O que é a Cereja do Mato e como cultivar?

5
(9)

Apesar de ter um nome de flor, a Cereja do Mato é uma árvore frutífera que é muito comum na região Sul e Sudeste do Brasil. Outros nomes que também podem ser utilizados para nomeá-la são: cerejeira, cerejeira da terra, cerejeira do rio grande e assim por diante.

Apesar do nosso blog ter um foco bem maior em plantas e flores, a Cereja do Mato foi escolhida como tema por também servir como uma espécie de decoração para jardins maiores e ambientes que necessitam de um projeto de paisagismo, já que sua árvore fica bem bonita, alta e quando está na época de floração, fica cheia de flores brancas super delicadas.

Se você se interessou pelo tema e quer entender melhor sobre como cultivar a Cereja do Mato e colher lindos e bons frutos dela, é só continuar lendo o artigo abaixo!

Taxonomia da Cerejeira do Mato

  • Reino: Plantae;
  • Sub-reino: Viridiplantae;
  • Infrarreino: Streptophyta;
  • Superdivisão: Embryophya;
  • Divisão: Tracheophyta;
  • Subdivisão: Spermatophytina;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Myrtales;
  • Família: Myrtaceae;
  • Gênero: Eugenia
  • Espécie: Eugenia involucrata

Características do Cerejeira do Mato

Cientificamente conhecida como Eugenia Involucrata, a Cereja do Mato também pode ser encontrada na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, como já mencionado. Seu aparecimento é mais propenso em regiões com Mata Atlântica e, por isso, pode ser encontrada tanto no Rio de Janeiro quanto no Rio Grande do Sul, por exemplo.

A Cereja do Mato pode atingir cerca de 15 metros de altura e seu tronco pode ter um diâmetro bem variado, de acordo com a idade da planta e do seu desenvolvimento. 

As folhas da Cereja do Mato são persistentes (ou seja, duram praticamente o ano todo mas caem em determinado período), além disso, também são simples e medem de 5 a 9 centímetros, tendo 3 de largura – sim, são folhas grandes.

Em relação a sua floração, é muito comum que seja sazonal, ocorrendo no início da primavera, mais especificamente de junho a setembro. No entanto, os meses podem variar de acordo com a região do país, clima e tratamento que a Cereja do Mato recebe.

Normalmente, quando falamos no seu fruto, é comum que comece a aparecer de novembro a dezembro – principalmente após os períodos de chuva, já que é um período mais propenso para a frutificação.

Ainda falando sobre a fruta que produz, a Cereja do Mato dá cerejas bastante suculentas e saborosas e, por isso, acaba sendo uma ótima opção para quem está começando o seu pomar doméstico. Ao mesmo tempo, também pode ser considerada uma espécie ornamental, então, pode servir muito bem como decoração dos ambientes.

Plantio da Cereja do Mato


Fonte: Estância das Frutas

Para realizar o plantio da Cereja do Mato da melhor forma, o ideal é fazer o processo durante os meses de setembro a novembro. Para isso, você vai precisar comprar uma muda já desenvolvida ou mesmo plantar as sementes – apesar da segunda opção demorar bem mais.

Se você optar por mudas, é preciso enterrá-las a uma profundidade de cerca de 50 centímetros, com 6 metros de espaço entre árvores – caso você plante mais de uma. Esse espaço é importante para que as raízes cresçam tranquilamente.

Também é possível plantar a Cereja do Mato em vasos, mas é melhor que seja grande e com bastante espaço. Além disso, o vaso também precisa ter furos e um pouco de argila expandida em sua base. Coloque também grama seca ao fundo do vaso para ajudar na drenagem da água e na produção de adubo.

Como cuidar da Cereja do Mato?

Agora que já falamos sobre as características principais da Cereja do Mato, vamos falar um pouco dos cuidados com essa árvore frutífera. Vamos lá?

Clima

O clima ideal para a Cereja do Mato é tropical ou subtropical. Se você está nas regiões Sul e Sudeste do país, são ótimos pontos para plantio. No entanto, se você tiver em outras regiões, não há problemas, ela apenas precisará de um pouco mais de cuidados para não sofrer com a falta de umidade – principalmente no período de floração.

Além disso, cultive a planta em sol pleno ou em meia sombra com luz indireta para manter sempre os frutos saudáveis e bonitos.

Rega

As regas da Cereja do Mato podem acontecer de forma espaçada, porque, em geral, não é uma planta que precisa de muita água e é até tolerante à seca. No entanto, nos primeiros anos de plantio, o ideal é regá-la diariamente, mas tomando sempre cuidado para não afogar a planta.

Além disso, no período de floração, também é importante manter o solo mais úmido.

Solo

O substrato ideal para a Cereja do Mato é arenoso e argiloso também. O ideal é que seja férfil, rico em matéria orgânica e, claro, drenável. Em relação a adubação, falaremos mais a frente.

Poda

A poda da Cereja do Mato pode ser de manutenção e para controle de tamanho. Para isso, corte suas folhas e galhos mais secos, principalmente, quando a época de frutificação tiver passado.

Adubação

Nos primeiros anos em que a Cereja do Mato estiver plantada, é importante adubar o solo a cada 40 dias com terra vermelha, 1 kg de calcário, esterco curtido e, se necessário, fazer uma adubação anual com NPK 10-10-10.

Esperamos que o artigo sobre Cereja do Mato tenha sido útil e, qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre o Cacto Pedra!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *