Tipos de cano de irrigação e como usá-los

5
(1)

Se você tem uma horta ou jardim e a maioria das plantas que estão no espaço são de espécies que precisam de um solo mais úmido e substrato drenável para se desenvolver, é muito provável que você já tenha ouvido falar do cano de irrigação.

Esse cano serve para deixar o substrato úmido sem precisar depender de volume de chuva ou de uma pessoa para sempre fazer esse tipo de trabalho. Dessa forma, o cano de irrigação pode fazer muita diferença no desenvolvimento de alguns tipos de planta e acaba sendo uma solução muito prática.

No entanto, no mercado há vários tipos de cano de irrigação e, claro, conhecê-los é fundamental para não errar na escolha do seu. É sobre isso que vamos abordar no artigo abaixo: quais os tipos de cano de irrigação existentes e como aplicá-los em sua horta ou jardim.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é e tipos de cano de irrigação

O cano de irrigação é um ítem que pode ser bastante útil para agricultores, por exemplo, já que com um sistema de irrigação bem feito a produção pode ser muito bem sucedida.

Esses canos fazem o papel de regar as plantas e deixam toda a plantação, jardim ou horta independente da previsão do tempo ou da ação humana.

Para que funcionem de uma melhor forma, é importante estruturar os canos seguindo algumas boas práticas e conhecer os tipos existentes. Vamos a eles:

Canos de irrigação de PVC

O cano de irrigação feito de PVC é um dos mais comuns e mais usados, isso porque o material permite grande versatilidade e possibilidade de ser aplicado com vários tipos de técnicas, entre elas, o gotejamento.

Nesse sistema, por exemplo, os canos de irrigação de PVC são como uma ponte que permite a passagem de água e a geração de gotas que vão umedecer todo o substrato.

O PVC, sendo um produto da fusão e combinação entre etileno e cloro, acaba se tornando um material bastante resistente e é recomendado para sistema de água e esgoto de residências, por isso, é uma boa opção para cano de irrigação.

Além disso, por ser versátil, tem uma grande capacidade de união com outros tipos de aditivos, como plastificantes, estabilizantes, lubrificantes, pigmentos, espumantes e etc. Por esse motivo, o PVC também é um material usado para fabricação de brinquedos.

Canos de irrigação de alumínio

O cano de irrigação feito de alúminio também pode ser uma opção disponível no mercado. Nesse caso, é um tipo de encanamento que não precisa de nenhum tipo de soldagem para que o circuito de tubulação seja feito – o que facilita bastante o processo de montagem.

A maioria desses canos de irrigação são feitos de metal extrudado e em formato redondo, o que também facilita a passagem de água para irrigação. Além disso, o alumínio é um material leve e macio mas, ao mesmo tempo, é também muito resistente e tem ótima durabilidade em relação a oxidação.

Canos de polietileno

Por fim, o cano de irrigação feito de polietileno é um dos mais leves disponíveis no mercado e, com isso, acaba sendo bastante personalizável – além de ser fabricado com foco em evitar vazamentos.

Devido ao seu peso reduzido, é um tipo de cano de irrigação que não depende de uma mão de obra especializada e, por isso, a sua montagem pode ser feita por qualquer pessoa e por uma menor quantidade também.

O polietileno é um tipo de resina termoplástica que provém da substância etileno.  Uma curiosidade sobre esse material é que ele, quando usado na indústria de alimentos, permite que os condimentos sejam embalados de forma mais barata e, mesmo assim, com qualidade. 

Tamanho, pressão e engates do cano de irrigação

Além do tipo de material do seu cano de irrigação, fatores como tamanho, o quanto de pressão aguenta e os engates que serão utilizados na montagem são super importantes para avaliar qual tipo será o ideal para o seu objetivo.

Abaixo, trouxemos informações sobre esses três ítens. Acompanhe!

Sobre tamanho

O tamanho do seu cano de irrigação vai depender diretamente do tipo de sistema de irrigação que você escolheu para seu jardim ou plantação. No entanto, se você estiver em dúvida, opte sempre pelo maior que encontrar.

No caso, o cano de irrigação pode variar entre 1 a 4 polegadas e cada um desses tamanhos permite uma quantidade e capacidade de vazão por hora.

  • 1”: até 3.000 litros;
  • 2”: até 14.000 litros;
  • 3”: até 32.000 litros;
  • 4”: até 57.000 litros.

Pressão

Em relação a pressão do cano de irrigação, cada tubo é pertencente a uma classe de pressão – isso permite que haja uma prevenção mais direta em relação a danos devido a quantidade de água que passará por eles. No geral, as classes mais conhecidas são PN40, PN60, PN80 e PN125.

Engate

Já em relação ao engate (material que faz a conexão entre um tubo e outro de forma segura) usado na montagem do seu circuito de irrigação, é importante que seja bem escolhido para que não haja risco de desperdício de água.

Se você escolheu um cano de irrigação de PVC, por exemplo, poderá usar um engate conhecido como sela, já que é um modelo prático e combina com o PVC pensando em resistência. Um engate que seja rosqueável ou feito através de solda também são duas opções interessantes.

Esperamos que esse artigo sobre cano de irrigação tenha sido útil para você! Aproveite e leia também sobre como fazer um Orquidário!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comments

  1. Conteúdo objetivo e esclarecedor. Se possível uma conteúdo em menor escala, como por exemplo irrigação para horta familiar e jardins seria de grande ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *