Cuidados e significado da planta Camarão-amarelo!
Estava com saudades de ver aqui no blog aquelas plantas ótimas para serem usadas no seu jardins internos e externos? Se sim, então, esse artigo é para você! Hoje, vamos falar sobre a planta Camarão-amarelo, uma espécie de folhas verdes escuras e flores amarelas que podem dar um contraste incrível no seu espaço.
A planta Camarão-amarelo, também conhecida cientificamente como Pachystachys Lutea, é muito fácil de cuidar e, para que ela fique bem desenvolvida, é importante que tenha contato com luz direta ou difusa, temperaturas mais quentes e ligeiramente úmidas também.
No entanto, por ser bastante resistente, é uma flor que consegue se adaptar bem a diferentes locais e climas – característica muito boa, não é?
Espécie perene e arbustiva, é muito comum que a planta Camarão-amarelo se torne um pequeno arbusto de cerca de de 1,5 metros de altura – sendo ideal para locais em que não há um grande espaço disponível.
Além disso, a planta Camarão-amarelo tem sua origem na América do Sul mas também pode ser encontrada em alguns países da América Central. Pode ser vista com bastante abundância, inclusive, entre El Salvador e Peru.
E então? Ficou curioso(a) para saber mais sobre essa flor incrível e exuberante? Se sim, continue acompanhando esse artigo até o final e aproveite as dicas para cultivar com excelência a planta Camarão-amarelo. Boa leitura!
Taxonomia da planta Camarão-amarelo
- Reino: Plantae;
- Divisão: Angiospermae;
- Clado: Asterídeas;
- Classe: Eudicotyledoneae;
- Ordem: Lamiales;
- Família: Acanthaceae;
- Gênero: Pachystachys;
- Espécie: Pachystachys Lutea.
Características da planta Camarão-amarelo
Como já mencionado no início do artigo, a planta Camarão-amarelo tem origem na América do Sul e é muito valorizada no paisagismo, inclusive, porque além de ser muito bonita e suas cores chamarem atenção, é um arbusto perene e que pode durar por um longo tempo.
A planta Camarão-amarelo pode atingir cerca de 1,5 metro de altura e, em locais com menos propensão para seu desenvolvimento, chega a cerca de 50 centímetros.
Pode ser cultivada em vasos mas tem uma grande capacidade de viver em jardins e canteiros, desde que seja plantada com as profundidades corretas de plantio – falaremos sobre isso mais a frente, inclusive.
A planta Camarão-amarelo tem um caule ereto e várias ramificações. Neles, há folhas verdes escuras ligeiramente compridas e pontiagudas. Além disso, as pétalas de sua flor amarela são unidas em uma espécie de tubo – nele, será possível encontrar algumas brácteas em branco também, o que deixa a planta ainda mais bonita.
Ainda sobre o seu formato, é importante destacar que se você está procurando por uma espécie para atrair beija-flores, saiba que a planta Camarão-amarelo é ótima para isso – já que o formato de cada flor colabora para que eles sirvam de polinizadores.
Em relação à coloração, é possível encontrá-la apenas em amarelo mesmo. Atente-se para não confundí-la com a planta Camarão, essa sim pode ser vista em tonalidades rosa escuro puxado para um tom mais avermelhado.
Sobre o florescimento da planta Camarão-amarelo, é possível afirmar que esse processo vai depender da época do ano e da região em que você está, principalmente – desde que haja a quantidade de sol necessária para o seu crescimento.
É uma flor que pode ser cultivada em sol pleno desde que o clima do local seja mais ameno. No entanto, a depender do local em que você vive, também pode se dar bem com luz parcial e em algumas horas do dia.
Significado da planta Camarão-amarelo
Em relação ao significado dessa planta, algumas pessoas acreditam que o Camarão-amarelo traz tranquilidade, prosperidade, paz e muita abundância para o ambiente em que está. Além disso, é uma planta muito associada ao sucesso ao dinheiro.
Como plantar a planta Camarão-amarelo?
O plantio da planta Camarão-amarelo deve ser realizado levando em consideração alguns pequenos detalhes relacionados à distância entre as mudas. Por ser uma espécie arbustiva e por crescer cerca de 1,5 metros, o ideal é plantá-las com distância de, pelo menos, 50 centímetros.
Além disso, lembre-se de colocá-la em um local em que a quantidade de sol seja suficiente para o seu desenvolvimento (cuidado apenas com sol muito forte nessa espécie). Por ser uma planta perene, ela vai viver bastante tempo e, por isso, é importante pensar na logística do cultivo.
As mudas da planta Camarão-amarelo podem ser encontradas em lojas de paisagismo ou floriculturas. Normalmente, são feitas através de estaquia – processo que você também pode realizar caso conheça alguém que tenha essa espécie.
Para isso, você vai precisar retirar um pedaço de 10 centímetros do caule da planta Camarão-amarelo já desenvolvida. Após esse processo, deixe esse pedacinho na água e com contato direto com o sol. Depois de alguns dias, pequenas raízes poderão ser vistas e você poderá plantá-la.
Importante ressaltar, ainda, que a planta Camarão-amarelo costuma ser vendida com cerca de 20 centímetros de altura e pode variar de preço, com seu piso no valor de R$ 40, em média.
Planta Camarão-amarelo: como cuidar?
Fonte: Folhas e Folhagens
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a planta Camarão-amarelo. Apesar de não ter muitos segredos, é importante atentar-se à temperatura e a quantidade de água que é direcionada a essa espécie.
Acompanhe abaixo com mais detalhes!
Clima
Sendo uma planta que tem origem na América do Sul, por exemplo, a planta Camarão-amarelo gosta de uma boa quantidade de luz, podendo também ser difusa. Se não for possível, mantenha-a por pelo menos algumas horas em contato com o sol não direto.
Porém, cuidado, apesar de ser uma planta que se dá bem com ambientes quentes, o sol, quando muito forte, pode queimar suas flores.
Solo
O substrato ideal para a planta Camarão-amarelo é aquele mais fofinho, leve e bastante drenável também. É uma espécie, inclusive, que se dá bem com solos aqui do Brasil.
Se quiser, é oportuno, inclusive, usar areia ao fundo do vaso para realmente garantir uma boa capacidade de escoamento de água.
Poda
A poda da planta Camarão-amarelo pode ser necessária conforme a planta for crescendo. Com o tempo, seus galhos podem ficar grandes e sem folhas na parte debaixo, o que gera aparência de “pernuda” para a espécie.
Assim, as podas são necessárias para minimizar isso. Certifique-se, inclusive, de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Regas
Como mencionado, as regas da planta Camarão-amarelo devem ser constantes, perenes e realizadas todos os dias a fim de deixar o solo úmido – nunca encharcado.
Adubação
A adubação da planta Camarão-amarelo pode ser feita sem problemas. Nesse caso, é possível utilizar uma formulação de adubo químico voltado para flores, NPK 10-10-10. No geral, adubos orgânicos como adubo animal, cama de galinheiro, além de folhas e areia também são uma opção.
Esperamos que o artigo sobre a Palma de Santa Rita tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Echeveria Pulidonis!
Deixe um comentário