Como cultivar a flor Violeta?
Para quem gosta de flores para cunho decorativo, a flor Violeta é uma ótima opção. Essa planta pode ser cultivada em janelas, sendo uma das mais procuradas na decoração de casas e apartamentos.
As violetas têm pequenas flores coloridas, enquanto suas folhas são redondas e intensamente verdes. Além disso, essa flor tem cerca de 15 centímetros de tamanho e suas variedades ultrapassam cerca de 250 espécies.
No mercado brasileiro, as violetas podem ser encontradas com pétalas brancas, roxas ou mesmo bicolores. Se pretende decorar a sua casa de forma suave e romântica, iremos ensiná-la a cuidar das violetas de forma simples e agradável.
Acompanhe o artigo abaixo!
Taxonomia da flor Violeta
- Reino: Plantae
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Malpighiales
- Família: Violaceae
- Gênero: Viola
Característica da flor Violeta
A flor Violeta tem significados que remetem a lealdade, modéstia e simplicidade. É uma flor proveniente da Europa, cuja idade é centenária.
Essa planta floresce normalmente no final do inverno e dura até o fim do verão. Porém, quando bem cuidadas e desenvolvidas, elas podem ficar floridas durante todo o ano.
A flor Violeta dificilmente irá crescer bem em locais que são muito quentes e secos. Se você mora em um lugar de temperatura mais alta, é possível utilizar bandejas ou baldes com cascalhos úmidos para melhorar a umidade do ar e ajudar a flor Violeta.
O cuidado adequado com as violetas levará a um crescimento forte e saudável dessas flores. Então, quando você perceber que ela não está se desenvolvendo também, busque trocá-la de lugar ou aumentar a umidade no espaço.
Inclusive, embora as violetas sejam vendidas em vasos de plástico, os especialistas em paisagismo e horticultura recomendam mover as mudas ou flores com raízes para um vaso de barro, já que ajudam a absorver a umidade que a planta pode armazenar.
Como cultivar Violetas?
A flor Violeta pode ser cultivada no solo, vaso, carvão e até em garrafa PET, por exemplo. Em cada um desses lugares existem especificidades para o plantio, no entanto, os cuidados são parecidos entre si.
No caso do plantio em vaso:
- Deixe uma camada mais fina de pedrinhas no fundo vaso de barro, idealmente, com mais de 12 cm de altura;
- Acrescente a mistura de terra comum, terra vegetal e um pouco de vermiculita até metade do vaso;
- Coloque a muda no centro do vaso e termine de encher com o restante de substrato;
- No fim, regue bem até que a água escorra para baixo.
Os passos não são diferentes quando a flor Violeta for plantada em solo, por exemplo. Porém, é necessário prestar atenção no espaço escolhido. É necessário que tenha meia-sombra por um período de tempo e que o solo esteja rico em matéria orgânica.
Cuidados com a flor Violeta
Em relação aos cuidados, são os seguintes:
Rega
A rega da flor Violeta irá depender do lugar em que ele está. Se for em vaso, você pode regá-la 2 vezes na semana (no verão) e deixar água no prato. Se a flor estiver plantada em solo, regue 3 vezes na semana nos períodos mais quentes.
Iluminação
É muito chato levar para casa um vaso lindo de uma flor Violeta e, em poucos dias, essas flores murcharem ou se tornarem opacas, não é?
Um dos motivos para isso é que a flor Violeta precisa de muita luz para florescer e se desenvolver, no entanto, não suportam sol direto. Portanto, preste atenção se o seu vaso está em um local fresco e claro, mas longe da luz solar.
O conselho é mantê-lo dentro de casa pelas janelas claras da casa, mas sempre protegido da luz solar direta.
Nutrição
A flor Violeta é uma planta sensível à fertilização com adubos químicos. Apenas os nutrientes contidos condicionados ao solo “Classe A” são suficientes para nutrir suas raízes.
No entanto, se o plantio for realizado no solo, os nutrientes podem ser reforçados com fontes naturais: cinzas grelhadas peneiradas, casca seca e moída em um liquidificador, esterco curtido e moído, húmus de minhoca, etc.
Se NPK for usado no processo de adução, prefira formulações de baixo nitrogênio, como o 04-14-08 (porcentagem da formulação são: 4% nitrogênio, 14% fósforo e 8% potássio). O nitrogênio, embora seja um nutriente de crescimento, pode acabar queimando as raízes da Flor Violeta.
Esta formulação deve ser misturada em um condicionador de solo antes do plantio. Além disso, as folhas da flor Violeta possuem pelinhos que evitam o acúmulo de excesso de água nas folhas, o que é uma medida natural da planta para evitar o melaço das folhas.
Assim, se o fertilizante for foliar, ele não é absorvido pelas folhas, escoa o solo e é absorvido pelas raízes. A fertilização foliar é considerada a mais eficaz e, portanto, a mais adequada para vasos de plantas.
Gostou do nosso conteúdo? Então, fique atento ao nosso blog e se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro das próximas postagens! Aproveite e leia também sobre a Orquídea!
Deixe um comentário