Como cuidar e fazer muda da flor Trombeta de Anjo?

5
(12)

A flor Trombeta de Anjo é mais uma daquelas em que o nome faz bastante jus ao seu formato. No caso, essa espécie leva esse nome, justamente, por se assemelhar bastante com uma trombeta – instrumento de sopro formado por um tubo de metal longo e afunilado na extremidade.

A flor, que também pode ser chamada de Trombeteiro, Babado, Cartucheira, Datura, Saia-branca e outros nomes, pode ser muito utilizada em jardins com bom espaço disponível, já que, como são arbustivas, seu tamanho pode chegar a cerca de 3 metros de altura.

No entanto, seu uso para paisagismo tem muitas controvérsias! Falaremos sobre elas ao decorrer do artigo.

Se você já gostou da flor Trombeta de Anjo e quer saber como seus cuidados e como fazer muda de uma espécie como essa (caso tenha encontrado na rua – o que é bastante comum), continue lendo o artigo abaixo e aproveite as dicas!

Taxonomia da flor Trombeta de Anjo

  • Reino: Plantae;
  • Classe 1: Tracheophytes;
  • Classe 2: Angiospermas;
  • Classe 3: Eudicots;
  • Classe 4: Asterídeas;
  • Ordem: Solanales;
  • Família: Solanaceae;
  • Gênero: Brugmansia;
  • Espécie: Brugmansia Suavelons. 

Características da flor Trombeta de Anjo

A flor Trombeta de Anjo, como já mencionado, é uma espécie arbustiva grande e ereta, que pode chegar tranquilamente aos seus 3 metros de altura, com no mínimo 2. Suas flores tem formato de trombeta e ficam, normalmente, penduradas com a “boca” para baixo.

Espécie considerada brasileira, cada flor pode chegar a cerca de 30 centímetros de comprimento e pode ser encontrada nas cores amarela e branca – mas também há algumas espécies híbridas com tons rosados e com formato dobrado.

For Trombeta de Anjo é venenosa?

Um ponto super importante da flor Trombeta de Anjo é que é uma planta tóxica e também pode ser considerada narcótica, apesar de ter alguns componentes que fazem com que a planta seja considerada medicinal (é bastante usada como princípio ativo de fármacos contra mal de Parkinson, problemas cardíacos, infecções do tipo urinária e etc).

A flor Trombeta de Anjo é considerada narcótica, por outro lado, devido a possibilidade de sua ingestão causar vômitos, náuseas, febre, taquicardia, algumas alucinações e também há ocorrência de dilatação das pupilas. Por isso, caso você for cultivá-la, é importante que verifique se esse plantio está liberado em sua cidade.

Quando utilizada fora do alcance de crianças ou animais e para fins apenas decorativos, acaba sendo uma planta ótima para ser usada em jardins maiores – como foi citado acima – por conta de sua beleza e perfume adocicado e intenso.

Como planta ornamental, é muito utilizada no exterior e pode atrair muitas borboletas como suas polinizadoras. Além disso, seu cultivo tem melhores resultados quando for feito em regiões tropicais ou subtropicais – no Brasil ou no mundo.

Plantio e cuidados com a  flor Trombeta de Anjo

Agora que você já sabe as características principais da flor Trombeta de Anjo, vamos falar um pouco sobre os cuidados específicos que são necessários ao lidar com essa espécie.

  • Clima: o clima ideal para a flor Trombeta de Anjo é o tropical e subtropical, já que aprecia bastante calor e umidade (por isso, inclusive, é possível encontrar uma flor como essa na beira de riachos). Em relação à exposição ao sol, o ideal é plantá-la em locais de meia sombra.
  • Rega: as regas da flor Trombeta de Anjo devem ser regulares e o ideal é sempre manter o solo levemente úmido, já que gosta de umidade.
  • Solo: o solo ideal para plantar a flor Trombeta de Anjo é um solo fertil e que tenha bastante matéria orgânica natural (como casca de frutas e farinha de ossos, por exemplo). Além disso, é importante que o substrato seja arenoso e bastante drenável.
  • Poda: não há restrições em relação a poda da flor Trombeta de Anjo, por isso, o ideal é fazer o processo para controlar seu tamanho, principalmente, após a floração.
  • Adubação: no caso da adubação da flor Trombeta de Anjo, é possível fazer as adubações anteriormente ao seu período de floração. No caso dessa espécie, um adubo químico pode funcionar. 

Como fazer muda dessa flor?

Para fazer as mudas da flor Trombeta de Anjo é possível fazer uso de sementes. Essas sementes podem ser cultivadas em potes ou em qualquer recipiente que seja individual. Para o plantio, você pode utilizar um substrato leve proveniente da mistura de terra de canteiro e areia.

Após esse processo, é importante regar as sementes da flor Trombeta de Anjo e deixá-la em cultivo protegido. Para colocá-la em contato com o sol, o ideal é esperar que atinja, pelo menos, os 30 centímetros de altura.

Já no caso de fazer mudas de plantas que já são adultas, o processo pode ser feito através de estacas de ramos. Para isso, você vai precisar:

  • Retirar um ramo da planta;
  • Cortar cerca de 30 centímetros dele;
  • Eliminar as folhas de sua base e cortar as demais que estiverem no meio;
  • Depois disso, coloque em recipientes com um substrato leve;
  • Regue o substrato com frequência e espere alguns dias até que a planta crie resistência;
  • E pronto! Sua muda está feita.

E então? Gostou do artigo sobre a flor Trombeta de Anjo? Lembre-se de fazer o cultivo dessa flor de forma cuidadosa e pesquisar antes se há permissão para isso em sua cidade. Além disso, deixe longe das crianças e dos animais de estimação.

Se tiver tempo e quiser continuar lendo os conteúdos do blog, aproveite e dê uma olhada na flor Rabo de Gato!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *