A flor Brinco de Princesa é comestível?

4.8
(9)

A flor Brinco de Princesa, de nome científico Fuchsia hybrida, também pode ser chamada de fúcsia, brinquinho, lágrima ou agrado. Essa flor conta com cerca de 200 espécies registradas e tem muito apreço internacional e é comestível, podendo ser utilizada como decoração em saladas e outros pratos.

É uma planta de flores pequenas, resultada de uma hibridação e melhoramento genético feito pelos biológos ao longo das Cordilheiras dos Andes, Paraguai e Chile, até chegar no Brasil.  As espécies chegaram na Inglaterra em torno de 1700, e, desde essa época, se tornaram sucesso nos jardins ingleses.

No nosso país, a flor Brinco de Princesa pode ser encontrada, principalmente, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina – locais onde a altitude é mais elevada.

Se você quer entender um pouco mais sobre a flor Brinco de Princesa, seu cultivo e a forma como ela pode ser ingerida, continue lendo esse artigo!


Taxonomia da flor Brinco de Princesa

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Myrtales
  • Família: Onagraceae
  • Gênero: Fuchsia
  • Espécies: Fuchsia hybrida

Características da planta Brinco de Princesa

A flor Brinco de Princesa  tem ramos mais longos e pendentes para baixo – até por isso seu nome. Com isso, possui um florescimento bastante vistoso e completo. As flores pendentes formam uma espécie de cálice em forma de tubo, com algumas divisões que podem ser vermelhas, brancas, roxas ou azuis.

As flores Brinco de Princesa também podem ser simples ou dobradas e florescem, principalmente, na primavera e no verão, sendo muito visitadas pelos beija-flores.

Flor Brinco de Princesa - Características
A flor Brinco de Princesa é pendente para baixo e tem um formato bastante específico.

Como cuidar da flor Brinco de Princesa?

Essa pequena e delicada flor precisa ser cultivada em local que tenha bastante claridade, com sol mediano ou também uma meia sombra para os dias mais quentes. É uma planta que fica linda plantada em vasos ou jardineiras, mas também pode ser cultivada no chão, sem nenhum problema.

O solo precisa ser tratado e rico em matéria orgânica que seja permeável, sendo assim, pode-se usar substrato básico para esse processo, como húmus de minhoca. A flor Brinco de Princesa precisa do solo sempre úmido, dessa forma, a rega precisa ser feita diariamente, principalmente em estações mais secas e quentes.

É uma planta mais comum em lugares de clima frio, mas elas se adaptaram muito bem ao clima do Brasil, ainda mais em  algumas regiões de altitudes mais elevadas na região Sudeste e Sul.

No caso do plantio da flor Brinco de Princesa, é possível ser feito tanto por estacas, quanto por ramos jovens ou pelas próprias sementes. A adubação fica para as estações de floração, podendo ser feita no começo da primavera ou do verão e, depois do período florido, quando estiver começando o outono.

A planta também pode ser adubada um mês sim e outro não, com o húmus de minhoca, para garantir a porosidade do solo (o que facilita o transporte de potássio, cálcio, fósforo e melhorando o pH da terra).

O cultivo da flor Brinco de Princesa

Existem alguns detalhes em relação ao cultivo da planta Brinco de Princesa. Um deles é não transferir ramos para novos ambientes caso eles já estejam estabelecidos. No entanto, caso as raízes estejam ainda em tempo de uma mudança de local, o ideal é que seja feito num período mais quente.

Além desses pontos, temos:

  • Luz: luz brilhante, mas não sol pleno. Meia sombra também funciona para a flor Brinco de Princesa.
  • Água: em período de crescimento, o solo precisa ficar úmido. Depois do período de floração, é possível diminuir a água, bem como no inverno.
  • Temperatura: a flor Brinco de Princesa é uma planta que gosta de temperaturas amenas, como de 21ºC. No inverno, tolera temperaturas de 10ºC, por exemplo.
Flor Brinco de Princesa como cuidar
A flor Brinco de Princesa é uma planta mais acostumada com o clima frio, porém, se adaptou muito bem ao clima do Brasil.

Qual o significado da flor Brinco de Princesa?

A flor Brinco de Princesa possui diversos significados e, dentro da simbologia das flores e da terapia floral, os principais deles estão voltados para a linguagem e beleza que as cores representam.

A planta, com toda sua delicadeza e encanto, significa nobreza, elevação, elegância, graça e superioridade. É uma das flores que representa o Rio Grande do Sul, já que se adapta bem a ambientes e climas mais frios. É bem caracterizada pelo inverno gaúcho, é de fácil cultivo, extrema beleza e muito comum em jardins ornamentais. 

No Sul, a flor Brinco de Princesa consegue resistir bem às mudanças de temperatura sem perder sua beleza, formosura e sem murchar. É encontrada em diversos lugares do Brasil e suas essências também podem ser usadas em vários tipos de terapias diferentes, para curar problemas emocionais, despertar a positividade, alegria e serenidade para quem precisa e passa por momentos difíceis.

Esperamos que o artigo sobre a flor Brinco de Princesa tenha sido útil! Aproveite que está pelo nosso blog e leia também sobre as Begônias!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *