Mini suculentas: 4 espécies mais tradicionais
Seguindo a nossa série sobre herbáceas, hoje vamos falar um pouco sobre aquelas menorzinhas e charmosas, sabe? As mini suculentas! Essas plantas ganharam um espaço relevante nos últimos tempos, principalmente, por serem ótimas para compor pequenos jardins – incluindo jardins em vasos.
No caso das mini suculentas, os cuidados, adubação e tolerância ao sol podem variar devido ao tamanho da planta e espécie, já que por mais que sejam herbáceas e cactáceas, suas folhas e estrutura podem ser mais finas e menos rígidas.
Se você quer aprender sobre como cuidar de mini suculentas e ter dicas de composição de mini jardins, continue lendo o artigo abaixo!
Taxonomia das mini suculentas
- Reino: Plantae
- Família: Cactaceae
- Gênero: Pachphytum Compactum
*Não foi possível encontrar o restante da taxonomia.
No caso das mini suculentas, a família é a Cactaceae, na qual existem 1600 espécies registradas hoje em dia, suas modificações anatômicas comportam os talos/folhas e sua origem se dá na África e América.
Características das mini suculentas
As suculentas são plantas que sofrem um acúmulo maior de água nas folhas, por serem originárias de locais áridos. Nesse sentido, a principal característica dessas plantas é ter os caules e folhas mais gordinhos – o que não é diferente com as mini suculentas. São plantas que, apesar de menores, ainda sim podem ficar em local mais luminoso e receber menor quantidade de água.
Quando nos referimos à escolha do vaso para as mini suculentas, a história muda um pouco. O ideal é evitar plantar em cachepós e vasos sem furo no fundo, já que a planta precisa respirar e escoar sua água, sem acumular.
A escolha do vaso também precisa ser proporcional ao tamanho da planta. Normalmente, a proposta das mini suculentas é não crescer muito, então, o tamanho do vaso precisa comportar essa característica.
Como cuidar de uma mini suculenta?
Como já mencionado, os cuidados com as mini suculentas são parecidos com as suculentas normais. O que varia são as espécies e cada espécie tem um gosto específico para sol e água. No geral, os principais cuidados são:
- Rega: no geral, mini suculentas (assim como as normais) precisam de pouca água. No verão, regue uma vez na semana e, no inverno, duas vezes ao mês – podendo variar.
- Luminosidade: as suculentas gostam de sol, mas o que algumas pessoas não sabem é que elas preferem o sol da manhã, que é mais fraco.
- Podas: raramente essas plantas vão precisar de podas, porém, é possível retirar folhas mortas ou que estão morrendo.
- Substrato: essas plantas se adaptam melhor a terra misturada com areia lavada, isso facilita a drenagem.
Espécies tradicionais de mini suculentas!
As mini suculentas são muito usadas para confecção de jardins e como lembrancinhas de festas, porém, alguns tipos são mais encontrados e comercializados. Abaixo, elencamos algumas das principais espécies dessa plantinha!
1- Aortia
A Aortia (Haworthia cooperi) tem origem na África do Sul (assim como grande parte das suculentas) e também pode ser encontrada em algumas regiões mais áridas da América do Sul. As folhas dessa mini suculenta formam triângulos gordinhos de cor verde bem forte, com algumas estrias transparentes/brancas nas pontas.
2- Gasteria Verrucosa
A Gasteria é uma mini suculenta que não passa dos 20 cm devido ao seu crescimento lento. Suas folhas formam hastes esticadas de cor verde mais forte – que podem lembrar, inclusive, um cacto.
É possível que essa mini suculenta dê flores de cor rosa alaranjadas, que costumam aparecer no começo do verão. Além disso, diferente de algumas espécies, essa planta prefere meias sombras.
3- Planta Pérola
A planta Pérola ou Haworthua Margaritifera é uma mini suculenta bastante popular e de beleza exótica. Isso se dá devido as suas folhas que tem bolinhas brancas espalhadas por todo o comprimento. No caso da Pérola, assim como a Gasteria, é necessário pouco sol para que elas se desenvolvam bem.
4- Echeveria Baby
Por fim, a espécie de uma das mais tradicionais mini suculentas. Com cerca de 170 subtipos, a Echeveria é originária do México. Suas folhas tem formato de rosetas e são simétricas, o que chama muita atenção dos amantes de suculentas.
São plantas fáceis de cuidar e, diferentemente das duas anteriores, precisam de sol por pelo menos 11 horas. Sua coloração pode variar entre verde claro, escuro até marsala.
Tipos de uso para mini suculentas!
Como mencionado, as mini suculentas podem ser usadas para uma diversidade de coisas: composição de jardins, de vasos, para lembrancinhas e presentes. Abaixo, trouxemos alguns exemplos para você se inspirar!
Jardim de mini suculentas
Você também pode encontrar jardim de mini suculentas já prontos em floriculturas.
Mini suculentas artificiais
As mini suculentas artificiais também podem ser uma opção para decoração de festas ou para pessoas que passam pouco tempo em casa, por exemplo.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Mini suculentas para lembrancinhas
Composição de mini suculentas para lembrancinhas são super bem-vindos também. Além de lindos, o preço é mais reduzido!
Esperamos que esse conteúdo sobre mini suculentas tenha sido útil para você iniciar seu cultivo. Com os cuidados certos, essas plantas podem durar bastante tempo e serem grandes companheiras.
Aproveite o tempo e leia também sobre a espécie suculenta diamante!
Deixe um comentário