Conheça a Bismarckia Nobilis: a palmeira azul!
Há um tempo não trazíamos aqui no blog árvores diferentes para o uso em jardins externos e projetos de paisagismo, não é mesmo? Para quebrar esse hiato, hoje vamos falar sobre a Bismarckia Nobilis – também conhecida popularmente como “palmeira azul”.
Essa espécie de palmeira é uma ótima opção para quem está procurando uma opção que atinge uma boa altura (mais de 12 metros, por exemplo), com boa resistência e capacidade de viver ao lado de fora dos ambientes, tolerando qualquer tipo de clima e intempéries.
Com sua origem atribuída a Madagascar, é uma planta que consegue viver tranquilamente em pleno sol, mas também se desenvolve em locais com meia sombra.
Dessa forma, não é necessário se preocupar com o local em que irá plantar essa espécie – desde que, claro, reflita sobre o tamanho que a Bismarckia Nobilis irá atingir.
Gostou da palmeira azul desde já? Se sim, e se você quer entender melhor sobre a Bismarckia Nobilis, os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final.
Boa leitura e aproveite nossas dicas!
Taxonomia da Bismarckia Nobilis
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Arecales;
- Família: Arecaceae;
- Gênero: Bismarckia;
- Espécie: Bismarckia Nobilis.
Bismarckia é um gênero presente na família Arecaceae e é caracterizado, principalmente, pelas suas espécies de palmeiras resistentes e perenes. Esse gênero foi introduzido no Brasil por conta do século XX e, de lá pra cá, a popularidade apenas aumentou.
Existem, atualmente, cerca de 170 espécies de plantas palmas dentro da família que a Bismarckia Nobilis está presente – no entanto, não foi possível encontrar o nome de outras espécies presentes no gênero. Há apenas a indicação de que são nativas, normalmente, de regiões tropicais – entre África e Madagascar.
Normalmente, as espécies desse gênero crescem a partir de troncos solitários, em coloração cinza e marrom, com cerca de 45 centímetros de diâmetro. Além disso, são bem grandes! A Bismarckia Nobilis, inclusive, é uma espécie que, quando disposta em seu habitat, atinge cerca de 25 metros de altura.
Características da Bismarckia Nobilis
Fonte: Flores e Folhagens
Também conhecida como palmeira azul devido a coloração de suas folhas cerosas (acinzentadas e meio azuladas, podendo até ter certa tonalidade prateada), a Bismarckia Nobilis apresenta folhas pontiagudas que, juntas, formam uma espécie de leque arredondado com cerca de 3 metros de largura.
A Bismarckia Nobilis é capaz de formar inflorescências: são pequenas flores marrons charmosas que não chegam a atrair olhares voltados para cunho ornamental. Apesar disso, é uma espécie muito procurada quando falamos de projetos paisagísticos em ambientes externos.
O cultivo da Bismarckia Nobilis deve acontecer, preferencialmente, em climas mais úmidos e com temperaturas estáveis. No caso, é uma espécie bem resistente e que tolera frio, precisando apenas de um momento para se recuperar. Por outro lado, tolera períodos de seca sem grandes problemas, mas é interessante evitar.
Em relação a luminosidade, falaremos melhor a frente, mas já é interessante ressaltar que é uma planta que deve ser cultivada em meia sombra ou sol pleno.
Ainda nesse ponto, é importante atentar-se ao espaço disponível (mínimo de 8 metros) que a Bismarckia Nobilis terá para crescer e se desenvolver, já que é uma planta que atinge um tamanho extraordinário.
Devido a sua beleza grandiosa, também pode ser cultivada em jardim amplos e em grupos com mais plantas. A floração da Bismarckia Nobilis ocorre, normalmente, na primavera e, nesse momento, quando junta de outras espécies, pode dar um grande charme a qualquer ambiente.
Como cultivar a Bismarckia Nobilis?
Fonte: Gardênia.net
É possível encontrar as mudas da Bismarckia Nobilis em lojas de paisagismo em diversas cidades e com pouca dificuldade.
Por ser uma espécie bem popular aqui no Brasil, você terá várias opções para escolher em relação às mudas, incluindo tamanho e cores. Propaga-se através de sementes de seus frutos quase que exclusivamente.
O cultivo da Bismarckia Nobilis pode acontecer diretamente no local em que será utilizada. Necessita de um solo drenável e rico em matéria orgânica – além de uma irrigação regular, mas falaremos sobre isso mais a frente.
Além disso, em relação a preços, é possível encontrar uma muda de Bismarckia Nobilis a partir de R$ 45, podendo chegar até R$ 130 a depender do seu tamanho.
Como cuidar da Bismarckia Nobilis?
Fonte: Babypalms
Eba! Chegamos no momento de falarmos mais especificamente sobre os cuidados e processos importantes para o cultivo da Bismarckia Nobilis.
Como mencionado no começo do artigo, é uma planta bastante resistente e que tolera períodos de estiagem e até certas temperaturas, no entanto, é importante atentar-se a quantidade de sol direcionado a ela.
Acompanhe abaixo com mais detalhes outros cuidados!
Clima
A Bismarckia Nobilis prefere locais com temperatura estável e boa umidade, dessa forma, se dá muito bem com o clima equatorial, tropical e subtropical também.
É uma espécie que tem resistência ao frio mas é melhor que não tenha que lidar com temperaturas baixas por um longo período. Esse é um ponto importante para avaliar antes de decidir o local do plantio.
Além disso, é uma planta que deve ser cultivada, preferencialmente, em meia sombra. Porém, também aceita luminosidade direta tranquilamente.
Solo
O substrato ideal para a Bismarckia Nobilis precisa ser fértil, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e drenável também – além de ser interessante mantê-lo úmido com frequência.
Poda
A poda da Bismarckia Nobilis é necessária para limpeza e caso você queira potencializar o crescimento da planta.
Pode acontecer a cada 6 meses, a depender do seu desenvolvimento. Apenas evite fazer esse processo na primavera.
Regas
As regas da Bismarckia Nobilis são consideradas moderadas e, por isso, devem ser feitas de 2 a 3 vezes na semana, quando a estação for mais quente.
Em geral, é interessante manter seu substrato mais úmido. Apenas tome cuidado para não encharcar a planta, o que gera apodrecimento das raízes.
Adubação
A adubação da Bismarckia Nobilis é bem-vinda durante a primavera e verão, principalmente, pois são nesses períodos que a floração acontece. Para isso, você pode utilizar adubos orgânicos de sua preferência.
Esperamos que o artigo sobre a Bismarckia Nobilis tenha sido útil e que você comece a cultivá-la em sua casa. Qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários.
Aproveite o tempo no blog e leia também sobre o Palmeira Carpentaria!
Deixe um comentário