Suculenta sedum: como cultivar? Saiba agora!
Gênero muito variado, a suculenta sedum é uma planta graciosa e muito usada na decoração, seja por meio de arranjos de suculentas ou em vasinhos individuais. Embora haja muitas espécies dessa suculenta espalhadas pelo planeta, podemos reunir algumas informações de modo geral.
No entanto, para ajudar você de forma mais delimitada, além de saber tudo sobre a suculenta sedum, como sua taxonomia, características e cuidados gerais, também trouxemos no post de hoje, dicas de cultivo específicas para certos tipos de suculenta sedum. Continue a leitura e confira!
Taxonomia da suculenta sedum
Como comentamos, a suculenta sedum é um gênero de suculenta da família das Crassulaceae. Essas plantas, também conhecidas como pedreiras, se dividem em mais de 200 espécies identificadas. Acompanhe, a seguir, a taxonomia completa da suculenta sedum.
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Saxifragales;
- Família: Crassulaceae;
- Gênero: Sedum.
Características da suculenta sedum
De modo geral, a suculenta sedum é uma planta de fácil cultivo. Com origem europeia, ela se apresenta com uma pequena altura até espécies de grande porte, alcançando até vinte centímetros de altura.
Há também espécies chamadas rameiras, que formam um extenso tapete no solo de cor verde brilhante, vermelha ou cinza. Suas folhas são, normalmente, suculentas, variando entre pequenas hastes a folhas maiores com tons de cores variados. Algumas espécies de suculenta sedum chegam a florescer no começo do verão.
Como plantar suculenta sedum?
O primeiro passo para plantar uma espécie de suculenta sedum é escolher o local onde sua planta vai ficar, se no solo ou em vaso. No caso de usar vasos, há muitas opções como os de cimento ou cerâmica.
Mas para o chão, você precisa se atentar se o local receberá luz suficiente, afinal, como detalharemos mais adiante, a suculenta sedum é uma planta de sol pleno. Como não poderá ser mudada de lugar se plantada em solo firme, é necessário se atentar quanto à luminosidade.
Já o segundo passo para plantar sua suculenta sedum de forma que ela prospere, é o cuidado com o tipo de solo ideal para plantá-la. Descubra qual é este solo em seguida.
Qual o solo ideal para a suculenta sedum?
O solo ideal para a suculenta sedum é um solo bem drenado. Ao plantá-la em vasos, coloque uma camada de cascalhos seguida por uma camada de areia. Esse tipo de camada irá drenar a água evitando que a raiz da suculenta sedum acumule água e apodreça.
Como cuidar da suculenta sedum?
Cuidar da suculenta sedum não requer grandes esforços. Afinal, de forma geral, ela é uma planta que não sofre quando exposta ao sol, requer uma rega equilibrada e não necessita de adubos específicos, como você verá detalhadamente a seguir.
Uma dica para que sua suculenta sedum se desenvolva de maneira forte e robusta, assim como mantendo seu tamanho compacto, é beliscar retirando as folhas da parte superior dos caules. O processo funciona como uma poda para sua planta, mantendo ela saudável. Continue acompanhando o texto para conhecer mais dicas de cultivo para sua suculenta sedum.
Suculenta sedum gosta de sol?
A suculenta sedum é uma planta de sol pleno, mas pode receber sombra ao menos pela tarde. É preciso atenção, no entanto, para que essa suculenta receba luminosidade adequada e suficiente no resto do dia, de forma que suas folhas não sintam falta da luz e acabem, por isso, morrendo.
Como regar suculenta sedum?
A rega para suculenta sedum deve ser feita com uma frequência média. Assim, o ideal é que a planta não fique nem muito seca, mas também não encharcada na maior parte do tempo.
Como adubar suculenta sedum?
A suculenta sedum não requer fertilizantes específicos ou um solo muito rico em nutrientes. O excesso de fertilizantes, inclusive, pode fazer mal à planta, causando o estiolamento do seu caule, assim como atrapalhando o desenvolvimento de suas folhas e flores.
O estiolamento significa o crescimento anormal de seu caule, de forma que as folhas fiquem longe uma das outras, deixando a suculenta com um aspecto “desengonçado”. Normalmente, o estiolamento também acontece em casos de suculentas que buscam luminosidade e vão esticando seu caule até chegar no feixe de luz mais próximo.
Quais são os tipos de suculentas sedum?
O gênero sedum tem origem na Europa, mas pode ser encontrado no mundo todo. São muitas as variedades das suculentas sedum. Reunimos aqui as principais espécies e selecionamos as três mais procuradas para cultivo. Confira a lista a seguir:
- suculenta sedum oro (ou sedum ouro)
- sedum dendroideum
- sedum palmeri
- suculenta sedum bronze
- sedum lineare
- suculenta sedum carnicolor
- sedum nussbaumerianum
- suculenta sedum rubrotinctum
- suculenta sedum craigii
- sedum dasyphyllum
- sedum rupestre
Sedum nussbaumerianum: como cuidar?
Originária do México, a sedum nussbaumerianum (também conhecida como sedum adolphii) é caracterizada por possuir folhas grossas e pontiagudas marcadas por tons de verde amarelado e contorno vermelho.
Resistente ao calor e à seca, a sedum nussbaumerianum exige poucos cuidados. Essa espécie de suculenta é de sol pleno, fator que interfere na tonalidade de suas folhas: quanto mais luz, mais intenso fica seu tom bronzeado.
A planta também não requer regas constantes. Quanto a isso, indica-se a rega de um a dois dias por semana durante o verão e a cada 15 dias durante o inverno. Quanto ao solo, a sedum nussbaumerianum segue a preferência das espécies em geral: solo bem drenado.
Sedum lineare: como cultivar?
Diferente da suculenta sedum nussbaumerianum, a sedum lineare apresenta folhas mais finas além de crescer de forma rasteira, formando um denso tapete no chão.
A sedum lineare é uma suculenta de sol pleno, devendo receber bastante luz na maior parte do dia. Por suas folhas serem finas, essa planta requer regas mais frequentes evitando sua desidratação.
Além disso, o solo da sedum lineare deve ser rico em matéria orgânica e substrato, porém de forma equilibrada, para que não haja estiolamento assim como com a sedum nusbaumerianum.
Sedum dasyphyllum: cuidados
Conhecida por ser resistente e de fácil cultivo, a suculenta sedum dasyphyllum possui folhas rechonchudas, porém delicadas, além de florir flores que se parecem com estrelas em seu formato, mas também com margaridas em relação às suas cores, já que apresentam centro amarelo e pétalas brancas.
Os cuidados com a sedum dasyphyllum devem envolver bastante luminosidade, porém cuidado com excesso de luz solar que, a depender da intensidade, pode queimar suas folhas.
A rega para essa suculenta deve ser feita de modo espaçado, assim como seu solo deve ser de característica arenosa e drenável.
Como usar suculenta sedum na decoração?
Devido à sua variedade de espécies, a suculenta sedum pode ser utilizada de diversas formas na decoração. A sedum nussbaumerianum e a sedum dasyphyllum, por exemplo, podem ser usadas em arranjos em vasos. Já espécies como a sedum lineare podem ser usadas na composição de tapetes vivos em jardins.
Após saber tudo sobre o gênero sedum e conhecer as principais espécies desse tipo de suculenta, o que acha de conhecer a suculenta echeveria pulidonis? Leia mais sobre essa espécie, mas não deixe de comentar aqui também o que achou sobre a suculenta sedum e seus diversos tipos!
Deixe um comentário