Como fazer um orquidário simples e barato?

4.6
(44)

Um orquidário pode ser uma ótima forma de decorar espaços externos, seja de casas, chácaras e apartamentos (nas sacadas). Além de ter uma beleza incrível, as orquídeas não são plantas que têm hábitos parasitas, o que permite que essa construção seja grande e com diversas espécies e colorações.

Se você quer saber como fazer um orquidário, lembre-se, primeiramente, dos cuidados necessários para manter uma planta dessa espécie sempre saudável e bonita. Afinal, você está cultivando várias ao mesmo tempo e é importante ser criterioso em relação ao local, quantidade de luminosidade diária e outros fatores.

Quer aprender como fazer um orquidário simples, barato e, mesmo assim, que entrega beleza e deixa o ambiente muito mais agradável? Continue lendo o artigo abaixo e aproveite as dicas!

O que é um orquidário?

Um orquidário nada mais é que um conjunto de plantas da espécie orquídea que são cultivadas em conjunto, podendo ser penduradas, presas em suportes de madeira ou em suportes de ferro.

Os cuidados com o orquidário devem ser redobrados, já que estamos falando de várias plantas da mesma espécie e que necessitam dos mesmos cuidados. Por isso, é importante ter em mente que nem sempre vai ser uma tarefa fácil manter um local como esse.

Além disso, as orquídeas têm fama de que não são flores fáceis de cuidar e, por vezes, a depender da qualidade do ambiente que é proporcionado a ela, isso é verdade. (Saiba mais aqui sobre como cuidar de orquídeas!)

Então, se você tem pouco tempo disponível e um local desprovido das necessidades básicas da planta, é importante repensar essa opção.

Mas, como fazer um orquidário?


Fonte

Para construir um orquidário sem gastar muito, você pode optar por alguns materiais recicláveis ou facilmente encontrados em lojas de construção padrão.

No entanto, como fazer um orquidário não é uma tarefa tão simples, antes de partir para a compra dos materiais é importante pensar sobre as necessidades de um.

Como fazer um orquidário: planejamento

Para um orquidário funcionar bem e manter as flores sempre se desenvolvendo, é importante pensar em alguns sistemas para aquecimento, resfriação e etc. Acompanhe abaixo mais detalhes!

  • Resfriador: esse ítem é super importante para resfriar o local em que as plantas estarão, principalmente, se for um espaço mais abafado e com baixa umidade de ar. Se você estiver fazendo o seu orquidário em uma estufa, o resfriador é imprescindível.
  • Umidificador de ar: juntamente com a ideia do resfriador, o umidificador de ar pode ser muito importante também. Algumas espécies de orquídeas precisam de um ambiente bastante úmido e esse ítem poderá fazer muita diferença.
  • Sistema de aquecimento: esse ítem é mais relevante para pessoas que moram em regiões mais frias, com invernos que duram mais ou que as temperaturas atingem graus negativos. Nesses casos, é importante que você instale um aquecedor para que as orquídeas não sofram com o clima. Uma opção é procurar aquecedores feitos de painéis solares.
  • Irrigação: o irrigador, podendo ser automático ou não, é possível instalar um sistema de irrigação para facilitar os processos de rega das suas orquídeas.

Como fazer um orquidário: execução

Em relação a estrutura desse espaço, é possível que seja feita com diversos materiais, entre eles: o cano PVC, madeira (pode ser a de reflorestamento, sem problemas), pallets, lonas, bambus, bancos de estufa, ferro ou até concreto.

Esses materiais, inclusive, podem ser usados tanto para a estrutura quanto para a fundação do orquidário.

Depois de escolher os materiais e separar as ferramentas necessárias para a construção – incluindo pregos, martelo, parafusadeira e ferramentas de jardinagem, você seguirá os seguintes passos:

  • Selecione as mudas das orquídeas que você colocará no espaço;
  • Se preferir, você pode colocá-las em vasos iguais para cunho decorativo. Caso sua ideia seja essa, faça todos os processos de transplante antes de começar a montar a estrutura;
  • Depois é o momento de estruturar o local em que elas são ficar, então, escolha se elas serão colocadas penduradas ou na parede;
  • Com essa decisão tomada, monte a estrutura com os materiais que comentamos acima. No caso de uma base de madeira, você pode instalá-las nas paredes da sua varanda ou colocar prateleiras também;
  • Em relação a parte superior do seu orquidário, é importante estender um sombrite (um tipo de cobertura que cria uma meia sombra para as orquídeas e que é fundamental para mantê-las saudáveis);
  • Após fazer isso, você pode pintar a madeira com verniz ou colocar outras decorações para complementar o ambiente;
  • O último processo é colocar as orquídeas que você transplantou em seus devidos lugares. Lembre de deixar um espaço mínimo entre elas e garanta que todas terão um espaço interessante para sombra e ventilação.

Exemplos de orquidários

Exemplo 1 

Exemplo 2

Exemplo 3:

O processo de como fazer um orquidário pode ser trabalhoso, mas vale muito a pena. A seguir, veja alguns exemplos para se inspirar.

E então, entendeu melhor sobre como fazer um orquidário? Esperamos que sim! Aproveite e leia também sobre como cultivar rosas!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

4 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *