Lança de Ogum ou Lança de São Jorge: como cuidar?
A Lança de Ogum, também popularmente conhecida como Lança de São Jorge, é uma planta que, atualmente, vem sendo muito utilizada em decorações. Sua rusticidade e formato fazem com que seja uma espécie muito única nos ambientes – também por isso é impossível não notá-la.
É uma planta herbácea e rizomatosa (ou seja, as raízes crescem de forma horizontal) que pode ser considerada como um tipo de cacto, por conta de suas características de boa absorção de água e baixa frequência na rega.
Como planta ornamental, a Lança de Ogum tem uma funcionalidade inconfundível e é facilmente encontrada em casas especializadas de paisagismo ou floriculturas.
Se você já gostou do tema desse conteúdo e quer entender mais sobre o significado e como cuidar da Lança de Ogum da melhor forma, continue lendo o artigo abaixo e aproveite todas as dicas!
Taxonomia da Lança de Ogum
- Reino: Plantae;
- Ordem: Asparagales;
- Subordem: Asparagaceae;
- Família: Asparagaceae;
- Subfamília: Nolinoideae;
- Gênero: Sansevieria;
- Espécie: Sansevieria Cylindrica.
Características da Lança de São Jorge
Imagem: Orquidário Mogi Mirim
A Lança de Ogum, como já mencionado, é bastante usada em jardins no geral. No entanto, após a popularização de plantas em apartamentos (inclusive, devido ao período de pandemia), essa espécie passou a ser bastante procurada.
As folhas da Lança de São Jorge se desenvolvem em um formato de leque e tem algumas rosetas em sua base – falaremos em breve sobre elas. Tem formato cilíndrico, são lisas e também bastante eretas ou trançadas – sendo, inclusive, uma das características que mais chama atenção dessa planta.
Não há variação de cor para a Lança de Ogum, é possível encontrá-la em tons de verde escuro e até um pouco acinzentada com algumas partes em verde mais claro. Apesar disso, seu florescimento ocorre na primavera e, através dela, pequenas e cumpridas inflorescências nascem – nesse momento, é possível encontrar algumas flores de tonalidade branca e rosada também.
As pequenas flores da Lança de Ogum não precisam ser cortadas, necessariamente, já que não prejudicam o crescimento das folhas principais. No entanto, manter a poda em dia é um ponto importante para deixá-la sempre limpa e bonita.
Além de ser muito usada em apartamentos, a Lança de Ogum tem uma ótima aplicabilidade em bordas de prédios e muros, sendo usadas tanto isoladamente quanto em grupos com várias outras – essa espécie, inclusive, não tem problemas em dividir o espaço.
Uma característica super interessante da Lança de Ogum é que, devido a sua grande resistência à falta de água, ela pode ser muito bem utilizada em ambientes com ar condicionado. Inclusive, é uma das poucas plantas que toleram esse tipo de clima sem problemas.
Significado da Lança de Ogum
Imagem: Central das Plantas
O nome da planta está relacionado a duas divindades religiosas. No caso, Ogum é um orixá da Umbanda e do Candomblé (duas religiões afro-brasileiras). Ele é um orixá guerreiro que é marcado por sua grande coragem e força – podendo também estar relacionado a guerra, ao ferro e à agricultura.
A representação de Ogum na igreja católica é São Jorge ou Jorge da Capadócia, como também é conhecido. Ele foi um soldado romano e, por isso, é conhecido como o protetor de todos aqueles que têm uma profissão relacionada às ordens militares.
Devido a essas duas divindades, a Lança de Ogum ou Lança de São Jorge é popularmente conhecida por ter um escudo protetor – protegendo o local onde é plantada toda e qualquer energia negativa.
Para que serve a Lança de Ogum?
Além de ser muito bem utilizada como decoração, a Lança de Ogum é conhecida devido a proteção que proporciona. Por isso, é muito comumente colocada perto das portas de entrada das casas e apartamentos.
Como cuidar da Lança de Ogum?
Imagem: Garden Delivery SJC
Agora que já falamos sobre as características principais da Lança de Ogum ou Lança de São Jorge, vamos adentrar um pouco mais a respeito dos cuidados.
Anteriormente, já foi mencionado que essa planta é bastante resistente à seca e, também por isso, pode ser considerada como uma suculenta. Porém, existem outras informações importantes sobre ela. Acompanhe abaixo!
Clima
O clima ideal para a Lança de Ogum é o semiárido, principalmente, por se dar bem em locais que são mais quentes e secos. Em relação à exposição ao sol, não há muitos problemas e é uma planta que pode ser cultivada em sol pleno, meia sombra e, inclusive, luz difusa.
Além disso, pode tolerar bem períodos frios, desde que os ambientes sejam bem protegidos e que ela não fique totalmente exposta.
Rega
As regas da Lança de Ogum podem ser bastante espaçadas mas, ao mesmo tempo, variam conforme a estação do ano. Por ser bastante resistente à estiagem, em climas mais quentes e secos é possível regá-la a cada 15 dias. Quando o tempo estiver mais úmido e frio, passe as regas para 1 vez ao mês.
Tome muito cuidado para não encharcar a planta ao regar, isso pode apodrecer a espécie e suas raízes se acontecer sempre. Evite colocar vasos embaixo dos vasos também.
Solo
A Lança de Ogum, assim como grande parte das espécies de plantas, precisa de um solo que seja drenável e leve. É possível enriquecê-lo com matéria orgânica como cascas de banana, farinha de ovos e etc.
Poda
A Lança de Ogum é outra planta que não tem restrições em relação à poda, no entanto, é possível tirar as flores mais murchas ou as hastes secas – se houver. Além disso, é sempre importante manter o vaso limpo também.
Adubação
A Lança de Ogum pode passar por um processo de adubação durante os meses de primavera e verão. O ideal é fazer esse processo com adubos para cactos que tenham baixo nitrogênio.
Sem dúvidas a Lança de Ogum ou Lança de São Jorge é uma das herbáceas mais lindas e que são ideais para o cultivo em apartamentos ou casas, não é mesmo?
Esperamos que o artigo tenha sido útil e, qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a flor Sálvia!
Deixe um comentário