Planta Azedinha ou Vinagreira: usos e benefícios!
Seguindo a linha de plantas PANC, ou seja, Plantas Alimentícias Não Convencionais, hoje vamos falar sobre a planta Azedinha, uma planta que é muito conhecida por ser oxidante, cujo nome científico é Rumex Acetosa.
Além de ser conhecida pelos os nomes acima citados, você também pode encontrar essa planta sendo chamada de erva vinagreira, azeda brava, vinagreira ou apenas azeda. Essa espécie é conhecida, principalmente, por ser uma hortaliça muito nutritiva e que possui diversas vitaminas importantes para a saúde.
Um outro ponto é que a Azedinha é conhecida e consumida há muitos anos por estar relacionada ao emagrecimento e a dietas. Por isso, países europeus e asiáticos, inclusive, podem fazer uso dessa planta de forma frequente.
Se você gostou do tema e quer saber mais sobre como incluir a Azedinha ou Vinagreira na sua alimentação, é só continuar acompanhando o artigo abaixo. Nele, vamos te contar sobre os benefícios dessa planta e também te dar dicas sobre receitas para prepará-la.
Taxonomia da planta Azedinha
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Caryophyllales;
- Família: Polygonaceae;
- Género: Rumex;
- Espécie: Rumex Acetosa.
Características da planta Azedinha
Fonte: Blog Plantei
A planta Azedinha possui um efeito ácido e, por isso, pode ser usada no tratamento de desconfortos estomacais. Por ela ser muito versátil, inclusive, é possível usar de várias formas na alimentação mas, ao mesmo tempo, também como uma planta medicinal.
Sua origem está atrelada a Portugal, especificamente na região da Península Ibérica. Hoje em dia, inclusive, pode ser encontrada abundantemente na Europa, Ásia, Norte da África e Austrália também.
É uma planta de talo reto e com características de estiolamento, podendo atingir cerca de 1 metro de altura com tranquilidade, além de ter um leve tom avermelhado em sua base.
Normalmente, a planta Azedinha se devolve melhor em solos úmidos, já que suas raízes, por serem lenhosas, se agarram com facilidade a esse tipo de substrato. As folhas da planta são carnosas e podem ser consumidas sem nenhum problema.
O sabor da planta Azedinha, como o próprio nome já diz, é mais puxado para o azedo e, por isso, ela deve ser preparada com cuidado para que o sabor não fique tão presente na comida.
Os solos que mais propiciam o aparecimento da planta Azedinha são os úmidos, com zonas de sombra e perto de águas correntes. No entanto, ela também consegue se adaptar a solos mais secos e sobreviver bem.
Quais as propriedades da planta Azedinha?
Quando pensamos nas propriedades da planta Azedinha, é possível mencionar algumas importantes. Uma delas é que, além de ser rica em vitamina C, aspectos como ferro e fibras também estão presentes na planta.
Além disso, também há diversas outras propriedades e benefícios. Acompanhe a lista abaixo!
- Contém certas quantidades ácido oxálico (um agente limpador) e, apesar de ser positivo, não pode ser ingerido em excesso;
- Contém propriedades que ajudam em momentos de desconforto estomacal;
- É rica em vitamina C e, por isso, colabora com a formação de radicais livres do nosso corpo, além de ter uma ação oxidante;
- Tem bastante fibra alimentar, o que pode colaborar bastante com pessoas com problemas cardíacos, com colesterol e diabetes também;
- A planta Azedinha também pode ter propriedades laxantes e desintoxicante;
- Possui também propriedades anti-inflamatórias e ajuda no controle de problemas intestinais;
- É rica em magnésio e potássio;
- Tem propriedades diuréticas e adstringentes no organismo.
Por fim, é importante ressaltar que a planta Azedinha não é recomendada para pessoas com reumatismo, gota, pedra nos rins, gestantes e lactantes.
Como preparar receitas com a Azedinha?
Fonte: Agro 20
Como já mencionado, a planta Azedinha pode ser utilizada em diversos tipos de receita, sendo consumida crua, refogada e etc. Uma das receitas mais tradicionais com a planta, no entanto, é uma sopa – chamada de sopa de Azedinha.
Para fazer essa receita, você irá precisar de:
- Maços de azedinha (a depender da quantidade de sopa)
- 2 pepinos
- Dentes de alho
- Suco de limão,
- 2 gemas de ovo
- Limão e sal.
Depois de separar os ingredientes, você vai precisar colocar 1 litro e meio de água para ferver e acrescentar a Azedinha por dez minutos, após levantar fervura. Em seguida, bata as gemas e o suco de limão em uma sopeira e adicione a Azedinha na panela.
Em seguida, é só esperar o líquido esfriar, adicionar os pepinos cortados e a sopa está pronta. Lembre-se que, como já dito, a Azedinha pode ser bastante azeda. Por isso, você pode colocar um pouco de leite ou trabalhar bem com temperos para deixar a receita ainda mais gostosa.
Como plantar e cuidar da planta Azedinha?
Fonte: Revista Globo Rural
Agora que já abordamos a respeito das características principais da planta Azedinha e como prepará-la em uma receita, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para seu plantio. Acompanhe as dicas abaixo!
Clima
A planta Azedinha suporta bem diferentes temperaturas, porém, se desenvolve melhor em climas que sejam amenos e mais puxados para o frio. No caso, regiões tropicais que tem um verão mais quente e o inverno mais ameno podem ser uma boa opção. No geral, é interessante evitar extremos ao plantar a Azedinha.
Rega
A rega da planta Azedinha deve ser feita de forma regular para que o solo sempre seja mantido úmido. Um ponto super importante é tomar cuidado para não encharcar a planta, já que isso pode acarretar em doenças e, claro, apodrecimento das raízes.
Solo
Como já mencionado, o solo ideal para a planta Azedinha é um que tenha características úmidas. Além disso, é preciso ser drenável, fértil e rico em bastante matéria orgânica.
Poda
A poda da planta Azedinha quase nunca é necessária, já que esse processo, na verdade, é durante a sua colheita. Pode acontecer de algumas espécies secundárias ou raminhos pequenos brotarem ao lado da planta e, caso você desejar, é possível retirá-los.
Esperamos que o artigo sobre a planta Azedinha tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre Araçá-boi!
Deixe um comentário