Decoração para fim de ano: quais são as flores do Natal? 5 opções!
Decorar a casa para o Natal é uma tradição popular muito comum em diversos países no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil. Embora não seja uma obrigação, existem inúmeras razões pelas quais muitas pessoas optam por decorar suas casas nessa época, como uma forma de celebrar o fim e a chegada de um novo ano.
Afinal, o Natal é uma época de celebração, amor, gratidão e solidariedade. Decorar sua casa ajuda a criar um ambiente festivo que reflita o espírito natalino e contribua para a atmosfera acolhedora – além da possibilidade de reunir toda a família para fazer isso (o que pode criar memórias especiais e fortalecer os laços).
As opções de decorações são variadas, por isso, usar flores do Natal também pode ser uma boa alternativa, além de luzes estendidas, cores e ornamentos típicos: tudo isso trará alegria para a sua casa e servirá como aconchego para as pessoas que te visitarão no período.
O décor natalino, inclusive, é uma tradição cultural, religiosa e serve até como uma espécie de expressão pessoal, já que é possível escolher adereços que reflitam seus gostos e personalidade.
E então? Está pensando em planejar com antecedência a decoração e deixar seus ambientes bem convidativos nessa época? Se sim, neste artigo vamos te dar algumas dicas e falaremos também sobre flores de Natal para se inspirar e usar.
Se você está interessado no tema, não deixe de acompanhar até o final. Boa leitura e aproveite as dicas! 😉
Quais itens não podem faltar nessa decoração?
Fonte: Freepik
Uma decoração de Natal e fim de ano pode variar de acordo com o estilo e preferências pessoais, mas alguns itens são geralmente considerados essenciais para criar um ambiente festivo. Abaixo, listamos alguns deles!
- Árvore de Natal: é o elemento central da decoração. Ela pode ser natural ou artificial e é decorada com luzes, enfeites, laços, e muitas vezes uma estrela no topo.
- Luzes: luzes de Natal são essenciais para criar um ambiente mágico. Elas podem ser benéficas na árvore, ao redor das janelas, portas e ao longo da fachada da casa.
- Enfeites: são peças decorativas que podem ser complementadas em árvores, em corrimãos de escadas, lareiras e outros lugares. Eles vêm em uma variedade de formas e cores.
- Guirlandas: usadas para decorar portas, corrimãos de escadas e paredes. Elas geralmente são feitas de ramos de pinheiro ou outros materiais naturais e podem ser enfeitadas com laços, flores e outros adornos.
- Presépio: o presépio é uma representação do nascimento de Jesus e é uma peça importante na decoração de Natal para quem celebra a data com um foco religioso.
- Velas: velas podem ser usadas como decoração e para criar uma atmosfera acolhedora. Velas perfumadas com aromas de inverno são populares.
- Papai Noel: figuras do Papai Noel são comuns na decoração de Natal. Eles podem ser colocados em diferentes locais da casa.
- Bolas de Natal: coloridas e enfeitadas, são usadas para decorar a árvore e outros espaços. Elas vêm em diferentes tamanhos e estilos.
- Fitas e Laços: podem ser usados para decorar presentes, enfeites, guirlandas e outros elementos da decoração.
- Toalhas e jogos americanos: trocar as toalhas de mesa e jogos americanos por versões com temas natalinos pode adicionar um toque festivo à sua mesa de jantar.
- Flores e plantas: flores como o azevinho e plantas como a poinsétia são comuns na decoração de Natal. Mas falaremos sobre isso com mais detalhes ao longo deste artigo!
- Neve artificial: não é obrigatório, mas para criar um ambiente de inverno, a neve artificial em spray ou flocos pode ser usada em várias áreas da decoração.
Quero usar flores de Natal na decoração! Qual escolher?
Usar flores de Natal na decoração é uma ótima ideia para adicionar um toque de beleza natural ao seu ambiente. Aqui estão algumas opções populares que você pode escolher e os cuidados necessários para mantê-las frescas e vibrantes. Acompanhe!
Poinsétia (Bico-de-papagaio)
Fonte: Friocruz
A poinsétia (bico de papagaio) é uma das flores mais icônicas de Natal. Ela possui folhas vermelhas, brancas ou rosas (brácteas) que podem criar uma atmosfera festiva e muito acolhedora para esse momento.
Aqui estão os cuidados necessários para você se atentar:
- Localização: coloque-a em um local com luz indireta e temperatura entre 15°C e 22°C.
- Rega: mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Certifique-se de ter um sistema de drenagem para evitar o acúmulo de água nas raízes.
- Temperatura: evite correntes de frio e mudanças bruscas de temperatura.
Azevinho (Holly)
Fonte: Safari Garden
O azevinho é conhecido por suas folhas verdes-escuras e bagas vermelhas. Ele é frequentemente usado para fazer arranjos e guirlandas de Natal, ficando incrível em qualquer cômodo. Cuidados importante:
- Recorte: recorte as pontas das pressas e coloque-as em água morna.
- Local: mantenha o azevinho em um local fresco e úmido.
- Manuseio: evite manusear demais, pois as bagas podem cair facilmente.
Lírio de Natal (Amaryllis)
Fonte: Flores e folhagens
Os lírios de Natal têm flores grandes e vistosas que podem adicionar alterações à sua decoração natalina. Além disso, é uma opção bastante encontrada. Dicas e cuidados:
- Plantio: plante os bulbos em um vaso com solo bem drenado.
- Solo: mantenha o solo úmido, mas evite o excesso de água.
- Local: coloque o vaso em um local com luz indireta e mantenha-o em temperatura ambiente.
Ciclâmen
Fonte: Pixabay
O ciclâmen é uma flor delicada que vem em uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, vermelho e violeta. Cuidados importantes:
- Solo: mantenha o solo úmido, regando a base do vaso para evitar que a água entre em contato com as folhas.
- Local: coloque o ciclâmen em um local com luz indireta e temperatura mais fresca, em torno de 10°C a 15°C.
Rosa de Natal
Fonte: Sua decoração
A rosa de Natal é uma planta perene que floresce no inverno, tornando-a adequada para a decoração natalina. Cuidados:
- Plantio: plante-a em um solo bem drenado e mantenha-o úmido.
- Ventos: proteja-a de ventos fortes devido a sua fragilidade.
- Luminosidade: forneça luz indireta sempre que possível.
E qual a flor mais comum na época do Natal no Brasil?
A flor mais comum na época do Natal no Brasil é, sem dúvidas, a poinsétia – espécie conhecida localmente como “bico-de-papagaio” ou “flor-do-natal”.
Ela é uma das plantas mais populares para a decoração nessa época do ano e aqui no nosso país, devido, principalmente, às suas brácteas vermelhas, que muitas vezes são confundidas com flores, e suas folhas verdes.
A poinsétia é uma planta tropical originária do México, mas se adapta bem ao clima brasileiro. Suas brácteas vermelhas estendidas são altamente associadas ao fim do ano e são frequentemente usadas em arranjos florais, guirlandas e como plantas ornamentais em vasos.
Sendo essa a espécie mais comum, é bem provável que você a utilize como flor de Natal. Abaixo, acompanhe mais detalhes sobre os cuidados que devem ser direcionados a ela.
Cuidados específicos
- Luz: a poinsétia precisa de luz indireta para florescer e manter suas brácteas coloridas. Evite exposição direta à luz solar intensa, pois isso pode queimar as folhas. Mantenha uma planta em um local onde ela receba pelo menos 6 horas de luz indireta por dia.
- Temperatura: mantenha a poinsétia em um ambiente com temperatura entre 15°C e 22°C. Evite locais com correntes de ar frio ou mudanças bruscas de temperatura.
- Rega: regue a poinsétia quando o solo começar a secar na superfície. Certifique-se de ter um sistema de drenagem para evitar o acúmulo de água nas raízes. Evite deixar a planta em um pratinho com água parada.
- Umidade: a poinsétia gosta de um ambiente um pouco mais úmido. Você pode aumentar a umidade ao redor da planta usando um umidificador ou colocando o vaso sobre uma bandeja com cascalho e água.
- Poda: após a temporada de Natal, você pode podar uma planta para estimular um novo crescimento. Corte as pressas para cerca de 10 a 15 cm acima do solo.
- Fertilização: durante uma temporada de crescimento, fertilize uma poinsétia uma vez por mês com um fertilizante balanceado para plantas de interior.
- Poda e replantio: se uma poinsétia crescer demais, você pode replantá-la em um vaso predominantemente maior com solo adequado para plantas de ambiente interno.
- Armazenamento: se desejar que a poinsétia floresça novamente no próximo Natal, siga um período de escurecimento de aproximadamente 12-14 horas por dia, começando em outubro. Isso estimula a planta a produção de brácteas coloridas. Mantenha a planta no escuro durante a noite e forneça luz durante o dia.
Lembre-se de que a poinsétia é uma planta de vida curta e pode começar a perder suas brácteas após algumas semanas, mesmo com cuidados adequados. No entanto, com os cuidados certos, você pode prolongar sua beleza e desfrutar dela durante toda a temporada de Natal.
Agora você sabe quais flores de Natal usar na sua decoração e tem informações suficientes para plantá-las da melhor forma aí na sua casa, é só colocar a mão na massa! Ou melhor, na terra!
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Qualquer dúvida, deixe nos comentários que respondemos sempre que possível. Aproveite o tempo aqui no blog e leia também sobre árvore de natal natural!
Deixe um comentário