Conhece a Flor Kalanchoe ou flor da Fortuna?
A flor Kalanchoe é uma daquelas espécies mega coloridas e que fazem uma super diferença nos jardins, principalmente, por sempre deixar tudo mais bonito e agradável. Para quem gosta desse tipo de planta com cores mais vivas, a também conhecida “flor da Fortuna” pode ser um ótimo investimento.
Também chamada de Erva-da-Costa e Coreana, a flor Kalanchoe é super resistente ao calor e também suporta um bom período sem água, o que pode ser ótimo para quem está pensando em montar um projeto paisagístico em um jardim na área externa.
Se você, logo de cara, já se interessou por essa espécie de planta e quer saber mais sobre a flor Kalanchoe, é só continuar acompanhando todos os detalhes no artigo abaixo. Boa leitura!
Taxonomia da flor Kalanchoe
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe 2: Magnoliopsida;
- Ordem:Saxifragales;
- Família: Crassulaceae;
- Gênero: Kalanchoe
- Espécie: são cerca de 133 espécies reconhecidas atualmente.
Algumas das espécies da flor Kalanchoe
Já que citamos sobre as mais de 130 espécies da flor, nada mais justo que listá-las para conhecimento. Todas essas espécies foram retiradas da Enciclopédia Livre.
- Kalanchoe abrupta Balfour
- Kalanchoe adelae Raym.-Hamet
- Kalanchoe alticola Compton
- Kalanchoe ambolensis Humbert
- Kalanchoe angolensis N.E.Br.
- Kalanchoe angustifolia A. Rich.
- Kalanchoe arborescens Humbert
- Kalanchoe aromatica H. Perrier
- Kalanchoe aubrevillei Cufod.
- Kalanchoe ballyi Raym.-Hamet ex Cufod.
- Kalanchoe baumii Engl. & Gilg
- Kalanchoe beauverdii Raym.-Hamet
- Kalanchoe beharensis Drake
- Kalanchoe bentii C.H. Wright
- Kalanchoe bergeri Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe bipartita Chiov.
- Kalanchoe bitteri Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe blossfeldiana Poelln.
- Kalanchoe boisii Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe boranae Raadts
- Kalanchoe bouvetii Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe brachycalyx A.Rich.
Características da flor Kalanchoe
As diversas espécies da flor Kalanchoe mostram que é uma planta bastante popular e conhecida. Inclusive, mesmo sem saber o nome, você provavelmente já deve ter visto alguma pessoalmente – em festas, decorações de casas e, em alguns casos, até em cemitérios também.
É uma planta que pode ser encontrada em diversas tonalidades, como já comentado. No entanto, as principais e mais famosas são as Kalanchoes laranjas, vermelhas, amarelas, rosas, lilás e também as brancas.
É uma espécie de flor muito fácil de ser cultivada e mantida. Isso acontece, principalmente, por ser bastante resistente ao calor e por suportar longos períodos sem água – o que colabora com as pessoas que têm uma rotina mais atarefada e com pouco tempo para cuidar das plantas.
O período de floração da flor Kalanchoe acontece, normalmente, na época de inverno e dura até o fim da primavera. São nesses momentos que a planta se desenvolve bem e pode crescer bastante – apesar de não passar dos 40 cm.
Além da flor Kalanchoe em tamanho normal, também é possível encontrar as chamadas mini Kalanchoe (cujo nome científico é Kalanchoe Blossfeldiana). Essa tipificação menor é muito usada para decoração em locais menores e até enfeites de mesa. Atinge no máximo 20 cm de altura e tem uma floração também abundante, apesar de suas flores serem um pouco menores.
É uma flor facilmente encontrada em floriculturas ou lojas especializadas em paisagismo. Sua utilização acontece bastante como forração e bordadura para os canteiros, além de ser usada em janelas ou fachadas em arranjos.
Significado da flor Kalanchoe
Um ponto interessante entre as características da flor Kalanchoe é ser chamada popularmente de flor da Fortuna. Por esse motivo, ela pode ser cultivada pelo o que representa e também para atrair prosperidade financeira.
Seu significado pode estar atrelado à felicidade e melhorias de vida e, também por isso, é muito utilizado como forma de presentear pessoas queridas. Se você ganhou uma flor Kalanchoe, no caso, a pessoa que te presenteou provavelmente te deseja toda e a maior felicidade do mundo.
Como cuidar da flor Kalanchoe?
Agora que já falamos sobre as características principais da flor Kalanchoe, é o momento de entrarmos nos tópicos sobre cuidados. Anteriormente, inclusive, já demos alguns spoilers indicando que ela é uma planta fácil de ser cuidada.
Porém, temos mais informações importantes sobre ela. Vamos lá?
- Clima: o clima ideal para a flor Kalanchoe é o tropical, principalmente, por se dar bem em locais que são mais quentes e úmidos. Em relação à exposição ao sol, não há muitos problemas e é uma planta que aceita bem a luminosidade frequente – no entanto, é sempre bom tomar cuidado com temperaturas muito altas para que suas flores não queimem.
- Rega: as regas da flor Kalanchoe podem variar conforme a estação do ano. No caso, quando se trata do inverno, o ideal é regá-la apenas 1 vez por semana. Em épocas mais quentes, no caso, aumente a frequência e faça o processo 2 vezes na semana.
- Solo: a flor Kalanchoe prefere solos que sejam drenáveis, justamente por gostar bastante de climas mais úmidos. Além disso, prefere solos mais porosos e que sejam ricos em matéria orgânica.
- Poda: não há restrições em relação a poda da flor Kalanchoe, no entanto, você pode optar por tirar as flores mais murchas ou as hastes secas. É sempre importante manter o vaso limpo também.
- Adubação: a flor Kalanchoe aceita adubações anuais e esse processo é bastante importante para o seu desenvolvimento. O ideal é utilizar farinha de ossos, mamona e fertilizantes químicos como aqueles NPK.
Não há desculpas para não conhecer e plantar a flor Kalanchoe, não é mesmo? Além de linda, ela com certeza vai deixar seu jardim muito mais colorido.
Esperamos que o artigo tenha sido útil e, qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a suculenta Orelha de Shrek!
Deixe um comentário