Como fazer muda de Rosa do Deserto?

4.7
(24)

Já falamos sobre a flor Rosa do Deserto aqui no Flores Coloridas e, constantemente, chegam dúvidas sobre a melhor forma de fazer o plantio dessa espécie. É por isso que, no artigo de hoje, vamos falar melhor sobre esse tópico com mais destaque: afinal, como fazer muda de Rosa de Deserto e plantá-la em sua casa?

Antes de mais nada, é importante lembrar que essa é uma planta ornamental que vem sendo muito requisitada no meio paisagístico nos últimos tempos. Além disso, por ser uma planta rústica, é de fácil adaptação.

De nome científico Adenium obesum, é uma planta nativa do Sul do Deserto do Saara. Assim, por ser uma planta de terreno seco, é facilmente adaptável às regiões mais quentes do Brasil.

Esta espécie, em suas diferentes variedades, espalhou-se pelo nosso país na forma de bonsai e como elemento em projetos paisagísticos. Portanto, é uma excelente opção para espaços pequenos como apartamentos e escritórios.

Abaixo, falaremos com mais detalhes sobre como fazer muda de Rosa do Deserto e como cuidar dessa espécie tão incrível. Acompanhe!

Taxonomia da Rosa do Deserto

  • Reino: Plantae;
  • Ordem: Gentianales;
  • Família: Apocynaceae;
  • Gênero: Adenium;
  • Espécie: Adenium Obesum.

A família Apocynaceae engloba cerca de 250 a 550 gêneros e 3700 a 5100 espécies. Era tradicionalmente dividida em duas famílias: Apocynaceae s.s. e Asclepiadaceae s.l., no entanto, hoje apresenta-se como uma só.

Com espécies espalhadas por quase todos os continentes, tirando a Antártica, podem ser encontradas em diferentes tipos de vegetação e clima, incluindo os climas tropicais e subtropicais, nos mais distintos tipos de solo. Possuem hábitos variados que vão desde ervas, subarbustos a árvores.

Aqui no Brasil, existem em torno de 376 espécies, distribuídas por 41 gêneros encontrados em diversas formações vegetais ao longo do território. As Apocynaceae estão entre as dez maiores famílias de angiospermas e, por isso, é possível imaginar a capacidade e variedade da mesma.

O gênero Adenum, por sua vez, abarca diversas plantas com flor na família Apocynum, pela primeira vez como gênero em 1819. É nativa da África e Península Arábica, mas também existem espécies que podem ser encontradas nas Américas, incluindo a do Sul.

Esse gênero apresenta alguns tipos de plantas domésticas e com utilização decorativa em regiões mais temperadas. Normalmente, são espécies que devem ser regadas mas não devem ser mantidas em terra ou substratos encharcados, a menos que o solo tenha uma alta capacidade de drenagem.

Ambientes ensolarados e que não cheguem a menos que 10ºC, por exemplo, são os preferidos das plantas desse gênero.

Por fim, outras espécies dentro do gênero Adenum são:

  • Adenium arabicum Balf.f;
  • Adenium boehmianum Schinz;
  • Adenium multiflorum Klotzsch;
  • Adenium obesum;
  • Adenium oleifolium Stapf;
  • Adenium swazicum;
  • Etc.

Características da Rosa do Deserto

Fonte: Viva Decora

Como já temos um conteúdo aqui no blog sobre a Rosa do Deserto, aqui vamos apenas pincelar sobre suas principais características – muito, inclusive, para relembrar os nossos leitores.

A Rosa do Deserto é uma planta suculenta nativa especificamente da região do Sahel, que abrange países como Sudão, Somália, Etiópia e Arábia Saudita. Seu nome científico, Adenium obesum, refere-se ao fato de que a planta apresenta um caudex (tronco) inchado que pode chegar a ter até um metro de diâmetro.

Essa espécie é considerada como uma planta ornamental muito popular em todo o mundo devido, principalmente, à sua aparência exótica e sua capacidade de florescer mesmo em condições adversas.

A planta pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, desde que esteja em um ambiente bem drenado e com bastante luz solar direta. É, inclusive, uma espécie que pode apresentar um crescimento bem lento, no entanto, pode chegar a medir dois metros de altura quando bem cuidada.

As flores da Rosa do Deserto são um verdadeiro espetáculo à parte. Elas surgem em cachos nas pontas dos galhos e apresentam uma grande variedade de núcleos e formatos. As cores mais comuns são o rosa, o vermelho, o branco e o roxo, mas também existem variedades com flores amarelas e alaranjadas.

As flores podem ter um diâmetro de até dez centímetros e apresentam uma forma que lembra uma trombeta, o que dá ainda mais charme para essa espécie tão encantadora. 

Para cultivar a Rosa do Deserto, é importante escolher um solo bem drenado e com baixa umidade. A planta não tolera encharcamento e pode apodrecer caso fique em um solo muito úmido por muito tempo.

#Uma dica aqui é lembrar que seu próprio nome (“do Deserto”) indica que é uma planta que prefere ambientes mais secos.

A rega deve ser feita com moderação, de preferência pela manhã ou no final da tarde. Durante o período de crescimento, que vai da primavera ao outono normalmente, é super importante fertilizar essa planta uma vez por mês com um adubo específico para suculentas.

Além disso, é importante ressaltar que é uma planta resistente, mas deve ser protegida por pragas como cochonilhas, pulgões e ácaros – falaremos melhor sobre eles abaixo. Caso ocorra contaminação, é importante tratá-la o mais rápido possível com um inseticida específico para o tipo de praga que está atacando a planta.

Sobre pragas e doenças

Em relação a pragas e doenças, é possível destacar que as que mais atingem essa espécie são aquelas padrões das espécies vegetais no geral, como já mencionado. Nesse sentido, ácaros, pulgões e cochonilhas são as que mais podem ser vistas.

Lembrando que:

  • Cochonilha: é um inseto que “chupa a seiva” da planta e, e como consequência, aparecem malformações nas folhas e o caule. Além disso, expulsam o excesso de seiva sobre a superfície das folhas, o que leva ao aparecimento do denominado fungo ferrujão.
  • Pulgão: insetos que também se alimentam da seiva da planta. Porém, além disso, também podem se alimentar das folhas. Quando a planta é atacada por estes pequenos insetos, perde vigor, o seu crescimento reduz-se e a floração diminui. 

Como fazer muda de Rosa de Deserto?

Fonte: Casa Vogue

Certo! Agora que você já está mais familiarizado com essa planta e conseguiu relembrar algumas de suas características principais, vamos falar mais a respeito do objetivo principal desse conteúdo: afinal, como fazer muda de Rosa de Deserto?

Para fazer esse processo por estaca, é necessário que o galho esteja maduro. Uma boa dica é colocar canela em pó no corte e deixar de 5 dias a 7 dias na sombra antes do plantio (para que o corte possa cicatrizar).

separamos alguns passos importantes abaixo para te ajudar. Acompanhe com atenção:

  • Corte um ramo maduro e saudável da rosa do deserto com cerca de 10 a 15 centímetros de comprimento. Certifique-se de que o corte seja feito em um ângulo de 45 graus.
  • Deixe o corte secar ao ar livre por algumas horas ou até que a superfície do corte esteja seca e firme. Ou, como mencionado, coloque canela em pó.
  • Mergulhe a ponta do corte em hormônios enraizador em pó.
  • Plante o corte em um vaso com um solo bem drenado. Certifique-se de que o solo esteja úmido, mas não encharcado.
  • Cubra o vaso com um saco plástico transparente para criar um ambiente úmido e quente. Coloque o vaso em um local com luz solar indireta.
  • Retire o saco plástico quando as mudas começarem a brotar.
  • Regue a muda regularmente, mantendo o solo úmido, mas não encharcado.

Após algumas semanas, a muda deve começar a desenvolver raízes e folhas novas. Quando a muda estiver desenvolvida o suficiente, ela pode ser aplicada para um vaso maior ou o jardim.

Lembre-se de que a Rosa do Deserto é uma planta tropical que requer bastante luz solar e um solo bem drenado para crescer saudável e forte. Além disso,  é sensível ao excesso de água, portanto, evite fazer esse processo constantemente.

E como cuidar da Rosa do Deserto?

Agora que você já sabe como fazer muda de Rosa do Deserto, chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com  essa espécie – alguns deles, inclusive, já foram mencionados.

Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos, é importante atentar-se à ao processo de rega para um maior sucesso no plantio. Acompanhe abaixo com mais detalhes!

Clima

A Rosa do Deserto é uma espécie que gosta de climas mais quentes, porém, é também adaptável até certo ponto. No caso, escolha um local que receba luz direta do sol por pelo menos quatro horas diárias, e que seja arejado, com temperaturas mínimas de 14° graus.

Solo

O substrato ideal para a Rosa do Deserto é aquele padrão que sempre falamos por aqui, ou seja: fértil, enriquecido com matéria orgânica (principalmente farinha de ossos ou húmus de minhoca) e drenável também. No caso, ela não necessita de muita fertilização, então, atente-se às quantidades.

Lembre-se: é muito importante que o substrato seja realmente drenável para que não haja o apodrecimento das raízes da planta e nem aparecimento de fungos, como os mencionados anteriormente.

Poda

A poda da Rosa do Deserto pode ser feita semanalmente a depender da quantidade de flores murchas. Esse processo é bem relevante para o seu desenvolvimento e crescimento, inclusive, além de deixá-la sempre bonita.

Regas

Como mencionado também, o importante é manter a terra úmida (apenas cuidado para não encharcar), por isso, para saber quando ela precisa de mais rega, é possível checar o solo. A técnica do “dedometro” (que consiste em colocar o dedo no substrato) é uma boa opção para ser usado. Se o seu dedo sair sujo, ainda não é o momento de colocar água.

Adubação

A adubação da Rosa do Deserto pode ser feita sem problemas. Nesse caso, é possível utilizar uma formulação de adubo químico (NPK 4-14-8 ou fertilizantes orgânicos, como húmus de minhoca).

Esperamos que o artigo sobre como fazer muda de Rosa do Deserto tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre quais tipos de adubos existem e qual deles usar no seu jardim!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

  1. Excelente texto de explicação sobre a Planta Rosa do Deserto bem explicado para os iniciantes começamos agora com duas mudas.
    Ajudou bastante obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *