Flor de Hibisco: chá, propriedades e cultivo
Você tem um jardim e está buscando mais flores para equilibrar as tonalidades e ter uma variedade maior de espécies? Então, te recomendamos a flor de Hibisco! Já que, além de linda, é uma flor que não precisa de tanta manutenção.
A flor de Hibisco é uma ótima opção para se ter em casa também por ser muito usada no preparo de chás. Por conta de suas propriedades medicinais, o chá de hibisco é um dos mais recomendados para tratamentos de pressão alta, por exemplo.
Para conhecer mais curiosidades e como cultivar a flor de Hibisco, continue lendo o artigo abaixo!
Taxonomia da flor de Hibisco
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Malvales
- Família: Malvaceae
- Gênero: Hibiscus
- Espécies: Hibuscus rosa-sinensis
Características da flor de Hibisco
A flor de Hibisco possui características arbustivas e é considerada pela botânica como uma pequena árvore, chegando a até 3 metros de altura.
Possui folhas ovadas e lanceoladas, de cor verde com leve brilho, e bordas dentadas bem irregulares. As flores são dobradas e solitárias em cada ramo, possuindo um epicálice – região que fica entre o cálice da planta (onde ficam as sépalas), que possuem de 6 a 9 segmentos.
As pétalas são de tamanho médio, medindo de 6 a 12 cm de comprimento e podem ser encontradas nas cores rosa, roxa ou vermelha, além de algumas variações. O fruto da planta tem forma de cápsula ovóide e possui um cálice bastante persistente.
Como cultivar a flor de Hibisco?
Pode ser um pouco difícil encontrar as sementes da flor de Hibisco para o plantio, mas em alguns lugares especializados, é possível encontrar a matriz da flor – principalmente em floriculturas grandes. O cultivo das mudas e matrizes deve ser feito em locais onde a temperatura é amena, já que a planta se desenvolve bem em temperaturas entre 15 e 21°C.
A flor de Hibisco em si é uma planta que gosta bastante do calor, mas não necessariamente de exposição direta aos raios solares. Gosta de luminosidade e resiste bem aos períodos mais frios, portanto, pode ser cultivada em jardins externos sem problemas.
O preparo do solo deve ser feito com muitos fertilizantes e nutrientes. Portanto, antes de plantar, a terra precisa ser nutrida e estar, de preferência, úmida. O espaço de outras plantas deve ser de pelo menos 40 cm de distância e a sua profundidade também.
Muitos insetos costumam colocar ovos dentro da flor e, normalmente, essas lagartas e larvas comem as flores e folhas do Hibisco. Dessa forma, o ideal é sempre manter a planta bem podada e regar diariamente, principalmente, no verão.
Onde comprar a flor de Hibisco?
É bastante fácil e bem mais comum encontrar a flor para ser vendida já seca, para o preparo do chá – como normalmente a planta é consumida.
Porém, para comprar as mudas ou matrizes da planta, é preciso pesquisar um pouco mais e ir a lojas especializadas, como mencionamos acima. Em lojas online e algumas floriculturas maiores, é possível encontrar a muda da flor de Hibisco por valores próximos a R$ 50.
O chá da flor de Hibisco e seus benefícios!
As flores de Hibisco possuem um aroma e sabor muito agradáveis. O chá ficou muito conhecido por quem possui um estilo de vida saudável e gosta de tomar a infusão das flores secas da planta. De acordo com alguns estudos, o chá da flor do Hibisco pode ser um grande aliado para prevenir diversas doenças, inclusive.
Alguns de seus benefícios envolvem a perda de peso, ativos anti-inflamatórios e propriedades antioxidantes. Além disso, o chá da flor de Hibisco pode ser usado para prevenção de problemas no fígado e tratamento de pressão alta.
O uso moderado do chá da flor de Hibisco pode ajudar também a prevenir o envelhecimento precoce, diminuir a pressão arterial e também reduzir os riscos de câncer, devido às suas altas concentrações de antioxidantes.
Contraindicações do chá da flor de Hibisco
Toda e qualquer coisa, se consumida em excesso, pode se tornar um problema. No caso do chá da flor de Hibisco, não é diferente. O Hibisco pode reduzir os níveis do hormônio feminino (chamado estrogênio) e, dessa forma, não é recomendado para pessoas que fazem reposição hormonal ou que tomam anticoncepcionais, por exemplo.
No caso de gestantes e lactantes, o uso do chá de Hibisco também deve ser evitado, devido a riscos de abordo, ação diurética e mutações genéticas.
Além disso, o consumo excessivo do chá da flor de Hibisco pode causar:
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Hipotensão;
- Câimbras.
Por isso, se o seu objetivo é tomar chá de Hibisco para emagrecimento, por exemplo, é recomendado que tome cuidado com a quantidade.
Como fazer o chá de Hibisco?
Para que o consumo do chá seja saudável, você pode consumir uma ou duas xícaras de 200 ml por dia. A melhor forma para a sua preparação é a infusão, através dos seguintes passos:
- Coloque 1 litro de água em uma panela ou canecão;
- Deixe ferver e, depois que o fogo estiver desligado, adicione a flor de Hibisco;
- Deixe a mistura repousar por até 10 minutos e coe.
- Se preferir tomar o chá gelado, deixe-o na geladeira por 6 horas.
Agora que você já sabe como cultivar a flor de Hibisco e preparar o chá através dela, aproveite para consumir essa iguaria super saudável. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil! Aproveite e leia também sobre a flor Primavera!
Deixe um comentário