Liriope Variegata: uma planta rasteira incrível!
Já falamos de plantas rasteiras em nosso blog e, se você chegou até aqui, é porque já sabe da importância dessas espécies e do quanto elas podem ser úteis na jardinagem, não é mesmo?
Se esse é o seu caso, saiba que o assunto desse artigo pode te interessar bastante! Hoje, falaremos sobre a Liriope Variegata: uma folhagem (ou forração) ótima e muito adaptável a diversos ambientes.
Acostumada com um clima continental, mediterrâneo, oceânico, mas que também se dá super bem com o clima subtropical, temperado e tropical, esse tipo de folhagem é bastante utilizada em diversos locais, justamente pela sua resistência.
É muito comumente encontrada na China, Ásia e no Vietnã, porém, pode ser encontrada em casas de paisagismo aqui do Brasil devido a sua grande popularização nos últimos anos – principalmente, em grandes construções e projetos.
Se o seu receio é que a Liriope Variegata cresça demais, aqui vai uma boa notícia: ela chega a, no máximo, 0,3 metros e, com isso, é ótima para locais com baixa manutenção – ainda que, claro, esse processo seja muito necessário caso você queira um espaço sempre bonito.
Então, se você já gostou da Liriope Variegata e quer saber mais sobre os cuidados, dicas de cultivo e valores médios em que você poderá encontrá-la, já sabe, não é?
É só continuar acompanhando o artigo abaixo e aproveitar as dicas!
Boa leitura.
Taxonomia da Liriope Variegata
- Domínio: Eukaryota;
- Reino: Plantae;
- Subreino: Tracheobionta;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Subclasse: Liliidae;
- Ordem: Asparagales;
- Família: Asparagaceae;
- Subfamília: Nolinoideae;
- Gênero: Liriope;
- Espécie: Liriope Variegata.
Liriope é um gênero presente na família Asparagaceae e é caracterizado, principalmente, pelas suas espécies herbáceas nativas, majoritariamente, no leste da Ásia. Normalmente, são muito utilizadas como plantas ornamentais em regiões mais temperadas.
As plantas desse gênero são nativas da China, Ásia e no Vietnã, mas também podem ser encontradas aqui no Brasil devido ao seu grande comércio. Além disso, várias espécies são muito conhecidas por aqui, incluindo a chamada Liriope Muscari, também chamada popularmente de barba-de-serpente.
Existem, atualmente, cerca de 15 espécies dentro do gênero Liriope e cada uma das espécies tem diversas variações. A maioria delas, inclusive, são muito utilizadas em jardins como folhagens perenes ou plantas rasteiras.
Atualmente, entre as 15 já citadas, temos as seguintes espécies:
- Liriope graminifolia (L.);
- Liriope kansuensis (Batalin);
- Liriope longipedicellata;
- Liriope minor (Maxim.);
- Liriope muscari;
- Liriope spicata Lou;
- Liriope Muscari;
- Etc.
Características da Liriope Variegata
Fonte: Sitio da Mata
A Liriope Variegata é uma das espécies do gênero mais usada como planta rasteira, por isso, tem grande capacidade de ser alocada como cobertura de jardins. É uma planta herbácea, perene e se parece bastante com uma gramínea.
No entanto, apesar de tais características, também pode apresentar inflorescências em determinada época do ano (final do verão e outono) – normalmente, apresentam-se como “brotos” na coloração roxa, lilás e branco, no formato de espiga. Devido a esse ponto, é também usada como ornamental.
Uma outra forma de usar a Liriope Variegata é através da formação de bordaduras em jardins, mas desde que haja um cuidado e manutenção maior para conter sua expansão – já que pode se espalhar com facilidade.
Além disso, é importante retomar que pode atingir cerca de 0,3 metros de altura, desde que as condições para seu desenvolvimento sejam favoráveis.
A Liriope Variegata também pode ser cultivada em temperaturas mais amenas mas também tolera climas mais quentes. Dessa forma, tem uma capacidade para tolerar variações climáticas entre os 7 e 30 graus.
Além disso, também pode suportar certo níveis de geadas, ainda que não sejam locais de sua maior preferência.
Normalmente, seu plantio é feito através de touceiras. As folhagens da Liriope Variegata apresentam tufos compostos por folhas arqueadas, que apresentam certo brilho apesar de sua coloração verde mais escura.
Por fim, a Liriope Variegata é bastante indicada para locais semi-sombreados, inclusive aqueles que ficam sob copa de árvores (normalmente, são nesses locais que gramas comuns não prosperam e se desenvolvem tanto devido à sombra).
No entanto, caso você pretenda colocar a espécie em locais em que há a passagem constante de pessoas, talvez não seja a opção mais ideal.
Como cultivar a Liriope Variegata?
Fonte: Floricultura Reflorare
É possível encontrar as mudas de Liriope Variegata em lojas e casas de paisagismo tradicionais.
Por ser uma espécie que vem se popularizando aqui no Brasil, não é difícil de encontrá-la e também não é uma forração muito cara. Propaga-se através de touceiras, principalmente.
O cultivo da Liriope Variegata pode acontecer direto na terra mesmo – desde que haja um espaço bom o suficiente para comportar bem sua expansão.
Manter o substrato úmido e fertil, inclusive, é bastante importante para o plantio da Liriope Variegata. Por ser uma espécie que gosta de umidade, é bom garantir que toda a água seja drenada da melhor forma para que não acumule nas raízes também.
Além disso, em relação a preços, é possível encontrar uma muda de Liriope Variegata a partir de R$ 5, podendo chegar até R$ 30 a depender do seu tamanho.
Como cuidar da Liriope Variegata?
Fonte: Native Garden
Chegamos ao momento de falarmos mais especificamente sobre os cuidados e processos importantes para o cultivo da Liriope Variegata.
Como mencionado no começo do artigo, é importante atentar-se à quantidade de luminosidade e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes outros cuidados!
Clima
A Liriope Variegata é nativa da Ásia mas também pode ser muito encontrada aqui no Brasil, então, no geral, se dá muito bem com nosso clima tropical e subtropical.
Prefere locais com temperatura estável e boa umidade, no entanto, pode apresentar cerca resistência ao frio, tolerando geadas e, inclusive, períodos de estiagem depois de bem desenvolvida.
Além disso, é uma planta que deve ser cultivada, preferencialmente, em meia sombra. Porém, também aceita luminosidade direta e cultivo em sol pleno.
Solo
O substrato ideal para a Liriope Variegata precisa ser fértil, de textura média, enriquecido com matéria orgânica e drenável também – além de ser interessante mantê-lo úmido com frequência.
Uma mistura ideal para o seu solo pode ser feita através de terra vegetal, vermiculita, casca de pinus triturada, esterco e húmus de minhoca. Para deixá-lo ainda mais drenável, a argila expandida pode ser incluída no fundo do vaso.
Poda
A poda da Liriope Variegata é necessária para limpeza e caso você queira brecar o crescimento da planta.
Dessa forma, e ainda mais devido ao seu uso como espécie ornamental, sempre reserve um tempo para tirar as folhas secas e danificadas. Normalmente, esse processo deve acontecer no inverno, inclusive.
Regas
As regas da Liriope Variegata são consideradas moderadas e, por isso, devem ser feitas 3 vezes na semana quando a estação for mais quente.
Em geral, é interessante manter seu substrato mais úmido e a irrigação pode ser feita diariamente de pouco em pouco. Apenas tome cuidado para não encharcar a planta, o que gera apodrecimento das raízes.
Adubação
A adubação da Liriope Variegata é bem-vinda durante o verão e outono, principalmente, pois são nesses períodos que a floração acontece. Para isso, você pode utilizar adubos orgânicos de sua preferência.
Esperamos que o artigo sobre a Liriope Variegata tenha sido útil e que você comece a cultivá-la como forração do seu jardim. Qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários.
Aproveite o tempo no blog e leia também sobre o Medinilla Magnifica!
Deixe um comentário