Jardim Francês: características e como montar o seu!

5
(1)

Mais um conteúdo sobre os principais tipos de jardim para você se inspirar e ampliar seus conceitos de decoração para sua casa.

Se você acompanha nosso blog, viu que já falamos sobre o Jardim Inglês, Jardim Italiano, Jardim Tropical e também sobre o Jardim Desértico, mas hoje nosso foco será no Jardim Francês.

Você sabia que esse estilo de paisagismo e jardinagem é considerado como um dos mais rígidos e regrados?

A geometria e a simetria perfeita são pontos super relevantes nesse estilo, o que é bastante diferente daqueles que já comentamos por aqui – inclusive, uma curiosidade: o Jardim Inglês foi criado, justamente, para romper com todo o viés “certinho” do Jardim Francês.

Criado, oficialmente, no século XVII e durante o reinado de Luís XIV, esse estilo demonstra, de forma resumida, o completo domínio do homem em relação à natureza e valoriza construções grandes e volumosas. 

Assim, a ideia é que a paisagem não seja tão natural e fique claro que houve a participação das pessoas na construção do mesmo.

As plantas devem ser posicionadas com simetria e organização, e os caminhos por entre as espécies dessas construções devem ser bem marcados e “limpos” – tudo precisa ser compacto, verde e perfeitamente desenhado.

Se você gosta desse estilo e quer saber sobre como montar seu Jardim Francês, apostando em combinações que realmente fazem sentido, sem perder dinheiro ou gastar demais, saiba que está no lugar certo.

No artigo de hoje, vamos abordar algumas dicas para essa construção, incluindo as espécies mais relevantes para utilizar e suas tipificações também. 

Boa leitura e acompanhe as informações abaixo!

Vem com a gente! 😉

O que é o Jardim Francês?


Fonte: Archlife

Pense no Jardim Francês como o oposto ao Jardim Inglês. Esse último foi uma grande “quebra de paradigma” e tinha um viés bastante campestre, em que as plantas tomam seus caminhos sem tanta intervenção humana.

O Jardim Francês, por outro lado, é mais “certinho” e busca ter um desenho mais organizado, padronizado e com as espécies de plantas bem podadas. Importante ressaltar que está tudo bem ter um jardim assim e que, claro, cada pessoa tem seu gosto. 😉

Como mencionado, foi criado durante o império de Luís XIV – que gostava muito de arbustos, o que pode ter ajudado na inclusão desse tipo de planta como quase “obrigatória” no Jardim Francês. 

O objetivo principal desse tipo de jardim, então, é a conexão com a natureza, mas de forma organizada, limpa e “formal”.  

Dessa forma, é um estilo de decoração muito caracterizado pela paleta de cores em tons verdes claros e escuros (mas conta com presença de algumas flores), além de construções e pedriscos pequenos.

No caso, roseiras, tulipas e azaleias podem ser ótimas opções de flores no Jardim Francês, podendo ser usada nos canteiros ou em vasos. Porém, você pode optar por qualquer outra espécie que se dê com em um clima mais temperado.

Os arbustos e pinheiros, porém, são prioridade e precisam ganhar grande destaque nessa decoração. Devem ser sempre simétricos e podados de forma regular para transmitir o ar de formalidade.

Outros elementos, como colunas, lagos, bancos, caramanchões, luminárias, esculturas, etc, também são boas opções para serem usados no Jardim Francês, mantendo sempre a ideia do “sóbrio” e “formal”.

Vantagens de ter um Jardim Francês

Devido à necessidade de simetria e, consequentemente, à intensa necessidade de podas, o Jardim Francês pode ser considerado de alto custo devido a sua manutenção regular. 

Apesar disso, muitas pessoas acreditam que esse tipo de jardim consegue passar grande requinte, luxo, sobriedade e seriedade de forma muito fácil – o que é ótimo para mansões e, até mesmo, consultórios médicos e clínicas de alto padrão.

Além disso, é uma estrutura que pode ser muito bem alocada em locais de grande porte. Sendo assim, se está com dúvidas sobre como decorar a frente da sua casa ou o seu quintal maior, saiba que essa é uma boa opção. 

Outros benefícios desse tipo de decoração na jardinagem são:

  • Plantas com boa resistência;
  • Ótimo estilo de jardim para empresas;
  • Pode ser construído em áreas externas de grande porte;
  • Possibilidade de incluir diversos apetrechos e detalhes de decoração.

Assim como outros estilos de jardim, o Jardim Francês também precisa de um bom sistema de drenagem em todas as plantas ali presentes – esse ponto é muito importante para que o seu dure por bastante tempo e se desenvolva da melhor forma, sem grande necessidade de mão de obra.

Elementos fundamentais do Jardim Francês


Fonte: Faz Fácil

Para ter um Jardim Francês que seja bem sucedido, é importante que seu espaço disponível atenda a alguns pré-requisitos importantes para o seu desenvolvimento e crescimentos. São alguns deles:

  • Luminosidade e temperatura: é importante que as plantas tenham contato, ao menos, com a luz indireta ao longo do dia. Algumas espécies necessitam de, pelo menos, 4 horas expostas ao sol e é importante considerar isso no momento do plantio delas.

  • Água e umidade em geral: como mencionado, é importante que o Jardim Francês também tenha um bom sistema de drenagem. Dessa forma, é importante garantir uma boa estrutura no pré-montagem.

  • Solo e adubação: em geral, as plantas presentes em um Jardim Francês gostam de um solo rico em matéria orgânica e isso será necessário no seu. Para esse ponto, use húmus de minhoca, areia vegetal e outros componentes para deixá-lo bastante rico.

Além dos pontos colocados acima, no entanto, existem alguns outros elementos que devem conter em todo e qualquer tipo de Jardim Francês. 

Dessa forma, quando estiver pensando no que precisa para montar o seu (ainda que não saiba qual tipo deseja), você poderá anotar os seguintes itens:

  • Pinheiros, arbustos e ciprestes – sempre verdes e bonitas;
  • Estátuas, pilares lagos – tudo que remeta a formalidade;
  • Plantas floríferas de pequeno porte;
  • Maciços e gramados redondos;
  • Simetria – seja nos formatos das plantas, seja nos acessórios;
  • Bom sistema de drenagem – já que todas as espécies deste jardim não toleram encharcamento;
  • Luz solar direta ou parcial por boa parte do dia.

Sugestão de plantas para seu Jardim Francês


Fonte: Casa e Jardim

Em relação às espécies possíveis para cultivar no seu Jardim Francês, listamos abaixo algumas possibilidades para você garantir que esse local fique incrível.

Confira!

Fonte: Jardineiro.net.

E como montar o Jardim Francês? 3 passos!


Fonte: HomeIT

Certo, agora que você já sabe melhor sobre as características desse tipo de jardim, vamos ao passo a passo de montagem.

Passo 1: Escolha o espaço e lembre-se que esse estilo de jardim se dá muito bem com aqueles de grande porte, mas ao mesmo tempo, também pode ser adaptado para um espaço menor.

Utilize esse tipo de construção também em ambientes corporativos e verá como ele torna tudo mais elegante.

Passo 2: Não deixe de pensar no gramado, use e abuse dessa característica! É bem importante nesse estilo de jardim. Porém, não se esqueça das podas frequentes e simetria.

Passo 3: Escolha as espécies de plantas de flor, mas não esqueça dos pinheiros e arbustos. Lembre-se que é interessante ter muito mais “verde” que “colorido” para manter o tom mais sóbrio.

E então? Gostou de saber sobre o Jardim Francês? Esperamos que o artigo sobre tenha sido útil e que você comece a montá-lo hoje mesmo.

Qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a flor Calla!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *