Estrela do Egito ou Penta Lanceolata: cultivo e mais!
Você pode até não ter percebido mas, com certeza, já cruzou em algum momento com uma florzinha pequena chamada Estrela do Egito. Isso porque essa é uma planta linda e bastante popular – apesar das pessoas a conhecerem bastante como Penta Lanceolata também.
É uma tipo super queridinho dos paisagistas e floristas, justamente porque essas flores são coloridas e pequenas – normalmente, com 5 pequeninas pétalas em cada flor que formam uma estrela. Dessa forma, é uma das plantas ideais para se ter em jardins e deixá-lo super colorido.
Se você deseja saber mais sobre a flor Estrela do Egito, como cultivá-la, podá-la e muito mais, continue lendo o artigo abaixo e aproveite as dicas!
Taxonomia da Estrela do Egito
- Reino: Plantae
- Divisão: Angiospérmicas
- Classe: Asterídeas
- Ordem: Gentianales
- Família: Rubiaceae
- Gênero: Pentas
Características da flor Estrela do Egito
Imagem: Viveiro Ciprest
A Estrela do Egito é uma planta do tipo herbácea e sua origem se deu na África e Arábia. Devido a região em que é nativa, é uma planta que gosta de clima mais árido.
Além disso, é uma planta perene, ramificada e pode chegar a até 60 centímetros de altura, a depender dos cuidados destinados a ela. Devido ao seu tamanho, é uma ótima flor para ter em pequenos jardins ou em casas e apartamentos menores.
O que chama muita atenção na Estrela do Egito são suas flores, cujas 5 pétalas são pequeninas (podem chegar a 15 milímetros de diâmetro) e bem coloridas (encontradas nas cores rosa, vermelho, branco e lilás, principalmente). Além disso, suas folhas são opostas, em formato de elipse e podem chegar aos seus 11 centímetros de comprimento.
As épocas do ano favoritas da flor Estrela do Egito são, sem dúvidas, a primavera e o verão – em que, normalmente, o clima é mais quente. É durante essas estações que essa flor pode atrair muitos beija-flores e borboletas.
Cuidados com a Estrela do Egito
Imagem: Dancruz Plantas
A flor Estrela do Egito prefere o clima tropical, mas também o subtropical e o equatorial. Apesar de tolerar até que bem o frio (de preferência, sem ocorrência de geadas), o ideal é escolher um local em que haja incidência de sol para essa planta e que a temperatura seja mais estável e quente.
Além desse cuidado, também existem alguns outros em relação ao substrato para o seu plantio, por exemplo. Acompanhe abaixo:
- Clima: o clima ideal para a Estrela do Egito é o tropical.
- Luminosidade: em relação a quantidade de sol, o ideal é plantá-la em pleno sol ou, no máximo, meia sombra.
- Rega: as regas da flor Estrela do Egito precisam ser regulares e, de preferência, a cada 3 dias – no entanto, o ideal é ir observando a planta e ir entendendo suas necessidades no local que estiver.
- Solo: o solo precisa ser bastante fértil e, por isso, usar matéria orgânica (cascas de ovos, cascas de banana, etc) pode fazer bastante diferença no seu desenvolvimento. Além disso, o substrato também precisa ser bastante drenável.
- Adubação: a adubação é um fator considerável no momento de cultivar a Estrela do Egito. Fertilizantes minerais, como o NPK 01-14-08 podem ser aplicados todo mês durante o período de verão e primavera também. Para sua aplicação, o ideal é regar a planta antes e depois.
- Poda: em relação a poda da Estrela do Egito, falaremos em detalhes abaixo.
Como cultivar a Estrela do Egito?
Imagem: G1
O cultivo da Estrela do Egito é bem tranquilo e é uma planta de fácil propagação – que pode acontecer através de sementes ou por estacas de ponteiro. Além disso, também pode ser encontrada como mudas em floriculturas ou casas de paisagismo.
Para plantar a Estrela do Egito em mudas, primeiramente, escolha o local em que a planta ficará pelos próximos 2 anos. É importante decidir bem, pois não será possível retirá-la do ambiente durante esse período. Além desse ponto, o ideal é fazer esse processo da primavera ou verão.
Após escolher o espaço, faça um buraco de cerca de 7 cm para a muda. Antes de colocar na terra, você pode já usar algum fertilizante para herbáceas ou matéria orgânica para deixar o solo bastante rico. Depois de plantar, regue e espere as raízes se instalarem para utilizar o fertilizante (se for verão ou primavera).
Depois desses 2 anos, pode ser que a planta perca um pouco seu vigor e brilho e, para resolver essa questão, o ideal é plantá-la em outro local e refazer todo o processo.
Como podar a Estrela do Egito?
Para podar a Estrela do Egito, o ideal é que você:
- Faça sempre uma limpeza das folhas secas ou flores mais murchas depois do período de floração;
- Depois disso, o ideal é fazer uma outra poda no final do inverno, cortando os galhos maiores.
Esses dois processos serão suficientes para manter a Estrela do Egito sempre bonita.
Para que serve a flor Estrela do Egito?
Para muitos, o chá da flor Estrela do Egito é considerado ótimo para controlar a diabetes ou problemas de glicemia.
Esperamos que esse conteúdo sobre a Estrela do Egito tenha sido útil para você! Aproveite e leia também sobre como montar lindos jardins italianos.
Deixe um comentário