Flor açucena ou amarílis: cultivo e cuidados!
A flor Açucena, Amarílis ou flor da Imperatriz, como também é conhecida, é uma planta bastante imponente e chamativa. É nativa da África do Sul, de clima tropical e se adapta muito bem em lugares fechados, como é o caso de apartamentos – sendo essa uma das suas principais características.
Seu cultivo é bastante popular no mundo todo e quando se tem os cuidados corretos, a flor Açucena pode se desenvolver bastante e ficar bem grande, inclusive, nos meses mais frios.
Por ser uma flor ornamental, Açucena atrai bastante atenção dos apreciadores de flores, ainda mais para quem gosta de paisagismo e decoração
Continue sua leitura e conheça um pouco mais dessa flor tão graciosa e imponente no artigo abaixo!
Taxonomia da flor Açucena
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Família: Amaryllidaceae
- Gênero: Hippeastrum
- Espécie: Hippeastrum hybridum
Características da flor Açucena
A flor açucena ou flor Amarílis é uma planta herbácea e bulbosa que pode chegar até quase 1 metro de altura quando bem cultivada. É oriunda da Síria, mas por ser de fácil cultivo, pode ser encontrada em toda a América do Sul.
Possui folhas de 5 a 8 cm de largura lineares com 1 metro de comprimento. As flores nascem sobre um pedúnculo (haste comprida) que normalmente é bem forte e possui certa suculência.
Já as flores da Açucena são de tamanho grande, muito coloridas, vistosas e com estames bem grandes também. Dentro da botânica, os estames são definidos como órgão sexual masculino das plantas.
Cada pedúnculo pode apresentar até 5 flores cada, portanto, um arranjo da flor Açucena é bem grande. As cores das pétalas são bastante variadas, o que ornamentalmente chama muita a atenção dos jardineiros e paisagistas. As cores mais comuns vistas são laranja, branco, rosa, vermelho e até coloridas, quando são cruzadas entre si.
Como cultivar a flor açucena?
A planta Açucena requer um local que seja ensolarado, mas ela também se adapta bem a locais que tenham sombra, sendo uma planta de temperatura amena. O substrato do solo precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Quando plantada em canteiros, o adubo animal serve para nutrir a planta desde que esteja bem curtido.
Para o plantio em vasos da flor Açucena, o melhor a se fazer é colocar areia úmida no fundo do vaso por cima dos cascalhos e usar um substrato que tenha húmus de minhoca e compostos orgânicos.
Mais comumente o que se usa para plantar a Açucena são os bulbos da planta, que precisam ser plantados pela metade apenas, deixando a outra metade para fora.
Feito o plantio, basta regar apenas para manter o solo úmido até o seu crescimento e depois manter a rotina pelo menos 1 vez ao dia. Quando estiver em época de floração, é comum que a planta perca as folhas, isso depende do clima do local. É válido ressaltar que em estações mais frias, as regas podem diminuir.
Para tirar mudas e propagar a planta, pode-se fazer de uma maneira bem simples, retirando os “filhotes” que se desenvolvem ao redor do bulbo matriz da planta. E, então, é só plantá-los em outros vasos.
Quanto tempo dura a flor Açucena?
Por ser uma planta com boa adaptação, a Açucena pode durar por bastante tempo. Porém, devido a necessidade de um clima ameno, ao chegar o inverno a planta pode sofrer algumas modificações e pode morrer se não for bem cuidada.
Onde comprar a flor Açucena?
Os preços podem variar bastante dependendo da localidade, mas em casas especializadas de jardinagem é possível encontrar os bulbos para vender com preços em torno de R$ 40,00 a R$ 60,00.
Flor Açucena e o paisagismo
Muitas pessoas se interessam pela planta Açucena por conta de sua beleza, fácil cultivo e cuidado, além de suas mais de 50 espécies. Essas plantas ficam lindas e radiantes quando plantadas em canteiros ou vasos.
Depois da floração, que acontece uma vez ao ano, a planta precisa ser podada ou replantada para que um novo ciclo comece.
A açucena cresce melhor em climas mais amenos, portanto, não gostam nem de muito frio e nem de muito calor. Quando está florescendo, precisa de bastante luz, mas não necessariamente direta, principalmente se o dia estiver muito quente. Nesses casos, é preciso mudar a planta de lugar para uma sombra ou local sem luz direta.
Qual o significado da flor Açucena?
A flor tem um significado muito importante culturalmente, sendo a planta que simboliza a Virgem Maria do Cristianismo. Em alguns lugares do mundo, no entanto, seu significado está atribuído a tristeza pela perda de um grande amor.
Propriedades e uso da flor Açucena
A flor Açucena tem uso farmacológico, proveniente de suas pétalas, podendo ser utilizada para tratar dores, manchas cutâneas e úlceras. Além disso, também tem propriedades antissépticas – para limpeza de machucados – quando usada junto a aguardente.
Para fazer uso da planta de forma medicinal, é necessário que o bulbo da Açucena seja cozido junto ao leite. Depois disso, pode-se adicionar banha de porco para tornar a mistura emoliente.
E então? Entendeu um pouquinho mais sobre a flor açucena? Se tiver dúvidas, fique à vontade para mandar nos comentários. Aproveite e leia também sobre a flor íris!
Deixe um comentário