Flor de Cera: espécie, cuidados e dicas!
A flor de Cera é conhecida por várias pessoas devido a sua beleza e, é verdade, não dá para negar que é uma planta bem diferente. As suas folhas pequeninas, com o centro de cores diferentes trazem um charme a mais para essa planta trepadeira.
Com o nome científico de Hoya Carnosa e também conhecida como flor de Porcelana, a flor de Cera (que também pode ser escrita como flor-de-cera) é uma trepadeira que tem sua origem na Ásia, em países como China, Japão, Laos e Taiwan.
Porém, devido a sua grande popularização, é facilmente comercializada no Brasil e, atualmente, é possível encontrar mais de 50 espécies dessa planta aqui no país – das mais de 530 espécies existentes em todo o mundo.
Se você quer entender mais sobre a flor de Cera, suas características, cuidados, espécies e dicas extras para o cultivo, não perca tempo! Continue lendo esse artigo até o final!
Taxonomia da flor de Cera
- Reino: Plantae;
- Divisão: Angiospermas;
- Classe: Eudicotiledóneas;
- Ordem: Gentianales;
- Família: Asclepiadaceae;
- Gênero: Hoya
- Espécie: cerca de 530 espécies catalogadas até o momento.
Características da flor de Cera
A flor de Cera é uma planta perene e que tem um período de floração intensificado durante as estações do verão e primavera. Por esse mesmo motivo, é uma planta que prefere climas puxados para o Mediterrâneo – ou seja, marcado por verões mais quentes, secos e suaves, com temperaturas acima da média.
Devido ao seu grande valor ornamental, ela chama bastante atenção nos jardins, inclusive, por serem bastante delicadas apesar de suportarem grandes ciclos de altas temperaturas.
Um outro fator interessante é a coloração da flor de Cera. Seu nome se dá, justamente, por ser uma flor branca ou rosada com detalhes em rosa ao centro. Suas hastes são longas e ajudam no formato que a planta vai adquirindo conforme vai crescendo – um formato arredondado, como se fosse uma bola.
Também pode ser uma planta aromática e, nesse sentido, exala um aroma que por muitos é considerado adocicado e costuma ficar mais forte durante o período da noite.
A respeito do local para o plantio da flor de Cera, é importante ressaltar que essa é uma planta que se adapta bem a diferentes ambientes, desde que esteja pendente. Assim, é fundamental que ela tenha um suporte para todos os seus caules.
Um exemplo para isso é usar fios de arame podem ser usados para isso, é uma forma de garantir sustentação da planta e seu crescimento, por consequência.
Como plantar a flor de Cera?
A flor de Cera pode ser plantada tanto como muda quanto como semente. É uma planta que exige, no entanto, alguma atenção relacionada ao suporte, solo e quantidade de umidade e podas – falaremos melhor sobre esses pontos abaixo.
Um outro ponto é que também existem algumas pragas que podem ser muito comuns nessa espécie (como pulgões, cochonilhas e ácaros) e, por isso, ela precisa de bastante observação – mesmo que os cuidados sejam tranquilos.
Além disso, seu crescimento costuma ser lento mas pode ser bastante facilitado pelo suporte para suas hastes. Uma outra forma de ajudá-la nesse sentido, para além do arame já citado acima, é fazer o seu plano em treliças, pergolados ou grades também.
Flor de Cera: como cuidar?
Em relação aos cuidados com a flor de Cera, é importante lembrar que não são muitos e que é uma planta bastante tranquila e que se adequa a diferentes locais – mas, claro, ela tem suas preferências. Acompanhe abaixo!
Clima
Sendo uma flor que tem origem na Ásia, a flor de Cera é uma planta que prefere meia-sombra ou luz difusa. Se não for possível, mantenha-a por pelo menos algumas horas em contato com o sol indireto.
Porém, cuidado, apesar de ser uma planta que se dá bem com ambientes quentes, o sol, quando muito forte, pode queimar suas flores.
Solo
O substrato ideal para a flor de Cera é aquele mais fofinho e drenável também. É importante, inclusive, lembrar de usar areia ao fundo do vaso para realmente garantir uma boa capacidade de escoamento de água.
Poda
A poda da flor de Cera está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo de 6 em 6 meses, a depender da evolução e desenvolvimento da planta.
Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Regas
As regas da flor de Cera devem ser espaçadas e feitas somente quando o solo estiver seco. No entanto, durante o período mais quente, ela exige água de forma mais constante – podendo ser feita a cada 4 dias.
Adubação
A adubação da flor de Cera pode ser feita sem problemas. Nesse caso, é possível utilizar a formulação de NPK 10-10-10. No geral, adubos enriquecidos com potássio e fósforo são ótimos para a planta, principalmente, na etapa de floração.
Esperamos que o artigo sobre a flor de Cera tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a suculenta teia de aranha!
Deixe um comentário