Calathea Triostar: aprenda a cultivar a queridinha do Pinterest!
Se você passou seu tempo nas redes sociais durante esse ano todo e esteve atenta ao Pinterest, principalmente, é muito provável que tenha visto referências de decoração usando a Calathea Triostar.
Por ser uma planta com uma coloração que contrasta muito bem entre si, ela foi (e ainda é) vastamente utilizada na decoração de quartos e salas, principalmente.
Dessa forma, é muito comum encontrá-la em fotos de locais que adotam um estilo de décor mais romântico e delicado – e devido a sua mistura de verde com diferentes tons de rosa, deixa qualquer ambiente encantador.
A parte boa é que não é só de beleza que se faz a popularidade da Calathea Triostar. Ao mesmo tempo, também é uma planta que pode ser cultivada sem super dificuldades – apesar de apresentar algumas especificidades.
Inclusive, a possibilidade de cultivá-la em ambientes internos saltou bastante aos olhos das pessoas que começaram a buscar por essa planta. Afinal, é uma grande oportunidade de deixar seu cantinho ainda mais especial e bonito.
Então, você já sabe, não é?
Se você quer entender melhor sobre a Calathea Triostar, os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final.
Boa leitura!
Taxonomia da Calathea Triostar
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Ordem: Zingiberales;
- Família: Marantaceae;
- Gênero: Calathea;
- Espécie: Calathea Triostar.
O Calathea é um gênero presente na família Marantaceae e é caracterizado, principalmente, pelas suas espécies com grande apreço ornamental – inclusive, em ambientes interiores.
A parte mais interessante é que existem cerca de 25 espécies registradas nesse gênero, até o momento, e praticamente todas elas têm possibilidade de serem cultivadas nas casas e fazerem parte da decoração interior.
Além disso, são plantas herbáceas – ou seja, são compostas por uma estrutura de caule macio, maleável e tem seu ciclo de vida anual e bianual também, podendo apresentar flores ou não. No caso, a Calathea Triostar não apresenta floração.
Atualmente, entre as 25 já citadas, temos as seguintes espécies:
- Calathea albertii;
- Calathea allouia;
- Calathea cylindrica;
- Calathea crocata;
- Calathea lancifolia;
- Calathea loeseneri;
- Calathea louisae;
- Calathea makoyana;
- Calathea orbifolia;
- Calathea ornata;
- Calathea roseopicta;
- Calathea rufibarba;
- Calathea sanderiana;
- Calathea undulata;
- Calathea warscewiczii;
- Calathea zebrina;
- Etc.
Características da Calathea Triostar
Fonte: UOL
Também conhecida como Maranta Tricolor ou Maranta Triostar, nomes provenientes da sua família botânica, a Calathea Triostar é bastante comum nas Américas em geral e também aqui no Brasil – ainda bem, não é? 😉
Suas folhas são delicadas, assim como acontece com plantas herbáceas em geral, e apresentam tons de verde, rosa e algumas listas que formam desenhos aleatórios em algumas folhas.
É muito comum, inclusive, que as folhas da Calathea Triostar acompanhem o contato com o sol. Dessa forma, é possível que elas se fechem ligeiramente quando deixam de receber luz, normalmente durante a noite, e se abrem conforme o amanhecer.
Esse movimento de se fechar durante o período da noite, inclusive, acaba por culminar na sua característica de “rezadeira”. Algumas pessoas dizem que suas folhas fechadas parecem duas mãos juntas orando.
Como comentado inicialmente, a Calathea Triostar pode apresentar algumas especificidades no cultivo e, dessa forma, é considerada mais difícil de ser cultivada que outras de sua espécie.
No caso, é importante atentar-se ao espaço disponível que ela terá para crescer e se desenvolver. Além disso, precisa de bastante claridade mas não de luz direta – o contato com o sol mais forte, inclusive, pode ser bem prejudicial.
Além disso, outro ponto que pode fazer com que o cultivo da Calathea Triostar seja mais delicado é a sua necessidade de solo sempre úmido e com água que contém pouca quantidade de cloro – e que esteja sempre em temperatura ambiente, inclusive.
Podem parecer detalhes, mas tudo isso colabora para que a Calathea Triostar atinja seu potencial máximo de desenvolvimento e fique sempre bonita e saudável para a decoração. Além disso, não é uma espécie muito barata e é importante cuidar certinho para não perdê-la.
Como cultivar a Calathea Triostar?
Fonte: Estufa Urbana
É possível encontrar as mudas da Calathea Triostar em lojas de paisagismo e floriculturas maiores. Por ser uma espécie bastante procurada e com certos requisitos de cuidados, pode ser que você se depare com certa dificuldade para a compra.
O cultivo da Calathea Triostar pode acontecer direto na terra ou em vasos – desde que tenham um tamanho médio para comportá-la bem. Além disso, não há preferência por material – podendo ser vasos de plástico, cerâmico ou barro.
A camada de drenagem e o substrato mais fértil, inclusive, é bastante importante para o plantio. Por ser uma espécie que gosta de umidade, é bom garantir que toda a água seja drenada da melhor forma para que não acumule nas raízes.
Além disso, em relação a preços, é possível encontrar uma muda da Calathea Triostar a partir de R$ 35, podendo chegar até R$ 100 a depender do seu tamanho.
Como cuidar da Calathea Triostar?
Fonte: FTD
Certo! Chegamos no momento de falarmos mais especificamente sobre os cuidados e processos importantes para o cultivo da Calathea Triostar.
Como mencionado no começo do artigo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes outros cuidados!
Clima
A Calathea Triostar prefere locais com temperatura estável e boa umidade, dessa forma, se dá muito bem com o clima tropical e subtropical.
Porém, também é uma espécie que pode resistir, até certo ponto, ao frio – suportando temperaturas que variam entre 20ºC e 32ºC.
Além disso, é uma planta que deve ser cultivada com luminosidade plena mas não direta. Tem muito apreço pelo sol, porém, suas folhas são delicadas e isso pode fazer com que fiquem queimadas quando há um contato muito direto.
Solo
O substrato ideal para a Calathea Triostar precisa ser fértil, enriquecido com matéria orgânica e drenável também – além de ser interessante mantê-lo úmido com frequência.
Uma mistura ideal para o seu solo pode ser feita através de terra vegetal, vermiculita, casca de pinus triturada, esterco e húmus de minhoca. Para deixá-lo ainda mais drenável, a argila expandida pode ser incluída no fundo do vaso.
Poda
A poda da Calathea Triostar é necessária para limpeza e caso você queira potencializar o crescimento da planta.
Dessa forma, e ainda mais devido ao seu uso como parte da decoração, sempre reserve um tempo para tirar as folhas secas e danificadas.
Regas
As regas da Calathea Triostar são consideradas constantes e, por isso, devem ser feitas 2 a 3 vezes na semana quando a estação for mais quente. Em geral, é interessante manter seu substrato mais úmido.
Além disso, como já comentado, opte por usar a água em temperatura ambiente e com pouco cloro.
Adubação
A adubação da Calathea Triostar é bem-vinda durante a primavera, principalmente. Para isso, você pode utilizar adubos orgânicos de sua preferência.
Esperamos que o artigo sobre a Calathea Triostar tenha sido útil e que você comece a cultivá-la em sua casa. Qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários.
Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Dionela Variegata!
Deixe um comentário