Como cuidar da Medinilla Magnifica?
Você gosta de plantas arbustivas e que, ao mesmo tempo, tem grande poder ornamental? Se sim, saiba que a Medinilla Magnifica (também conhecida popularmente como “uva-rosa” devido às suas flores) pode ser uma ótima opção para você ter em seu jardim.
Com a capacidade de também ser usada como uma planta de corte, essa espécie apresenta ramos quadrangulares, eretos e pouco ramificados. Acompanhando cada um deles, folhas grandes, opostas e com uma espécie de cera por cima – o que dá a elas um brilho especial – podem ser encontradas.
Sua origem é atribuída às Filipinas e, também por esse motivo, não tolera frio muito intenso e necessita de um substrato que deve ser mantido úmido com frequência – porém, sem exageros devido a possibilidade de apodrecimento de suas raízes.
Gostou desta espécie desde já? Se sim, e se você quer entender melhor sobre a Medinilla Magnifica, os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final.
Boa leitura!
Taxonomia da Medinilla Magnifica
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Clado: Traqueófitas;
- Clado: Angiospermas;
- Clado: Eudicotiledóneas;
- Clado: Rosídeos;
- Família: Melastomataceae;
- Gênero: Medinilla;
- Espécie: Medinilla Magnifica.
Medinilla é um gênero presente na família Melastomataceae e é caracterizado, principalmente, pelas suas espécies de arbustos perenes – inclusive, cipós também.
Existem, atualmente, cerca de 400 espécies de plantas com flores dentro da família que a Medinilla Magnifica pertence. São nativas, normalmente, de regiões tropicais – entre África, Madagascar, Ásia e ilhas do Oceano Pacífico também.
Além disso, como citado, são plantas perenes – ou seja, tem seu ciclo de vida longo e podem viver até mais de dois anos a depender dos cuidados direcionados a elas. Um outro ponto relevante é que, no caso desse tipo de planta, as folhas não caem.
Atualmente, entre as 400 já citadas, temos as seguintes espécies:
- Medinilla acuminata;
- Medinilla arboricola;
- Medinilla assamica;
- Medinilla astronioides;
- Medinilla banahaensis;
- Medinilla beamanii;
- Medinilla brevipendunculata;
- Medinilla clemetis;
- Medinilla congesta;
- Medinilla cordata;
- Medinilla cummingii;
- Medinilla curtisii;
- Medinilla dolichophylla;
- Medinilla erythrophylla;
- Medinilla Fengii;
- Medinilla formosana;
- Medinilla fuligineo-glandulifera;
- Medinilla sedifolia;
- Medinilla septentrionalis;
- Medinilla speciosa;
- Medinilla Theresa;
- Medinilla venosa Indonésia;
- Medinilla waterhousei;
- Etc.
Características da Medinilla Magnifica
Também conhecida como uva-rosa devido ao formato de suas flores (que mais parecem cachos de uvas na coloração rosa clara e/ou pink), a Medinilla Magnifica pode atingir cerca de 2 metros de altura em todo o seu ciclo de vida perene.
As flores da Medinilla Magnifica são pendentes e surgem, majoritariamente, durante as estações da primavera e do verão. Além disso, são bem duráveis e podem chegar a cerca de 30 centímetros de comprimento quando bem cuidadas.
Durante o período de floração, inclusive, é bastante relevante inserir na rotina o processo de adubação – o que gera bastante estímulo para que ela continue florindo.
Em relação a luminosidade, falaremos melhor a frente, mas já é interessante ressaltar que é uma planta que deve ser cultivada em meia sombra. Além disso, como comentado no início do artigo, não tolera frio e isso deve ser um ponto de atenção ao resolver cultivá-la fora de casa.
Ainda nesse ponto, é importante atentar-se ao espaço disponível que a Medinilla Magnifica terá para crescer e se desenvolver, já que é uma planta que atinge um bom tamanho.
A pulverização da folhagem com certa regularidade é um ponto que pode ser bastante relevante no crescimento da Medinilla Magnifica. Para isso, utilize água não calcária – o que evita manchas nas suas folhas cerosas.
Inclusive, devido a leve camada de cera em cada uma de suas folhas, é interessante que essa espécie seja limpa com certa frequência – já que o pó cotidiano pode acumular nessas áreas e dar a ela uma aparência menos vistosa com o tempo.
Como cultivar a Medinilla Magnifica?
Fonte: TurboSquid
É possível encontrar as mudas da Medinilla Magnifica em lojas de paisagismo e floriculturas maiores.
Por ser uma espécie não tão popular aqui no Brasil, pode ser sim que você se depare com certa dificuldade para a compra. Propaga-se através de sementes, estacas e divisão por estaquia também.
O cultivo da Medinilla Magnifica pode acontecer direto na terra ou em vasos – desde que tenham um tamanho médio para comportá-la bem. Além disso, não há preferência por material – podendo ser vasos de plástico, cerâmico ou barro.
A camada de drenagem e o substrato mais fértil, inclusive, é bastante importante para o plantio da Medinilla Magnifica. Por ser uma espécie que gosta de umidade, é bom garantir que toda a água seja drenada da melhor forma para que não acumule nas raízes.
Além disso, em relação a preços, é possível encontrar uma muda da Medinilla Magnifica a partir de R$ 70, podendo chegar até R$ 180 a depender do seu tamanho.
Como cuidar da Medinilla Magnifica?
Fonte: Mercado Verde
Eba! Chegamos no momento de falarmos mais especificamente sobre os cuidados e processos importantes para o cultivo da Medinilla Magnifica.
Como mencionado no começo do artigo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes outros cuidados!
Clima
A Medinilla Magnifica prefere locais com temperatura estável e boa umidade, dessa forma, se dá muito bem com o clima equatorial, oceânico, tropical e subtropical também.
Porém, é uma espécie que tem baixa resistência ao frio. Esse é um ponto importante para avaliar antes de decidir o local do plantio.
Além disso, é uma planta que deve ser cultivada, preferencialmente, em meia sombra. Porém, também aceita luminosidade difusa e não direta. Tem apreço pelo sol, porém, suas folhas são delicadas e isso pode fazer com que fiquem queimadas quando há um contato muito direto.
Solo
O substrato ideal para a Medinilla Magnifica precisa ser fértil, enriquecido com matéria orgânica e drenável também – além de ser interessante mantê-lo úmido com frequência.
Uma mistura ideal para o seu solo pode ser feita através de terra vegetal, vermiculita, casca de pinus triturada, esterco e húmus de minhoca. Para deixá-lo ainda mais drenável, a argila expandida pode ser incluída no fundo do vaso.
Poda
A poda da Medinilla Magnifica é necessária para limpeza e caso você queira potencializar o crescimento da planta.
Dessa forma, e ainda mais devido ao seu uso como parte da decoração, sempre reserve um tempo para tirar as folhas secas e danificadas.
Regas
As regas da Medinilla Magnifica são consideradas moderadas e, por isso, devem ser feitas 3 vezes na semana quando a estação for mais quente.
Em geral, é interessante manter seu substrato mais úmido. Apenas tome cuidado para não encharcar a planta, o que gera apodrecimento das raízes.
Adubação
A adubação da Medinilla Magnifica é bem-vinda durante a primavera e verão, principalmente, pois são nesses períodos que a floração acontece. Para isso, você pode utilizar adubos orgânicos de sua preferência.
Esperamos que o artigo sobre a Medinilla Magnifica tenha sido útil e que você comece a cultivá-la em sua casa. Qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários.
Aproveite o tempo no blog e leia também sobre o Cacto Orquídea!
Deixe um comentário