o vermelho, branco, rosa, amarelo e laranja. As flores do Cravo são muito cheirosas e esse costuma ser o principal motivo para que as pessoas as cultivem: o aroma.
Algumas das características morfológicas da flor Cravo envolvem seu caule reto, que se ramifica diversas vezes formando o seu ramo. As pétalas da flor possuem as bordas bem recortadas que saem de um cálice tubular verde. Além disso, a flor Cravo tem origem na Europa e é bastante cultivada, principalmente, na América do Sul.
Como plantar Cravo?
O plantio da flor Cravo pode ser feito tanto por semente como por mudas. Para o caso das sementes, é preciso semear o local onde será plantada.
Os grandes cultivadores usam sementeiras que ajudam e muito a acelerar o processo. Depois que as sementes nascem, as mudas são transplantadas para outros espaços, sejam vasos ou canteiros. O tamanho delas precisa estar entre 5 a 8 cm nesse momento.
As sementes da flor Cravo não podem ser muito afundadas na terra e precisam chegar a, no máximo, meio centímetro – já que isso facilita o desenvolvimento da planta. Quando o clima colabora e mantém a temperatura amena, as sementes podem germinar em um prazo de 3 semanas.
Já no caso do plantio de mudas da flor Cravo, é necessário esperar que plantas as mais velhas exibam pequenos ramos enraizados. Dessa forma, esses ramos podem ser divididos da planta original e replantados.
É muito importante estar atento a alguns itens que são essenciais durante o cultivo da flor Cravo. Ele é uma flor que precisa de solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e aerado. Além disso, cresce melhor em locais mais frios.
A flor Cravo precisa de luz direta boa parte do dia e a rega deve ser feita todos os dias com moderação, porque a planta gosta de solo úmido e não encharcado. Além disso, as flores costumam aparecer todo o ano quando o clima é propício.
Qual o preço da flor Cravo?
Em floriculturas e lugares especializados, as sementes do cravo podem ser encontradas por valores bem baixos, chegando até a R$ 3. Portanto, para quem gosta de flores e quer deixar o quintal bem colorido, a flor Cravo é uma ótima opção! Principalmente por ser mais em conta.
Uso medicinal da flor Cravo
A flor Cravo também é uma das plantas que tem componentes e propriedades medicinais. Nesse sentido, possui ação antibiótica, antifúngica, sedativa, tranquilizante, entre outras. No caso do chá da flor Cravo de cor vermelha, seu uso está atrelado ao tratamento de:
- Dores de cabeça;
- Tontura;
- Vertigem;
- Úlcera;
- Etc.
Qual a simbologia do Cravo?
Por se tratar de uma flor que é muito colorida, o Cravo tem representatividade mitológica. Em muitas culturas do mundo, a planta tem o dom de atrair vitórias e bençãos. Até hoje, por exemplo, a flor é usada em vários festivais por todo o mundo, principalmente, na Europa.
Além disso, nas floriculturas, o Cravo é uma das flores mais procuradas. Isso porque são ótimas opções para dar de presente. A demanda é imensa, principalmente, no dia das mães, por ter uma simbologia forte com relação ao materno.
Cada cor da flor pode ter um significado diferente como, por exemplo, o branco, que homenageia as mães que já partiram, e o vermelho, que alegra as mães que ainda vivem.
E, então? Aprendeu um pouco mais sobre a flor Cravo? Esperamos que sim! Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite e leia também sobre a flor Jacinto!
Deixe um comentário