Como plantar rabanete em vaso ou em horta? Saiba mais!
Além da cenoura, legume super popular e versátil nos pratos brasileiros, o rabanete também é um legume muito tradicional e super possível de ser cultivado. No entanto, é um tipo de orgânico um pouco mais difícil para se obter sucesso – se comparado ao alface e à cenoura, por exemplo.
Apesar disso, mesmo com suas particularidades e processos específicos, a fórmula de como plantar rabanete não deixa de ser procurada pelas pessoas que querem montar sua horta diversificada, seja em casa, em sítios ou até apartamento – já que também é possível plantar rabanete em vasos.
Se você deseja entender um pouco mais sobre esse processo de como plantar rabanete e obter sucesso em sua horta, acompanhe o artigo abaixo e aproveite as dicas!
Por que plantar rabanete?
O rabanete é um legume altamente nutritivo e é ótimo para ser incluído na sua rotina alimentar. Ele é, basicamente, uma raiz que tem um sabor levemente picante e com um toque ardente.
Em saladas, o rabanete tem o potencial de realçar o sabor do prato e deixá-lo muito mais gostoso.
Saber como plantar rabanete para tê-lo sempre à disposição é algo que pode trazer muitos benefícios. Isso porque, além de ser um legume muito bom, ele também ajuda na prevenção de doenças e potencializa a saúde – devido ao seu alto índice de antioxidantes que aumentam a força do sistema imunológico.
Rico em vitamina C, fósforo e potássio, o rabanete é fonte de baixíssimas calorias. Ainda, pode ser considerado um diurético natural, faz bem ao intestino devido às fibras alimentares, colabora com o sistema respiratório – agindo na congestão nasal e ajudando a liberar fluidos e mucos.
Além disso, também diminui a pressão arterial e também é uma grande fonte de cálcio. Incrível a capacidade desse legume de fazer bem a saúde, não?
Como plantar rabanete no solo?
O processo de plantar rabanete requer alguns cuidados, no entanto, nada que seja super dificultoso. Durante muito tempo, essa cultura não foi produzida em larga escala e, aos poucos, isso vem acontecendo – porém, devido a sua popularização, o manejo acaba sendo feito de forma inadequada, na maioria das vezes.
O primeiro ponto para obter sucesso no cultivo do rabanete é a escolha de materiais que sejam adaptados a região em que será plantado. Além disso, é importante que se escolha bem o local de plantio, já que o solo precisa ser super bem drenado e com um nível adequado de nutrientes e matéria orgânica.
Abaixo, acompanhe as especificidades de solo, rega e luminosidade na saga de como plantar rabanete:
- Rega: a irrigação do rabanete deve ser diária quando a raiz ainda estiver em desenvolvimento. No entanto, é importante tomar cuidado para não encharcar o substrato. Depois do período de crescimento, você pode manter a rega apenas quando o solo estiver seco, mas lembre-se: sem exageros.
- Solo: o solo indicado para o cultivo precisa ser limpo, sem pedras e bem fofinho também. Além disso, o substrato perfeito para o rabanete é o do tipo arenoso e argiloso, com pH por volta dos 5,5 e 6,8. Normalmente, é um tipo de cultura que se dá com climas mais amenos.
- Luminosidade: em relação a quantidade de sol, o rabanete pode ser cultivado em sol pleno e direto ou em sombra parcial, no entanto, a luminosidade precisa ser alta.
Dada essas condições, é o momento de entender como plantar rabanete no solo. Primeiro, você pode optar por comprar as sementes dessa raiz, depois disso, é preciso criar buracos com espaços de 25 cm entre eles. A profundidade de cada buraco precisa ser de, em média, 2 cm.
Depois que as mudas atingirem cerca de 5 cm, é necessário realizar o raleio (mudar as plantas de lugar) e deixá-las com distância de 10 cm das outras. Após o crescimento das raízes (verifique se elas estão com, em média, 3 cm de diâmetro), é possível colher o rabanete – normalmente, isso acontece após 30 dias do plantio.
Como plantar rabanete em vaso?
Certo, até aqui foi possível entender o processo do plantio em solo, mas como plantar rabanete em vaso? É mais difícil? A resposta é que… não! É ainda mais tranquilo que o processo em solo e segue, praticamente, os mesmos padrões.
No caso do vaso, você pode colocar as sementes com cerca de 1,5 cm de profundidade e também deve realizar o raleio para manter apenas as mudas mais fortes no seu vaso.
Assim como no plantio da cenoura, o vaso precisa ser grande para que consiga comportar várias mudas de rabanete e dar uma boa quantidade.
E como plantar rabanete do próprio rabanete?
Um outro ponto positivo do plantio de legumes ou raízes é que é possível plantá-los através deles próprios – o que não seria diferente com o rabanete. Para fazer esse processo em casa é super tranquilo, você só precisa escolher o tipo que mais gosta da raiz. Depois disso, siga os seguintes passos:
- Corte algumas rodelas de rabanete que esteja fresco;
- Com ele ainda úmido, coloque diretamente no solo ou vaso.
Depois de alguns dias, as raízes começam a aparecer a partir dessa fatia.
Esperamos que esse artigo sobre como plantar rabanete tenha sido útil para você! Aproveite o tempo e leia também sobre os tipos mais comuns de pragas em jardim.
Deixe um comentário