Guia sobre a Washingtonia Filifera (Palmeira de saia)!
Como comentamos em artigo anterior, existem diversas palmeiras disponíveis no mercado com foco em paisagismo e arborização. Com características diferenciadas, cada uma delas podem ser escolhidas de acordo com o gosto de quem irá adquirir ou com os cuidados necessários também. Sabendo disso, hoje vamos falar sobre a Washingtonia Filifera.
Também conhecida como palmeira de saia, palmeira da Califórnia e palmeira de saia da Califórnia, essa espécie é nativa dos desertos da Califórnia (assim como traz em seus nomes), mas também pode ser encontrada no Arizona e em parte do México.
Assim como a Palmeira Carpentaria, também é uma espécie que cresce bastante, podendo atingir cerca de 30 metros de altura (no mínimo 9) quando exposta a boas condições.
Quando pensamos em diâmetro, a Washingtonia Filifera também é considerada grande. Ela pode atingir cerca de 80 centímetros e, com isso, seu tronco é bem largo e também apresenta detalhes na casca.
Um ponto importante é que o fato de também ser chamada de Palmeira de Saia está relacionado com uma característica de seus galhos, que vão morrendo e acumulando debaixo de suas grandes folhas. Falaremos sobre isso mais a frente.
Então, se você já se interessou por esse tema e quer saber sobre como cultivar a Washingtonia Filifera e usar em seus jardins externos, continue acompanhando esse artigo até o final. Aqui, vamos explorar dicas de cuidados para você aplicar no dia a dia.
Boa leitura!
Taxonomia da Washingtonia Filifera
- Reino: Plantae;
- Clado: Angiospérmicas;
- Clado: Monocotiledóneas;
- Clado: Comelinídeas;
- Ordem: Arecales;
- Família: Arecaceae;
- Gênero: Washingtonia;
- Espécie: Washingtonia Filifera.
Características da Washingtonia Filifera
A Washingtonia Filifera é uma espécie arbórea e, junto de demais espécies com mesmas características, é muito utilizada para jardinagem em climas mediterrâneos, principalmente – já que se dão bem com esse clima mais quente e conseguem se desenvolver assim.
Essa característica de tolerar bem o calor também está relacionada com a sua origem desértica na região da Califórnia. Em relação aos períodos de inverno, a Washingtonia Filifera tem certa resistência ao frio e pode suportar geadas de até dez graus negativos – apesar de ser por pouco tempo.
Toda sua força e resistência, inclusive, está relacionada com a composição de seus troncos e com a firmeza de suas raízes, que colaboram para que a Washingtonia Filifera viva por bastante tempo. Além disso, como já mencionado, é uma palmeira que pode ficar bem grande e, por isso, a sua altura é um diferencial dessa espécie.
Em relação a sua “saia”, como citado acima, é possível ressaltar que elas acontecem devido a queda das suas folhas e galhos que, ao invés de caírem, ficam presas e formam uma saia volumosa de tom amarronzado e com aparência seca.
Por outro lado, é essa característica da Washingtonia Filifera que faz com que a espécie gere certo trabalho relacionado a sua poda. Essa “saia” seca pode atrair pragas, pombos, roedores e, inclusive, pode ser inflamável também. Por isso, a melhor opção é manter as podas em dia – a remoção dessas folhas pode ser realizada sem problemas.
Sendo uma palmeira que dura por bastante tempo, nada melhor do que, além de grande e volume, dar flores também, não é? E essa é uma característica da Washingtonia Filifera. Ela apresenta inflorescências branco-amareladas que, posteriormente, dão origem a frutos vermelhos.
Como plantar a Washingtonia Filifera?
Fonte: Flores e Folhagens
É possível encontrar a muda de Washingtonia Filifera em lojas de paisagismo, principalmente, aquelas especializadas em árvores e palmeiras para arborização. Por ser uma espécie indicada para plantio em avenidas e ruas, desde que haja boa manutenção, é facilmente encontrada.
Para arborização, costuma ser cultivada quando está um pouco mais velha, por apresentar vários espinhos no seu tronco logo quando é jovem – nesse momento, a melhor opção é cultivá-la em vaso, desde que haja bastante sol.
Assim como outras espécies, é importante que o plantio da Washingtonia Filifera seja feito de forma consciente e em local adequado, para que, assim, não haja possibilidades de ser removida posteriormente por uma questão relacionada ao seu tamanho.
Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda da Washingtonia Filifera pode ser encontrada a partir de R$ 45.
Washingtonia Filifera: como cuidar?
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a Washingtonia Filifera. Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de poda, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes!
Clima
Como mencionado, a Washingtonia Filifera é uma palmeira nativa da Califórnia e, por isso, seu clima preferido é o nmediterrâneo, tropical e equatorial também.
Dessa forma, ela prefere uma boa quantidade de luz todos os dias e de forma direta, podendo também ser difusa, se for o caso. O sol é muito importante para o desenvolvimento rápido da planta, então, não esqueça de plantá-la em um local com boa quantidade de luz por dia.
Solo
O substrato ideal para a Washingtonia Filifera é aquele fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também. Se quiser, é oportuno usar adubos orgânicos, como esterco curtido, por exemplo.
A Washingtonia Filifera aprecia solos bem nutridos e, se você tiver esse cuidado, é possível que seu crescimento responda da melhor forma.
Poda
A poda é um processo bastante importante e necessário caso seu plantio seja realizado em locais próximos a casas, prédios e construções em geral – justamente pelas questões relacionadas a sua “saia”.
Dito isso, a manutenção precisará ocorrer de forma perene. Sugere-se a cada 3 meses, conforme o crescimento e desenvolvimento da palmeira.
Regas
As regas devem ser constantes e feitas regularmente. Recomenda-se a cada 5 dias para mais, justamente devido a sua origem desértica.
Adubação
Como mencionado, a adubação da Washingtonia Filifera pode ser feita sem problemas e pode acontecer de forma anual.
Nesse caso, é possível utilizar uma formulação de adubo químico voltado para palmeiras. No geral, adubos orgânicos como adubo animal, cama de galinheiro, além de folhas e areia também são uma opção.
Esperamos que o artigo sobre a Washingtonia Filifera tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Planta Camarão-Amarelo!
Deixe um comentário