Trepadeira Jade: tipos, cuidados e curiosidades!

4.9
(89)

A trepadeira Jade é um tipo de planta muito conhecida entre os paisagistas, designer de interiores e até arquitetos, principalmente, pelo seu grande uso como item decorativo.

Essa planta tem cachos que ficam pendentes no vaso e suas flores podem ser de diversas cores, o que facilita seu sucesso em pergolados e áreas externas das casas. Além do mais, é uma flor muito amada por beija-flores e borboletas, atraindo esses bichinhos por onde forem.

Se você deseja saber mais sobre a trepadeira Jade, seus tipos, os cuidados com a planta e algumas curiosidades sobre ela, continue lendo o artigo!

Taxonomia da trepadeira Jade

  • Reino: Plantae
  • Classe: Magnoliopsida
  • Família: Fabaceae
  • Gênero: Strongylodon
  • Espécie: várias

Características da trepadeira Jade

O nome científico da trepadeira Jade é Strongylodon macrobotrys e sua origem, ao que tudo indica, vem de países asiáticos com grande repercussão dessa espécie nas Filipinas, por exemplo.

Seus caules são lenhosos e suas folhas são verdes e gordinhas, que crescem bem próximas umas das outras. Suas flores tem forma de cachos e podem variar bastante de cores. São nesses cachos que as pétalas da jade ficam e formam uma espécie de garra comprida.

As flores da trepadeira Jade podem ser bastante brilhantes e isso reflete a sua necessidade de luz solar direta ou meia-sombra. Dessa forma, essa planta vive bem em ambientes externos que pegam sol apenas uma parte do dia. 

A trepadeira Jade pode chegar a 15 metros e, por isso, é ideal para áreas externas e pergolados. É uma planta muito resistente e tem ótimo desenvolvimento, podendo cobrir cercas e muros quando cuidada da melhor forma.

Em relação ao clima, é uma planta pouco ou nada tolerante ao frio. Assim, se você mora em um local mais quente, é a planta ideal para o seu jardim.

Tipos de trepadeira Jade

A trepadeira Jade se destaca devido a sua enorme variedade de espécies. Algumas delas são:

  • Trepadeira Jade preta: esse tipo possui um formato mais arredondado e tem uma coloração exótica. Além disso, suas flores são mais cheias.
  • Planta Jade azul: esse tipo de Jade tem formato de garra fina invertida.
  • Planta  Jade vermelha: no caso da trepadeira Jade vermelha, seus cachos tem formato mais curvos.

Como cuidar da trepadeira Jade?

Apesar dos seus diversos tipos, a trepadeira Jade tem um processo de cuidado básico que cabe para todos eles. Além disso, por ser mais difícil de ser encontrada, essa planta precisa de muita dedicação.

  • Luminosidade: a trepadeira Jade precisa de luz solar direta por, pelo menos, 6 horas.
  • Temperatura: essa planta se desenvolve em temperaturas que variam de 23º a 26ºC, menos que isso ela pode sofrer e crescer de forma lenta.
  • Adubação: a trepadeira Jade é considerada uma planta exigente em relação a qualidade do solo. Opte sempre por deixar o substrato rico em matéria orgânica.
  • Regas: a trepadeira Jade é uma planta de clima tropical, por isso, gosta de regas que sejam frequentes mas sem encharcar demais o solo.

Como cultivar trepadeira Jade?

No caso do cultivo da trepadeira Jade, é um processo que pode ser um pouco trabalhoso, mas nada que jardineiros iniciantes não conseguem fazer.

Seu cultivo se dá, normalmente, por sementes ou estacas – a propagação através das estacas, inclusive, costuma ser maior e mais efetiva. É necessário retirar o galho da planta, de preferência mais largo e com folhas saudáveis. Além disso, certifique-se que o corte seja feito rente ao caule.

Depois disso, você terá que:

  • Retirar as folhas do galho e coloque-o em um substrato fértil;
  • Enterre o galho por, pelo menos, 15 centímetros de profundidade;
  • Use um hormônio enraizador para ter mais sucesso no seu cultivo;
  • Mantenha o vaso em que a planta está se desenvolvendo em local fresco e sombreado, evitando expor a trepadeira Jade ao sol;
  • Quando sentir firmeza no galho, a planta provavelmente já criou raízes. A partir daí, dê mais sol para ela e, em seguida, plante a muda em um local definitivo.

Quanto tempo a planta Jade demora para florir?

A trepadeira Jade pode demorar pouco mais de 3 semanas para florir. É uma planta que cresce com tranquilidade e tem um ótimo desenvolvimento com a luminosidade e rega necessárias.

Quando floresce a trepadeira Jade?

O florescimento da trepadeira Jade vai depender do seu tipo e dos cuidados que está recebendo. Porém, pelo seu grande apreço por climas mais quentes, esse processo pode acontecer na primavera ou no verão.

Decoração com a trepadeira Jade!

Essa flor pode ser uma ótima opção para entradas de casa, acompanhadas de pergolados de madeira ou de ferro. Com um banco abaixo desse pergolado, também é possível aproveitar a sombra que a planta consegue produzir devido aos seus cachos.

Fonte: Tua Casa

E então? Aprendeu um pouco mais sobre a trepadeira Jade e seu cultivo? Esperamos que esse artigo tenha sido útil. Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Aproveite e leia também sobre a flor Margarida!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 89

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

13 comments

  1. Gostei da matéria, recentemente estive na casa de um casal de amigos no estado do Goiás, confesso que não conhecia a Trepadeira Jade. Nessa residência o casal tem um pergolado e a Trepadeira Jade (Vermelha) e está toda florida. Virei fã dessa planta que já começa linda pelo nome.

    1. Olá, Antonia! Para germinar sementes de trepadeira jade vermelha, basta plantá-las em solo adubado e úmido e mantê-las em local com temperatura constante e exposição moderada à luz solar. As sementes ficam nas vagens que se desenvolvem após a floração da planta.

  2. olá, plantei 6 pés de jade a exatamente 2 anos e até o momento ela não floriu. A única coisa que saí dela é broto. Tenho um pergolado de 15 metros e nada de flores, somente broto. O que pode estar acontecendo?

    1. Olá, Valdinei! Existem algumas possíveis razões pelas quais suas plantas de jade (Crassula ovata) ainda não floresceram após dois anos. Pode ser devido à idade da planta, pois elas geralmente florescem quando atingem a maturidade. A quantidade de luz solar que as plantas recebem também é importante; certifique-se de que elas estejam expostas a algumas horas de luz solar direta por dia. O excesso de fertilização pode inibir a floração, então evite fertilizar em excesso. Além disso, a floração da jade ocorre naturalmente em determinadas épocas do ano, portanto, pode ser necessário aguardar o período de floração apropriado para ver as flores aparecerem.

  3. Moro num local de praia, tem sol e vento. Já comprei duas mudas de Jade e não consigo que elas permaneçam vivas por muito tempo. Estou pensando em plantar num vaso e deixar num local onde não pegue vento. Qdo Transplantamos a muda, devemos deixar a argila que veio com ela?

    1. Oii! Transplantar uma muda de Jade pode ser uma boa ideia, especialmente se você está tendo problemas para manter a viva em um local com muito vento. O vento constante pode secar o solo e desidratar a planta, tornando-o mais suscetível a problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *