Conheça a planta Alfinete ou Aspargo-Alfinete

5
(6)

Você, com certeza, já viu a planta Alfinete – que também pode ser conhecida como Aspargo-Alfinete – pela sua cidade. Ela, que é uma planta herbácea e perene, é uma espécie escolhida por muitos para o uso em jardins ou em espaços maiores que precisam de uma boa quantidade de verde.

O porte dessa planta é médio e ela pode atingir até 1 metro de altura. Mesmo assim, quando as mudas são plantadas lado a lado, a planta Alfinete permite um lindo visual no local escolhido para o cultivo.  

Além disso, por ser fácil de cuidar, adaptável a diferentes locais, muito bonita e toda diferentona, essa espécie é muito procurada e pode ser uma das queridinhas para plantio dentro de casa também, desde que tenha contato com luz em uma parte do dia, pelo menos.

Se você quer saber mais sobre a planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete), sua origem, tipo de clima ideal e dicas de cultivo, já sabe, não é? Continue acompanhando o artigo abaixo até o final e aproveite muito nossas informações.

Boa leitura!

Taxonomia da planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete)

  • Reino: Plantae;
  • Classe: Liliopsida;
  • Ordem: Asparagales;
  • Família: Asparagaceae;
  • Gênero: Asparagus;
  • Espécie: Asparagus Densiflorus.

Tipos de planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete)

No caso, existem cerca de 160 espécies do mesmo gênero registradas até o momento. Confira abaixo alguns dos tipos de planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete)!

  • Asparagus acutifolius;
  • Asparagus africanus;
  • Asparagus asparagoides;
  • Asparagus densiflorus;
  • Asparagus fallax;
  • Asparagus officinalis;
  • Asparagus setaceus;
  • Asparagus plumosus.

Características da planta Alfinete


A planta Alfinete, cujo nome científico é Asparagus Densiflorus,  também pode ser conhecida como Aspargo-Alfinete, planta Aspargo, Aspargo pluma ou Aspargo rabo de gato. Essa espécie faz parte de um gênero bastante abundante e que conta com mais de 160 espécies registradas até o momento.

Sua abundância, inclusive, está muito relacionada a facilidade do seu cultivo e dos poucos cuidados que essa planta requer para se desenvolver bem e com certa rapidez também.

Sua origem está relacionada ao continente aficano, especificamente na África do Sul – por lá, inclusive, é muito utilizada como planta ornamental e tem um grande valor agregado. Tendo em vista seu habitat, é uma planta que gosta de climas tropicais e subtropicais.

Porém, diferente de algumas outras que também preferem esse clima, a planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) se dá melhor com exposição indireta ao sol e com maior preferência por meia sombra. Interessante, não é?

Como mencionado, essa espécie é de porte médio e, com isso, chega a até 1 metro de altura. Quando seu vaso é pendurado, ela pode-se tornar pendente e vive bem dessa forma. Além disso, a planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) também pode ser muito bem colocada em ambientes internos e faz um ótimo trabalho de decoração nesses locais.

Suas hastes, quando pendentes, podem atingir 1 metro e meio de altura e, com isso, suas folhas em formato de agulha ficam bastante aparentes. Seu nome, inclusive, se dá justamente por isso – no caso, suas folhas parecem espinhosas e tem um formato pontiagudo.

A planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) apresenta flores brancas em dada época do ano e, depois disso, cria frutos esféricos vermelhos que não são comestíveis.

Como cultivar a planta Alfinete?

É possível encontrar as mudas da planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) em qualquer loja de paisagismo, floriculturas e, inclusive, até supermercados, sabia?  Por ser uma espécie muito adaptável, popular e com possibilidade de ser usada dentro das casas, é facilmente encontrada em diversos locais.

A forma de cultivo da planta Alfinete vai depender do objetivo diante da espécie. Se a intenção é construir uma decoração para pergolado, no caso, é importante plantar algumas mudas uma do lado da outra, sem grande espaçamento – já que as folhas são numerosas e crescem bem uma perto das outras.

Por outro lado, se você deseja plantá-la de forma suspensa e sozinha, apenas uma planta é o suficiente para fazer um trabalho de decoração incrível. Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda de 17 centímetros da planta Jiboia pode ser encontrada a partir de R$ 60.

Planta Alfinete: como cuidar?

Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete). Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.

 Acompanhe abaixo com mais detalhes!

Clima

Como mencionado, a planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) é uma espécie muito encontrada na África do Sul e, por isso, seu clima preferido é o tropical e subtropical também.

Dessa forma, ela prefere uma boa quantidade de luz todos os dias e de forma difusa, principalmente. Também aceita meia sombra sem problema algum e, em alguns casos, até prefere – você pode ir testando os locais e entendendo em qual ambiente a planta responde melhor.

Nesse sentido, também é uma planta que pode se adaptar a locais com sombra e até por isso é uma boa opção para ser cultivada dentro de apartamentos. 

Solo

O substrato ideal para a planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) é aquele padrão que sempre falamos por aqui, ou seja: fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também. Se quiser, é oportuno usar adubos orgânicos, como esterco curtido e húmus de minhoca, por exemplo.

Poda

A poda da planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) pode ser realizada, de preferência, antes da primavera – período em que a planta se desenvolve bastante. No caso, também é válido pensar no local em que você irá plantá-la. 

Se o desejo é colocar seus vasos no alto, o ideal é que as podas aconteçam uma vez a cada 6 meses, por exemplo.

Regas

As regas da planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) podem ser feitas todos os dias mas de forma moderada. No caso, você pode manter o solo úmido apenas. Durante o inverno, atente-se para que o solo não fique muito seco pois isso abre espaço para desidratação.

Adubação

Como mencionado, a adubação da planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) pode ser feita sem problemas. Nesse caso, é possível utilizar uma formulação de adubo químico ou fertilizantes orgânicos e húmus de minhoca.

No caso, apenas é importante atentar-se ao período desse processo: opte por fazê-lo, de preferência, na época da primavera.

Esperamos que o artigo sobre a planta Alfinete (ou Aspargo-Alfinete) tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Orquídea Denphal!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *