cacto amendoim

Como cuidar do cacto amendoim?

4.8
(32)

O cacto amendoim é um dos tipos de suculentas mais peculiares e exóticas devido a sua estética que se assemelha a vários amendoins ou a cobrinhas em cima de um vaso. Inclusive, por ter esse formato, também é conhecido como um cacto pendente, já que algumas partes costumam ficar penduradas.

Se você gosta de cactos e quer aprender sobre como cuidar melhor deles, especificamente do cacto amendoim, acompanhe o conteúdo abaixo! Além de dicas de cultivo, vamos te ensinar como plantar mudas dessas plantas. Vamos la?

Taxonomia do cacto amendoim

  • Reino: Plantae
  • Família: Cactaceae
  • Subfamília: Cactoideae
  • Gênero: Echinopsis

Características do cacto amendoim

O cacto amendoim é bastante usado de forma decorativa e cresce de forma bastante rápida!

O cacto amendoim é chamado de Echinopsis chamaecereus cientificamente. É uma planta perene, originária da América do Sul, mais comumente encontrada nas regiões oeste e norte da Argentina. Por ser um cacto pendente, ele pode se espalhar pelo chão e criar uma espécie de “gramado” de espinhos.

Além disso, o cacto amendoim pode dar flores vermelhas em determinadas épocas do ano e, por ser de fácil cultivo, é bastante famoso entre as pessoas que estão iniciando na jardinagem. 

Outra característica desse cacto são seus espinhos mais “macios” que não machucam tanto quanto os de outras espécies. Se você tem animais de estimação, como cachorros e gatos, esse é um cacto menos agressivo.

Como cuidar do cacto amendoim?

Se você deseja cultivar o cacto amendoim, saiba que irá precisar de um pouco de paciência. Isso porque todo o processo de cultivo se dá em duas etapas: a primeira, pegando o final e começo do ano (setembro a março), consiste em uma rega pouco ativa. Assim, você só precisa colocar água quando a terra estiver seca.

Durante esse período de verão, tome cuidado para que o cacto amendoim não fique diretamente ao sol, já que essa espécie não gosta do calor, apesar de se dar bem com bastante luminosidade – nesse caso, a depender de onde você mora, 3 horas por dia de luz direta já é o suficiente.

A segunda etapa se dá a partir de março e vai até agosto, quando começa o inverno e o período chuvoso no Brasil. Nela, o cacto amendoim precisará de menos quantidade ainda e ficará muito bem no momento em que as temperaturas começarem a baixar. Além disso, nessa segunda etapa, o cacto amendoim também não precisará de tanta luminosidade.

Sol e rega no cacto amendoim

Resumindo, então, a luminosidade e regas necessárias para o cacto amendoim são as seguintes:

  • Entre setembro e março: rega quando a terra estiver seca (cerca de 2 vezes na semana) e bastante luminosidade, mas pouco sol.
  • Entre março a agosto: regas diminuem (1 vez a cada 15 dias) e a luminosidade também.

Crescimento

O cacto amendoim pode ter ramos com até 1 metro de comprimento e cerca de 2 a 7 cm de diâmetro. Dessa forma, é um cacto que pode ficar pendurado e se tornar um ótimo item decorativo, por exemplo.

Adubação

A adubação do cacto amendoim pode ser bem básica e com grande intervalo de tempo, já que é uma espécie que não precisa de tanta matéria orgânica – são acostumados a viver em solos pobres em nutrientes e bem escassos.

E como plantar o cacto amendoim?

O cacto amendoim é uma planta de fácil plantio, cultivo e cuidados. Por isso, é ótimo para iniciantes na jardinagem.

O cacto amendoim é uma planta que se adapta bem a climas amenos e quando está em um período de temperatura mais baixa, acaba se desenvolvendo muito bem. Por isso, o plantio pode ser feito, preferencialmente, nessa época do ano.

Esse cacto se reproduz através de suas sementes e você pode retirá-las da base da planta. Com os brotos em mãos, é preciso deixá-los secar por alguns dias e, depois disso, misturados na terra úmida ou em um solo preparado para cactos.

E está feito! O cacto amendoim cresce super rápido e, logo logo, começará a florir.

Pragas no cacto amendoim

Uma praga muito comum nesse tipo de planta são as cochonilhas. Por ter vários brotos sempre, essas pragas acabam ficando escondidas em seus interstícios e causam alguns problemas para a planta.

A forma de prevenir as pragas é cultivar o cacto amendoim em um ambiente que seja mais ventilado, já que isso evita a proliferação das pragas. Outro ponto importante é manter-se atento à planta e sempre olhá-la com cuidado.

Preço do cacto amendoim

O cacto amendoim pode ser encontrado em qualquer loja especializada ou floricultura. Suas mudas podem variar de preço, mas costumam custar entre R$5 a R$30 a depender do tamanho. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e que agora você comece a plantar seu cacto amendoim. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários! Aproveite o tempo e leia também sobre cactos e suculentas.

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *