Praga de jardim: conheça os tipos e como prevenir

4
(2)

Uma praga de jardim pode causar sérias dores de cabeça mesmo em pessoas que têm plantas há anos e bastante experiência em jardinagem. E por que? Alguns tipos de insetos podem ter ações silenciosas durante um tempo e deixar indícios de sua presença só um tempo depois.

Por isso, manter-se atento às suas plantas e observá-las com frequência (frente e verso de cada folha) costumam ser as melhores dicas de prevenção para a praga de jardim. Nesses casos, colorações amareladas, manchas e aparência de fraqueza podem demonstrar que há algo de errado e, quase sempre, são aspectos acarretados pelos insetos.

O artigo de hoje é justamente sobre as pragas nas flores e sobre os tipos mais comuns em um jardim. Se você quer saber alguns sintomas e como tratar a sua planta assim que algo começar a aparecer, continue lendo o artigo abaixo!

O que é uma praga de jardim?

Por vezes, o termo “praga” pode parecer um pouco forte, já que estamos falando de insetos, basicamente. Esses insetos se alimentam das plantas ou de substâncias delas, o que acaba provocando diversos danos nas plantas. Dessa forma, são como invasores que vão se tornando um problema aos poucos.

As lesmas, formigas e os caracóis, por exemplo, são alguns tipos de praga de jardim que podem causar alguns estragos. Além deles, parasitas e até as ervas daninhas também podem prejudicar bastante o seu jardim.

Por que a praga de jardim aparece?

Essa é uma dúvida comum entre os amantes de jardinagem, afinal, a planta está super bem cuidada e recebendo todos os tratamentos necessários para se desenvolver, por que aparece um inseto que deseja se alimentar dela?

A questão vai um pouco além: primeiro que é um processo natural, no entanto, às vezes a sua planta não está sendo tão bem cuidada quanto você imagina. Algumas das questões que provocam o aparecimento de uma praga de jardim podem passar despercebidas.

Acompanhe abaixo alguns dos motivos mais comuns para o aparecimento de praga nas flores:

  • Desequilíbrio térmico: 
  • Ventilação inadequada;
  • Insolação;
  • Excesso ou falta de água;
  • Uso de materiais incorretos e/ou infectados para fazer a poda;
  • Lixo acumulado perto do jardim.

Tipos comuns de praga de jardim

Então, vamos supor que você leu esse artigo e agora está atenta e observando mais as suas plantas, folha por folha – incluindo a frente e o verso. Em determinado momento, você percebe que há algo de errado com alguma delas, porém, qual praga de jardim pode ser?

Os tipos são diversos, cada uma pode prejudicar a sua planta de uma forma e também tem um tratamento específico. Por isso, reunimos abaixo os principais tipos para que você fique por dentro. 

Ácaro

Os ácaros são um tipo de praga de jardim que pode ser bastante difícil de perceber, principalmente devido ao seu tamanho minúsculo. Normalmente, esse inseto fica nas folhas (na parte inferior), porém, pode se alimentar de qualquer parte da sua planta, incluindo caule.

Uma forma de combatê-los é borrifar água nas folhas com frequência, já que não gostam de locais úmidos. Além disso, a calda de cebola também pode ser bastante útil.

Cochonilha

A cochonilha é um tipo de praga de jardim já bem conhecida e que aparece em grande quantidade.

No caso, manchas brancas, cascas pretas e enrugamento são algumas das complicações que esse invasor causa. No caso, a cochonilha prefere as partes mais duras da planta, como caule e as hastes, já que gosta de sugar a seiva que passa por esses locais.

Para se livrar delas, você pode optar por passar uma escovinha, junto de água e sabão, para ir tirando. Para evitar que a praga esteja tomando a planta, pingue algumas gotas de detergente no vaso para eliminá-las.

Formiga

Um tipo de formiga específico pode ser considerado uma praga de jardim: as cortadeiras. Elas podem ser pretas ou vermelhas e têm a capacidade de fazer cortes na planta – mais nas bordas das folhas – principalmente, durante o período da noite.

Para combater essa praga de jardim, você pode usar gengibre cru com o objetivo de inibí-las. Pique o gengibre em pedaços pequenos e espalhe em volta do vaso ou do jardim.

Moscas brancas

Fonte

As moscas brancas também se alimentam da seiva das plantas e é um tipo de praga de jardim bastante trabalhoso de se livrar. Algumas plantas, no entanto, conseguem espantar esse inseto de forma natural, como hortelã e ou arruda, por exemplo.

No caso, se você perceber que as moscas brancas estão atacando sua planta, é possível fazer chás de hortelã ou arruda e borrifar em toda a sua superfície. Além disso, você também pode usar o resíduo do saquinho de chá no substrato da planta.

Além desses tipos de praga de jardim, alguns outros também são conhecidos:

  • Pulgão;
  • Lesmas e caracóis;
  • Nematóides;
  • Lagartas;
  • Etc.

Esperamos que esse artigo sobre tipos de praga de jardim tenha sido útil. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo e leia também sobre a Yucca!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *