Agave Palito: principais dicas de cultivo!

4.7
(21)

Mais uma espécie para nossa categoria de plantas suculentas! Hoje, vamos falar detalhadamente sobre a Agave Palito, uma suculenta exótica e com um formato bem diferente.

Originada no México, essa espécie também pode ser conhecida cientificamente como Agave Geminiflora ou Agave de flor gêmea.

É um tipo de suculenta bastante resistente ao calor e pode ser cultivada em sol pleno, sem problemas com queimaduras em suas folhas. Climas frios ou com pouca incidência de sol não são bons para essa planta e podem afetar diretamente em seu desenvolvimento.

Suas folhas são em formato pontiagudo e, de longe, se assemelha bastante com um tipo de arbusto, inclusive porque não é uma espécie que cresce muito em altura. 

Já se interessou pela Agave Palito e quer saber mais detalhes sobre seu plantio e cuidados? Se sim, é só continuar acompanhando o artigo abaixo! Boa leitura.

Taxonomia da Agave Palito

  • Reino: Plantae;
  • Classe 1: Traqueófitos;
  • Classe 2: Angiospermas;
  • Classe 3: Monocotiledôneas;
  • Família: Asparagaceae;
  • Subfamília: Agavoideae;
  • Gênero: Agave;
  • Espécie: Agave Geminiflora.

Características da Agave Palito


Fonte: Tirol Plantas

A Agave Palito pode ter cerca de 100 a 200 folhas em uma só muda. As folhas têm formato pontiagudo, linear e sua cor é puxada para um tom verde escuro. É possível reparar em linhas brancas e fios enrolados em suas folhas, juntamente com suas bordas em formato convexo.

Ainda sobre suas folhas, são flexíveis e fibrosas. Elas, quando em período propício para floração (cerca de 10 a 15 anos de idade da Agave Palito), podem desenvolver pequenas rosetas amarelas densas e simétricas, que ficam no centro da planta e são seguidas por brotos.

Um ponto importante sobre a floração da Agave Palito é que, depois de florescer, a planta morre. Isso acontece porque é uma espécie monocárpica. No entanto, como mencionado, sua floração acontece após, no mínimo, 10 anos de vida.

É uma planta que pode ser usada em jardins mais exóticos ou projetos paisagísticos maiores – em que há bastante espaço para que ela fique mais isolada. No entanto, apesar disso, também aceita bem o cultivo em vasos e canteiros.

Outra Agave Palito existente é a Rubra ou também chamada de Agave Stricta. Os cuidados e plantio são praticamente os mesmos quando comparado a Palito, no entanto, a Stricta é bem mais rara devido a sua coloração avermelhada.

Como cultivar a Agave Palito?


Fonte: Folhas e Folhagens

O cultivo da Agave Palito pode ser facilitado quando você já comprar a espécie em muda ou pedir para um jardineiro especializado fazer esse trabalho. É muito comum encontrar essa espécie à venda e seu valor pode atingir cerca de R$ 80 reais.

Para o plantio no solo, é importante abrir sulcos na terra com cerca de 30 centímetros de profundidade e os mesmos 30 centímetros de largura. Se você for plantá-la em vaso, o ideal é que ele tenha essa mesma proporção para que não falte espaço para a planta.

Não remova o acúmulo de terra das raízes da Agave Palito ao plantá-la, isso ajuda no seu desenvolvimento já que é uma terra rica em nutrientes que ajudarão a planta.

Após realizar o plantio, o ideal é manter o substrato úmido nas primeiras semanas. No entanto, é interessante verificar se o substrato está drenando a água o suficiente. Por precaução, você pode misturar areia para que ele fique mais soltinho e filtre melhor no momento da irrigação.

Como cuidar da Agave Palito?

Agora que já falamos sobre as características principais da Agave Palito, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e desenvolvida. Vamos lá?

Clima

É uma espécie que responde bem a alguns tipos de clima, sendo eles: o semiárido, árido, equatorial e tropical. Apesar disso, o ideal é mantê-la em um ambiente mais quente, seco e com boa incidência de sol.

Com determinada frequência, geadas, chuvas e pouco sol (ou meia sombra) farão com que a planta não se desenvolva e, por consequência, morra em poucas semanas.

Rega

As regas da Agave Palito podem ser espaçadas porém regulares – isso em períodos mais quentes. Se o clima estiver um pouco mais úmido, a rega deve ser feita apenas quando o substrato estiver seco. 

Lembre-se sempre de observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela. Esse procedimento é bastante importante pois evita que suas raízes apodreçam.

Solo

O substrato ideal para a Agave Palito é um mais arenoso e que se assemelhe aos solos de clima mais árido, como os do México. Também por esse motivo, não há necessidade de enriquecê-lo com matéria orgânica já que é uma planta que não exige solo rico em nutrientes.

Se preferir, existem lojas especializadas que já vendem substratos preparados para o cultivo de suculentas e, por isso, você pode fazer uso desses. 

Poda

A poda da Agave Palito está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo de 6 em 6 meses, a depender da evolução e desenvolvimento da planta.

Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.

Adubação

A fertilização da Agave Palito não costuma ser necessária, justamente por estar acostumada a se desenvolver em solos pobres em nutrientes. No entanto, se preferir, você pode fazer uso esporádico de adubos voltados para o desenvolvimento de cactos e suculentas ou o famoso NPK 10-10-10.

Um ponto importante a respeito da sua adubação é sempre regá-la antes. Isso ajuda a prevenir que o fertilizante queime suas raízes.

Esperamos que o artigo sobre a Agave Palito tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Dracena Tricolor!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

4 comments

  1. Obrigado .
    As vossas explicações , quanto a mim, não poderiam ser melhores .
    ⭐⭐⭐⭐⭐Estrelas
    Excelente .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *