Rabo de gato: como plantar e suas características!

5
(4)

Não, você não leu errado! Hoje vamos falar sobre uma planta com um nome bastante sugestivo: a Rabo de gato. Se você nunca viu essa planta antes e está vendo pela primeira vez nesse momento, já deve ter imaginado que esse nome, realmente, faz bastante sentido, não é? 

Se você ainda está confuso em relação a sua nomenclatura, vamos te explicar. Quando gatos se assustam ou estão em alerta, eles podem deixar seus rabos arrepiados e com os pelos eriçados – o que se parece bastante com o formato da planta, tirando a sua tonalidade vermelha.

A planta Rabo de gato tem, além disso, um nome científico mais difícil (“Acalypha reptans”) e é uma espécie de planta rasteira originada na índia. Por lá, é muito comum vê-las em florestas, bosques ou grandes canteiros, mas também podem ser cultivadas em vasos – apesar da menor frequência.

Se você precisa de uma planta rasteira que se espalha de forma fácil e cobre todo o chão, então, está lendo o artigo correto. Abaixo, vamos te contar um pouco mais sobre as características dessa planta e também sobre como fazer o seu plantio. Vamos lá?

Acompanhe abaixo!

Taxonomia da planta Rabo de gato

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Malpighiales;
  • Família: Euphorbiaceae;
  • Gênero: Acalypha;
  • Espécie: Acalypha reptans.

Características da Rabo de gato

Com origem e maior incidência na Índia, a planta Rabo de gato não cresce bastante e pode atingir cerca de 40 cm de altura somente. É uma planta herbácea e, consequentemente, também é perene. Além disso, também possui flores – que são vermelhas e com aparência felpuda.

No caso de suas folhas, por ser uma planta rasteira, são bastante densas e caem pelo chão. Possuem formatos dentados e também podem ter levemente o toque aveludado devido aos pequenos pelinhos que existem nas folhas para retenção de água. Em relação ao caule da Rabo de gato, é lenhoso e bem fino.

A planta Rabo de gato também pode ser considerada como uma espécie rústica devido ao seu formato, porém, seus cuidados não são difíceis. Devido a sua origem, é uma espécie que se dá bem com climas equatoriais e tropicais. Além disso, com o insumo da luz solar, ela consegue florescer praticamente o ano todo.

Suas flores também são resistentes e não caem com facilidade. Um outro ponto é que não há Rabo de gato apenas vermelhas, também é possível encontrar essa espécie em tons amarelados e esverdeados.

Por fim, é também possível encontrar a planta Rabo de gato em cactos e, inclusive, são tipos bem famosos.

Como plantar Rabo de gato? 

A Rabo de gato precisa de, em média, 10 a 15 cm de terra para conseguir se desenvolver bem. Por esse motivo, o ideal é fazer o plantio em um local grande em que há uma boa quantidade de substrato e matéria orgânica.

Por isso, antes do plantio, verifique se o solo está bem fértil. O ideal é que a terra não seja tão argilosa para evitar a má penetração da água nas raízes. No entanto, se você já tiver esse tipo comprado, misture com areia para resolver essa questão e deixá-la mais porosa.

É possível encontrá-la em mudas pequenas e, para plantá-las, não há segredos. Faça buracos profundos (respeitando os centímetros de terra mencionados acima) e coloque as mudas do Rabo de gato, sempre deixando as flores para o lado de fora.

Não faça a adubação da planta em excesso e também evite colocar água demais (no caso, você pode lembrar que a maioria dos gatos também não gostam de água, rsrs). Se encharcá-la demais, além de prejudicar a planta, é possível o aparecimento de fungos que podem apodrecer as raízes do Rabo de gato.

Depois que o plantio for feito e a rega também, deixe-a junto com as outras plantas e, dentre algumas semanas, já poderá notar um crescimento em altura e largura.

Cuidados com a planta Rabo de gato

Certo! Agora que já falamos sobre as características gerais do Rabo de gato e como plantar suas mudas, vamos falar sobre os cuidados com essa planta de forma mais detalhada.

  • Clima: o clima ideal para o Rabo de gato é o tropical, subtropical e o equatorial – essa planta não suporta geadas. Isso quer dizer que, no geral, é uma planta que se dá bem com o clima mais quente e com exposição mediana ou total ao sol.
  • Rega: as regas na Rabo de gato devem ser regulares e, de preferência, todos os dias. O ideal é sempre manter o solo levemente úmido e, lembre-se: sem exageros para não afogá-las.
  • Solo: o solo ideal para plantar o Rabo de gato pode ser é um solo fertil e que tenha bastante matéria orgânica natural (como casca de frutas e farinha de ossos, por exemplo). Além disso, é importante que o substrato seja bastante drenável e, para melhorar essa condição, você pode acrescentar um pouco de areia na mistura.
  • Poda: não há restrições em relação a poda da Rabo de gato Assim, você pode seguir com as podas em folhas e galhos mais secos.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você começar o seu plantio do Rabo de gato. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Além disso, aproveite e leia também sobre outra planta rasteira e herbácea, a Íris da praia.

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *