Yucca: cultivo e os benefícios do seu extrato!
A Yucca (ou Iuca) é uma planta com origem no México e é bastante versátil. Devido a sua origem arbustiva, resiste muito bem a regiões com bastante seca e pode conviver com poucas regas e cuidados mínimos.
Hoje em dia, diversas espécies dessa planta podem ser encontradas, por exemplo: a Yucca rostrata, Yucca aloifolia, Yucca gloriosa, a Yucca elefante e muitas outras – todas elas com diferenciações pequenas entre si.
Devido a sua boa adaptação a ambientes mais secos, essa planta tem ótima funcionalidade em vasos dentro de casa, ou em jardins externos, principalmente, devido a sua beleza e por também ter a capacidade de melhorar a qualidade do ar.
No artigo abaixo, vamos te contar mais especificidades sobre a planta, dicas de cultivo e também sobre as várias vantagens do seu extrato. Aproveite!
Taxonomia da planta Yucca
- Reino: Plantae
- Classe: Liliopsida
- Ordem: Asparagales
- Família: Asparagaceae
- Gênero: Yucca
- Espécie: cerca de 40 espécies
Características da Yucca
A Yucca é uma planta nativa da região da América do Norte (mais especificamente no México) e também pode ser encontrada na América Central. São plantas com folhas compridas, pontudas, que se assemelham ao formato de espada – cujas cores podem variar entre verde mais claro e verde escuro.
Se forem bem cuidadas e se desenvolverem de uma boa forma, a planta pode crescer bastante. Algumas espécies de Yucca chegam aos 2 metros de altura. Outras, no entanto, podem ultrapassar os 5 metros – tudo vai depender de sua tipificação.
O fruto dessa planta é carnudo, esponjoso e geram muitas sementes. Por ser uma planta fácil de cuidar, essa planta vem se tornando popular aos poucos para ser usada, principalmente, em jardins externos – com espaço e condições para seu crescimento pleno.
Além disso, a Yucca também produz flores muito elegantes, que costumam aparecer mais durante os períodos mais quentes do ano.
Tipos de Yucca
Como mencionado no começo do conteúdo, existem cerca de 40 espécies de Yucca registradas. Entre essas espécies, algumas podem crescer mais, outras menos, mas no geral são bastante parecidas entre si no quesito beleza.
Confira abaixo algumas especificidades da Yucca!
Yucca rostrata
Fonte: Sítio da Mata
A Yucca rostrata também pode ser conhecida por “mandioca-de-bico”. Nativa do Texas, é uma planta que pode atingir mais de 4 metros e meio de altura. Suas folhas são pontiagudas e se assemelham a uma coroa.
Yucca aloifolia
Fonte: Notícias de Jardim
A Yucca aloifolia pode atingir entre 2 e 6 metros de altura. Suas folhas também são pontiagudas e podem medir 75 cm de comprimento. Esse tipo produz flores brancas, normalmente, entre a primavera e outono.
Yucca gloriosa
A Yucca gloriosa também pode ser conhecida como “adaga espalhola”. É um tipo de Yucca bastante brilhante, de cores vivas e pode crescer entre 30 centímetros e 3 metros de altura, em média. No caso de suas folhas, elas atingem cerca de 50 centímetros apenas – bem menos do que a Yucca aloifolia, por exemplo.
A Yucca gloriosa tem uma diferença em relação às demais: é um tipo que resiste bastante a climas mais frios, resistindo até -5ºC.
Como cultivar a planta Yucca?
Para cultivar essa planta, você pode seguir os seguintes passos:
- Escolha um ambiente com boa incidência de luz solar – pelo menos 4 horas de sol por dia. No caso, se você for deixá-la dentro de casa, um ambiente com janelas é o suficiente;
- O ideal é plantar a Yucca diretamente no solo, devido ao seu crescimento. Nesse caso, se for plantar em algum jardim, faça buracos com cerca de 30 centímetros de altura e deixe, pelo menos, 1 metro de espaço entre outras mudas da planta;
- Após colocar a muda de Yucca (sua multiplicação pode ser bem sucedida quando feita por estacas), você precisa garantir que ela tenha um pouco de ventilação. O ambiente pode ser quente e seco, mas o ideal é que bata certa quantidade de vento;
- Regue a muda de Yucca uma vez por semana. Porém, se você perceber que o substrato está muito seco, pode regar cerca de duas vezes. Lembre-se de não deixar água acumulada e nem muito encharcada.
- Por fim, fique sempre de olho em pragas como as cochonilhas ou alguns fungos que aparecem quando as folhas ficam muito molhadas.
Cuidados com a Yucca!
Os cuidados com a muda e a planta Yucca adulta acabam sendo bastante parecidos. Acompanhe os detalhes!
- Luminosidade: mantenha a Yucca em um espaço que bata sol por, pelo menos, 4 horas – ou que haja iluminação constante, mesmo que não direta.
- Rega: você pode regar a Yucca 1 vez na semana – costuma ser o suficiente para o seu desenvolvimento.
- Poda: a Yucca não é uma planta que costuma precisar de podas. No entanto, retirar folhas secas pode ser uma boa dica para mantê-la sempre muito bonita.
- Adubo: a Yucca gosta de um solo rico e nutritivo, com isso, adubo líquido durante 1 vez no mês pode ser interessante para a planta.
Extrato da Yucca Schidigera e os animais!
O extrato desse tipo de Yucca tem diversos benefícios relacionados à ração dos animais domésticos, já que ele atua intensamente na nutrição, auxiliando a reduzir os odores mais fortes das fezes desses animais.
Além disso, o extrato de Yucca não é absorvido diretamente pelos animais e melhoram bastante o trânsito intestinal.
Esperamos que esse artigo sobre a planta Yucca tenha sido útil para você. Aproveite o tempo e leia também sobre a Monstera!
Deixe um comentário