Suculenta Zebra: cultivo e cuidados!
Mais uma espécie para nossa categoria de plantas suculentas! Hoje, vamos falar detalhadamente sobre a Suculenta Zebra, uma suculenta exótica e com um formato e características bem diferentes.
Originada na província do Cabo, na África do Sul, essa espécie também pode ser conhecida cientificamente como Haworthia Attenuata e, popularmente, como Suculenta Zebra.
Um ponto interessante, no entanto, é que pode haver outra espécie muito parecida com essa suculenta e, comumente, ambas são confundidas: Haworthia Fasciata. Porém, é importante ressaltar que a Attenuata é a mais conhecida como “Zebra”.
É um tipo de suculenta bastante resistente e, ao mesmo tempo, pode viver bem em ambientes como apartamentos – já que ela não precisa de uma grande ou intensa luminosidade para viver bem.
Suas folhas são em formato pontiagudo e vão afunilando ao longo do comprimento, por isso, são mais achatadas na base. Além desse formato, é possível encontrar diversas listras brancas, característica essa que a dá o nome de Suculenta Zebra.
E então? Já se interessou pela Suculenta Zebra e quer saber mais detalhes sobre seu plantio e cuidados? Se sim, é só continuar acompanhando o artigo abaixo! Boa leitura e aproveite as dicas.
Taxonomia da Suculenta Zebra
- Reino: Plantae;
- Classe 1: Traqueófitos;
- Classe 2: Angiospermas;
- Classe 3: Monocotiledôneas;
- Ordem: Espargos;
- Família: Asphodelaceae
- Sub Família: Asphodeloideae
- Gênero: Hawothiopsis;
- Espécie: Haworthia Attenuata
Características da Suculenta Zebra
Fonte: Planta Sonya
Como mencionado, a Suculenta Zebra é uma planta que consegue viver bem em ambientes sem alta luminosidade e com pouca rega também. Por isso, pode ser cultivada dentro de apartamentos e tem um grande potencial ornamental – sendo conhecida como uma “planta de casa”.
Assim como outras plantas com origem na África do Sul, a Suculenta Zebra prefere solos que sejam mais arenosos e que, ao mesmo tempo, sejam aerados e drenáveis – tudo isso facilita o desenvolvimento da planta.
As folhas da Suculenta Zebra são curtas, um pouco espaçadas umas das outras e podem chegar a 10 centímetros de comprimento. Ao mesmo tempo, as rosetas que se originam da planta podem atingir cerca de 12 centímetros de diâmetro, por exemplo.
Quando cultivada na natureza, a Suculenta Zebra é bastante encontrada em conjunto com outras da mesma espécie, formando, praticamente, um conglomerado de plantas. Além disso, pode-se dizer que é uma espécie com bastante variações, dessa forma, encontra-se diversos tipos de subespécies dela.
Como cultivar a Suculenta Zebra?
Fonte: VivaDecora
Por ser uma planta com enorme valor ornamental, é uma suculenta facilmente encontrada em floriculturas ou casas de paisagismo. É muito comum, inclusive, confundirem essa planta com uma tipificação de cacto, mas como não pertence a família Cactaceae na botânica, é importante ressaltar que essa suculenta não é um.
Porém, no geral, a propagação dessa espécie pode ser feita através de sementes (apesar de ser um método demorado e mais difícil) e também através da divisão de suas touceiras (método muito mais comum).
No geral, essa propagação funciona através dos brotos que são produzidos pela Suculenta Zebra, que formam rosetas separadas, o que dá origem a novas mudas dessa suculenta.
Como cuidar da Suculenta Zebra?
Agora que já falamos sobre as características principais da Suculenta Zebra, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e desenvolvida. Vamos lá?
Clima
É uma espécie que responde bem a alguns tipos de clima, sendo eles: o semiárido, árido, equatorial e tropical. Apesar disso, o ideal é mantê-la em um ambiente mais quente, seco e com boa incidência de sol.
Com determinada frequência, geadas, chuvas e pouco sol farão com que a planta não se desenvolva e, por consequência, morra em poucas semanas.
Rega
As regas da Suculenta Zebra podem ser espaçadas porém regulares – isso em períodos mais quentes. É uma planta que consegue viver com poucas regas e, por isso, é importante fazer o processo sempre que o substrato estiver bem seco.
Lembre-se sempre de observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela. Esse procedimento é bastante importante pois evita que suas raízes apodreçam.
Solo
O substrato ideal para a Suculenta Zebra é um mais arenoso e que se assemelhe aos solos de clima mais árido, como os da África do Sul. É importante também, como já mencionado, que seja drenável e mais “soltinho”.
Poda
A poda da Suculenta Zebra está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo de 6 em 6 meses, a depender da evolução e desenvolvimento da planta.
Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Adubação
A fertilização da Suculenta Zebra não costuma ser necessária, justamente por estar acostumada a se desenvolver em solos pobres em nutrientes. No entanto, se preferir, você pode fazer uso esporádico de adubos voltados para o desenvolvimento de cactos e suculentas ou o famoso NPK 10-10-10.
Um ponto importante a respeito da sua adubação é sempre regá-la antes. Isso ajuda a prevenir que o fertilizante queime suas raízes.
Esperamos que o artigo sobre a Suculenta Zebra tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre as Suculentas Peludas!
Deixe um comentário