A suculenta Colher de Cobre e sua beleza esplêndida!
A suculenta Colher de Cobre com certeza é uma das espécies mais bonitas que você verá nessa família. O nome que ela carrega é tão fidedigno com a sua aparência que chega a impressionar. Além disso, sua cor é muito diferente e atrai muitos olhares por onde passa.
Conhecida cientificamente como Kalanchoe Orgyalis, a suculenta Colher de Cobre é um arbusto encontrado, pela primeira vez, na região sudoeste de Madagascar e em outros locais próximos.
Além das folhas serem lindas, as inflorescências da suculenta Colher de Cobre também são. São flores com um tom amarelo brilhante, que aparecem por cima das folhas e surgem, normalmente, durante a época da primavera.
Já se interessou em saber mais sobre essa espécie tão bonita e com grande valor ornamental? Se sim, não deixe de acompanhar o artigo até o final e aproveitar as dicas que te daremos. Ótima leitura!
Taxonomia da suculenta Colher de Cobre
- Reino: Plantae;;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Saxifragales;
- Família: Crassulaceae;
- Gênero: Kalanchoe;
- Espécie: Kalanchoe Orgyalis.
Além dessa espécie, também há várias outras presentes no gênero Stapelia. São mais de 110 listadas até o momento e, entre elas, podemos encontrar:
- Kalanchoe abrupta Balfour
- Kalanchoe adelae Raym.-Hamet
- Kalanchoe alticola Compton
- Kalanchoe ambolensis Humbert
- Kalanchoe angolensis N.E.Br.
- Kalanchoe angustifolia A. Rich.
- Kalanchoe arborescens Humbert
- Kalanchoe aromatica H. Perrier
- Kalanchoe aubrevillei Cufod.
- Kalanchoe ballyi Raym.-Hamet ex Cufod.
- Kalanchoe baumii Engl. & Gilg
- Kalanchoe beauverdii Raym.-Hamet
- Kalanchoe beharensis Drake
- Kalanchoe bentii C.H. Wright
- Kalanchoe bergeri Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe bipartita Chiov.
- Kalanchoe bitteri Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe blossfeldiana Poelln.
- Kalanchoe boisii Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe boranae Raadts
- Kalanchoe bouvetii Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe brachycalyx A.Rich.
- Kalanchoe brachyloba Welw. ex Britten
- Kalanchoe bracteata Scott-Elliot
- Kalanchoe brevisepala (Humbert) L. Allorge
- Kalanchoe briquetii Raym.-Hamet
- Kalanchoe calycinum Salisb.
- Kalanchoe carnea N.E. Br.
- Kalanchoe ceratophylla Haw.
- Kalanchoe chapototii Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe chimanimanensis R. Fernandez
- Kalanchoe citrina Schweinf.
- Kalanchoe connata Sprague
- Kalanchoe crenata (Andrews) Haw.
- Kalanchoe crundallii Verd.
- Kalanchoe daigremontiana Raym.-Hamet & H. Perrier
- Kalanchoe densiflora Rolfe
Fonte: Wikipedia.
Características da suculenta Colher de Cobre
Com um nome bastante sugestivo, a suculenta Colher de Cobre pode chegar a mais de 1,5 metros de altura quando bem cuidada e nas condições ideais, por mais que demore um pouco. É uma espécie perene e tem um crescimento mais lento, porém, apesar disso, tem um grande valor ornamental.
É uma planta ramificada com folhas pontiagudas, achatadas em seu meio e estreitas ao final. Normalmente, podem chegar no máximo em 15 centímetros de comprimento e a 10 centímetros de largura. Devido ao seu tamanho mediano, pode ser cultivada em vasos internos e externos, mas também em jardins.
Ainda sobre as folhas da suculenta Colher de Cobre, é importante ressaltar que grande parte da beleza delas vem de sua tonalidade mas também devido a sua aparência aveludada, como se fossem feitas de feltro. Isso se dá porque cada uma delas são cobertas por pêlos pequenos chamados de pubescência.
A respeito da cor da suculenta Colher de Cobre, é interessante dizer que ela pode variar. Inicialmente, elas são mais claras e vão adquirindo essa tonalidade a partir da idade de maturação. Além da cor acobreada após ficarem mais maduras, as folhas também podem apresentar uma cor esverdeada próxima a sua base.
Assim como outras suculentas, a Colher de Cobre é bastante resistente e não precisa de grande manutenção para se desenvolver – além de boa quantidade de sol e regas espaçadas apenas quando o solo estiver realmente seco. No inverno, no entanto, as regas devem diminuir ainda mais.
Como cultivar a suculenta Colher de Cobre?
Fonte: Mercado Livre
É possível fazer a multiplicação da suculenta Colher de Cobre através de estacas que podem ser enraizadas na areia. Para isso, você precisa realizar um corte limpo em uma parte da planta – como caule ou ramo.
Depois disso, indica-se que é necessário deixar a planta “descansando” por 2 dias em sombra e, logo após esse processo, é só plantá-la novamente e regar bastante.
Como cuidar da suculenta Colher de Cobre?
Fonte: Folhas e Folhagens
Certo! Agora que já falamos sobre as características principais da suculenta Colher de Cobre, é o momento de falarmos um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e saudável. Vamos lá?
Clima
É uma espécie que responde bem a alguns tipos de clima, sendo eles: tropical, subtropical, oceânico e equatorial. Normalmente, a suculenta Colher de Cobre é uma planta que consegue viver bem entre 16º C e 30º C de temperatura.
É sempre importante cultivá-la em pleno sol, já que é isso que fomenta seu tom mais amarelo acobreado ou canela.
Rega
As regas da suculenta Colher de Cobre podem ser espaçadas porém regulares, assim como as de diversas outras suculentas. É uma planta que consegue viver com pouca água e, por isso, é importante fazer o processo sempre que o substrato estiver seco.
No inverno, no entanto, lembre-se de diminuir a frequência ainda mais. Lembre-se, ainda, de sempre observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela.
Solo
O substrato ideal para a suculenta Colher de Cobre deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Se você quiser, inclusive, é possível preparar o solo com uma mistura entre argila, terra vegetal e areia grossa.
Poda
A poda da suculenta Colher de Cobre está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.
Adubação
A fertilização pode ser feita através de adubos orgânicos para suculentas diluídos em água. Se você quiser sempre manter a planta em bom estado de desenvolvimento, faça esse processo a cada 15 dias no caso de suculentas Colher de Cobre plantadas em canteiros.
Esperamos que o artigo sobre a suculenta Colher de Cobre tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre cachepot para suculentas!
Amo suculentas não conhecia a colher de cobre amei como faço pra ter ou encontrar uma muda dela.
Olá, Sandra! Algumas mudas são vendidas pelo Mercado Livre, mas é bom se informar antes para não cair em golpes.
Tenho desta colher de cobre, e consegui uma muda da colher de prata. Muito bonitas.
A suculenta colher de prata é incrível mesmo! Faremos um conteúdo só sobre ela em breve.