Flor Margarida ou bem-me-quer: origem e cultivo
A flor Margarida, conhecida também como bem-me-quer, bonina, malmequer e olho-de-boi, é uma planta originária da Europa com características das plantas herbáceas e perene.
Seu nome vem do Latim e significa “pérola”, já em em traduções inglesas ele passa a ser “daisy” e pode ser traduzido como “olhar do dia”. É uma planta delicada, que fecha durante a noite e se abre apenas quando o sol nasce no outro dia.
É uma flor muito utilizada em jardins e pode ser uma opção muito boa para presentear pessoas, por isso, saber a forma de cultivo e cuidados da flor Margarida é super relevante.
Se você deseja ter mais conhecimento sobre essa espécie, continue lendo o artigo e acompanhe!
Taxonomia da flor Margarida
- Reino: Plantae
- Classe: Angiospérmicas
- Ordem: Asterales
- Família: Compositae
- Gênero: Bellis
- Espécie: várias
Características da flor Margarida
De nome científico Bellis Perennis, a Margarida tem uma ótima adaptação a diferentes solos e conseguem viver bem. Solos úmidos demais, no entanto, podem causar retardação na germinação de suas sementes e, consequentemente, um desenvolvimento mais lento da planta.
Por ser uma planta que gosta de sol, a luminosidade é um fator determinante para o seu crescimento pleno. Assim, a flor Margarida deve ser cultivada em locais que tenham a presença de luz natural por grande parte do dia.
Suas pétalas são largas e delgadas, que rodeiam um botão central que pode ser dourado ou amarelo. Devido às suas folhas ovais e caules compridos, essa planta pode chegar a 1 metro de altura, não crescendo mais que isso.
Além disso, por ser uma planta que não cresce muito, pode ser usada em diversos jardins e, inclusive, dentro das casas. As cores da flor Margarida colaboram para sua combinação com outras espécies de plantas e, por isso, sua popularidade apenas cresce.
Tipos de Margarida
Como mencionado na Taxonomia, a flor Margarida tem diversas espécies, sendo mais de 20 mil variedades registradas pelo mundo. Algumas delas são mais difíceis de serem encontradas, outras são muito famosas, como a Margarida Paris e a Margarida Céu-estrelado, por exemplo.
Além dessas, temos:
- Margarida olho de boi;
- Margarida branca;
- Margarida verdadeira;
- Margarida bonina.
Qual é o significado da flor Margarida?
A flor Margarida pode significar diversas coisas e isso depende das cores. Porém, no geral, essa planta representa inocência, juventude, sensibilidade, pureza, paz e afeto.
No caso das variações coloridas, os significados são:
- Margarida amarela: amor verdadeiro;
- Margarida vermelha ou rosa: podem ser relacionadas ao desejo amoroso;
- Margarida azul: representa fidelidade;
- Margaridas multicoloridas: representam alegria e vitalidade.
Como cuidar da flor Margarida?
A flor Margarida não é uma espécie que precisa de muitos cuidados, por isso, é ideal para pessoas que estão iniciando na jardinagem. Seu cultivo pode ser realizado em vasos e canteiros, sendo cultivadas a partir de sua semente ou mudas.
Em relação aos cuidados, já citamos anteriormente detalhes em relação a água e a luminosidade ideal para a flor Margarida, mas aqui vai um resumo.
- Luminosidade: a flor Margarida gosta de sol e, por isso, deve ter luz plena por parte do dia. Por não gostar de ambientes frios, é preciso tomar cuidado ao cultivá-la em lugares com dias mais curtos e noites mais frias – caracterizados pelo inverno.
- Rega: a rega pode ser feita, pelo menos, 1 vez ao dia e é importante tomar cuidado para não encharcar o solo. Outro ponto é evitar regas em momentos muito quentes do dia, o ideal é que seja ou no início da manhã ou fim de tarde.
- Poda: em relação a poda, é interessante realizá-la entre os meses de junho e agosto. Sempre retire as folhas secas e corte galhos que estão fracos.
- Adubação: existem adubos específicos para flor Margarida e eles podem ser utilizados sem problemas, porém, é importante prestar atenção ao excesso.
Como cultivar a flor Margarida?
Para plantar a Margarida, você pode seguir os seguintes passos:
- Corte um caule ou compre uma muda de Margarida;
- Prepare o solo com substrato de boa drenagem;
- Faça um buraco que não seja tão fundo e coloque a planta. Depois, volte com substrato até metade dela.
- Regue a planta com muita moderação nos primeiros dias.
Se for plantar a flor Margarida vinda das sementes, o processo é parecido. Apenas tome cuidado com o solo e o tamanho do buraco que irá recebê-la.
Simpatias com a flor Margarida
Existem diversas lendas a respeito dessa flor e seu uso para simpatias. Por significar a juventude, algumas pessoas acreditam que essa flor tem poderes de aumentar a beleza, melhorar as boas energias e ter mais tranquilidade.
Para ter mais tranquilidade, por exemplo, você deve ter 13 folhas de Margarida e colocar em um saquinho junto a um escapulário de Nossa Senhora do Marco. Depois disso, após sete dias, separe o escapulário e use o acessório sempre que quiser.
Gostou de aprender mais sobre o cultivo da flor Margarida? Esperamos que sim! Se tiver dúvidas, deixe nos comentários. Aproveite e leia também sobre o Cacto Amendoim!
Deixe um comentário