Como montar uma horta: confira o passo a passo!

5
(2)

Ter uma horta em casa é considerado por muitas pessoas como sinônimo de saúde e também uma atividade terapêutica e sustentável.

Nesse processo, você prepara a terra, coloca as sementes e espera a hortaliça crescer com paciência e cuidado – no final das contas, além de ser uma atividade prazerosa, você também tem acesso a alimentos saudáveis na sua casa e disponíveis sempre quando necessário.

Mas, se você é pioneiro nesse ramo e quer entender melhor sobre como montar uma horta – seja ela vertical, suspensa ou horizontal – continue lendo o artigo abaixo e acompanhe as dicas!

Como montar uma horta: planejamento

O primeiro passo para criar o seu próprio cantinho saudável é planejar. Para isso, considere os seguintes tópicos:

Espaço disponível e ferramentas

O planejamento está relacionado ao espaço disponível para a construção, o tipo de horta que você irá construir, as ferramentas necessárias para esse processo e os cuidados necessários também. 

No caso, se a horta for grande, não esqueça de enxada, pá, colher de transplante, regador, carrinho de mão e até pulverizador, se for o caso. Além disso, faça uso de plaquinhas para identificação das espécies das hortaliças, telas, arames e sombrite para barrar a passagem de sol diretamente nas plantas.

Escolha as hortaliças

Depois de definir o planejamento, é necessário escolher as espécies das plantas que você irá plantar. Se o espaço para a sua horta é menor, priorize as que sejam mais compactas e de pequeno porte, por exemplo: agrião, hortelã, cebolinha, salsa, alecrim, manjericão e etc.

No entanto, se você tem um espaço maior para criar sua hortinha, é possível fazer uso de espécies maiores – exemplo: alface, pepino, beterraba, espinafre e muitas outras.

Compre os recipientes e vasos

Dependendo do tamanho da sua horta, vai ser importante dispor de vasos ou pratinhos de tamanhos parecidos para que ela fique organizada. Além disso, é nesse momento que você vai conseguir pensar na decoração da sua hortinha também.

Como montar uma horta: montagem

Outro momento importante do processo de como montar uma hora é a parte prática, ou seja, preparação do solo, semeadura, plantio, adubação, rega e estrutura da sua horta. Acompanhe com mais detalhes!

Preparação do substrato

Independentemente se sua horta vai ser grande ou não, é importante preparar o solo em que as hortaliças serão plantadas. Diante disso, é preciso seguir alguns passos para deixar a sua horta pronta para se desenvolver.

Aqui vão algumas práticas importantes:

  • Deixe o solo aerado e não compacto;
  • Retire pedras e cascalhos que estiverem na terra;
  • Se quiser, misture a terra com areia para deixar o substrato mais drenável;
  • Você também pode colocar um pouco de palha ou grama junto da mistura;
  • Enriqueça o substrato com adubo orgânico, por exemplo, cascas de ovos ou cascas de banana;
  • Quando finalizado, disponha o substrato nos vasinhos ou deixe-o soltinho – caso sua horta for de chão.

Montagem da estrutura

Se a sua horta for suspensa ou vertical, esse é o momento de preparar a estrutura. No caso, se sua horta for de chão, esse processo não é necessário – a menos que você opte por fazer uma cobertura para as hortaliças, por exemplo.

As hortas verticais podem ser facilmente feitas por estruturas de madeira ou ferro. Caixotes (aqueles de frutas) são ótimos tipos de prateleiras para esse fim, caso você não queira gastar tanto no processo.

Se a sua estrutura for de ferro, é interessante que opte por aquelas em que o espaço para o vaso já vem delineado – isso facilita bastante o processo de montagem de sua horta. Além disso, lembre-se que você também pode usar a mesma ideia de jardins verticais para o processo de como montar uma horta.

Confira alguns tipos de estrutura de horas para você se inspirar!

Exemplo 1


Imagem: Pinterest

Exemplo 2


Imagem: Pinterest

Certifique-se dos cuidados em relação às plantas

Uma horta conta com diversos tipos de culturas espalhadas por ela, no entanto, mesmo com diferentes tipos de espécies é importante respeitar os cuidados específicos que cada uma tem.

A rega e luminosidade fazem muita diferença para o sucesso da sua horta, então, não deixe de cuidar de cada hortaliça de forma específica.

Como montar uma horta: finalização

O cuidado também faz parte do processo de como montar uma horta. Depois que você preparou o solo e fez o plantio das sementes ou das mudinhas, o momento é de regar e semear as hortaliças para que elas vinguem rapidamente e você possa fazer uso.

No entanto, para isso, o processo de adubação e controle de pragas é importante.

Adubação

A maioria dos terrenos e substratos precisam de adubação, isso porque cada cultura pode precisar de um tipo específico de nutriente. Nesse sentido, você pode fazer uso de fertilizantes orgânicos ou químicos. A parte mais importante é que esse adubo seja o suficiente para a nutrição do substrato. 

Controle de pragas

A prevenção e controle de pragas é o último tópico do processo de como montar uma horta e, apesar disso, ele é constante e perene. Quando se trata de controle e prevenção é importante que você observe a sua horta e sempre esteja atenta às culturas.

Pulgões, lagartas e lesmas são as principais pragas encontradas em hortas e, por isso, são delas que você precisa se prevenir. Neste conteúdo, você pode saber mais sobre esse tema!


Esperamos que esse artigo sobre como montar uma horta tenha sido útil! Aproveite o seu tempo e leia também sobre Costela-de-adão!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *